Especialistas em varejo dizem que o estoque é o verdadeiro coração de uma loja virtual. É ali que tudo acontece: o produto que foi adquirido pelo cliente é separado, embalado e enviado. O fato é que a gestão do estoque dita o ritmo do e-commerce, além de ser o ponto de contato físico com o consumidor.
A expectativa de receber o produto adquirido sempre toma conta tanto de quem compra quanto do lojista, pois quem paga espera receber sua mercadoria no prazo, do jeito que pediu, e o lojista deseja que seu cliente fique satisfeito.
Tendo em vista a importância dessa área para o seu negócio, é necessário adotar atitudes que melhorem a forma como a gestão de estoque acontece na sua loja virtual. Confira agora 9 dicas que vão te ajudar:
1. Verifique se o seu modelo de estoque é o adequado
Existem diversos modelos de estoque para que você possa optar pelo mais adequado ao seu e-commerce. O modelo próprio possui um espaço físico para armazenar os produtos e repor o estoque de acordo com a demanda da loja virtual. O modelo compartilhado, possui um único estoque, que está disponível tanto para o seu e-commerce quanto para a sua loja física.
O modelo descentralizado faz com que os centros de estoque e distribuição estejam espalhados por regiões estratégias do país, proporcionando uma maior proximidade com o consumidor. Existe também o modelo terceirizado, que é gerenciado diretamente pelo fornecedor. Nele, é o fornecedor que define a quantidade de produtos que estará disponível para venda no seu e-commerce.
Temos também o estoque consignado, modelo em que fornecedor e lojista fecham um acordo, que determina um prazo para que os produtos possam ser vendidos. No final desse prazo, o fornecedor retira os produtos. Por fim, temos o drop shipping. Esse modelo de gestão de estoque deixa a entrega dos produtos diretamente nas mãos do fornecedor, que geralmente encontra-se no exterior.
2. Faça um planejamento e defina os seus objetivos
A base de uma boa gestão parte de objetivos definidos com clareza. Todas as metas devem ser planejadas juntamente com a estratégia para alcançá-las. Somente dessa forma é possível fazer com que todos os colaboradores trabalhem como um time — pois, sem diretrizes claras, as pessoas tendem a cometer mais erros.
3. Avalie a sua operação e logística
A logística também faz parte da gestão de estoque, afinal, não basta apenas vender — tem que entregar. Se você ainda não iniciou as vendas do seu e-commerce esse é um momento excelente para fazer a avaliação da operação e logística. Esse processo pode se dar por meio de terceirização, em que um especialista vai permitir que o foco da gestão seja nas vendas.
4. Adote o marketing até na gestão de estoque
As estratégias de marketing ajudam a sua marca a se tornar conhecida entre o público, além de estabelecer laços de confiança por meio de um relacionamento duradouro. Dessa forma, você pensa: como o marketing pode me ajudar na gestão de estoque? Simples: adote estratégias como divulgar a sua marca na embalagem, cumprir com os prazos combinados, enviar brindes ou até mesmo fazer campanhas que reduzam o valor do frete.
5. Esteja sempre próximo ao seu consumidor
O conceito de proximidade é relativo. No caso da gestão de estoque, a proximidade física pode facilitar a sua relação com o consumidor — além da gestão em si. Isso pode soar como utopia, afinal, nem todo lojista possui condições de estar próximo ao consumidor dessa forma. A boa notícia é que há outra maneira, que se dá pela escolha dos parceiros certos para cada tipo de entrega. Enquanto nas capitais os motoboys e as empresas privadas realizam entregas rapidamente, quem ainda domina a vastidão do interior brasileiro é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
6. Escolha bem os seus fornecedores
A escolha dos fornecedores é outro fator importante que você deve considerar na hora de melhorar a gestão de estoque na sua loja virtual. Preços de frete que sejam muito altos tendem a afastar o consumidor, que acaba não comprando — encalhando todo o estoque previsto para vender.
Antes de fechar contratos de longa duração, faça exaustivos testes com os seus fornecedores. É importante também que você tenha sempre mais de uma opção para realizar a entrega dos produtos, pois dependendo da localização do seu consumidor, um pode se tornar mais vantajoso financeiramente que o outro.
7. Priorize sempre a organização acima de tudo
Além das diretrizes da área, a boa gestão de estoque na sua loja virtual deve priorizar a organização no espaço físico e também nos processos que fazem parte da rotina.
É importante que os produtos sejam categorizados assim que entrarem no estoque — e acomodados em um local adequado. Produtos que possuem maior saída devem ficar sempre na frente, para facilitar a retirada durante o despache. Você também pode segmentar o estoque por setores, tornando mais fácil a identificação dos produtos e a produtividade da equipe, que ganha ritmo.
8. Reduza o volume do seu estoque com promoções
Ficar com excesso de produtos por muito tempo no estoque gera um alto custo para o seu negócio. Faça, periodicamente, um levantamento dos produtos que estão parados há muito tempo e planeje dar vazão a eles. Por meio de uma promoção, é possível se livrar do estoque e recuperar, pelo menos, o valor investido na aquisição dessas mercadorias.
9. Invista em um software para ajudar a gerir o estoque
O bom gerenciamento do estoque jamais será alcançado se toda a operação for manual. Para um gerenciamento otimizado e eficiente, conte com a ajuda de um software de gestão.
Suas diversas funcionalidades facilitam o controle do estoque, indicando a quantidade produtos, controlando a entrada e a saída de itens, indicando reposição e fazendo a integração com as demais áreas da empresa — compras, contabilidade e financeiro. Além das tarefas diárias, o software de gestão de estoque ajuda nos trâmites administrativos.