8 dicas para expandir seu comércio de proximidade por meio de franquias

8 dicas para expandir seu comércio de proximidade por meio de franquias

Saiba como aproveitar o modelo de franquias para acelerar o crescimento do seu negócio e expandir seu comércio em conceitos de vizinhança.

Muitos empreendedores buscam expandir seu comércio, em busca de mais escala, receita e lucros. Nesse processo, um desafio importante é definir a estratégia certa para crescer. Em muitas situações, uma opção viável é o modelo de franquias, que oferece uma série de vantagens para as empresas: 

  • Crescimento acelerado: no modelo de franquias, os franqueados investem seu próprio capital para abrir novas unidades. Dessa forma, é possível expandir mais rapidamente do que com seus próprios recursos.
  • Compartilhamento do risco: em um modelo de franquias, franqueador e franqueado compartilham os riscos do negócio. Os franqueados assumem o risco operacional, enquanto o franqueador tem o desafio de desenvolver uma marca sólida e respeitada.
  • Ganho de escala: com a possibilidade de crescer mais rapidamente, a marca franqueadora obtém economias de escala e pode negociar melhores preços com fornecedores, compartilhar recursos na rede e ter uma operação mais eficiente.
  • Padronização de processos: o modelo de franquias permite manter um alto nível de padronização em toda a rede, melhorando o controle de qualidade a partir de diretrizes e padrões operacionais. Dessa forma, os clientes recebem uma experiência consistente em toda a rede. 

Com essas e outras vantagens, o modelo de franquias pode ser muito eficiente para a expansão do comércio de proximidade em novos mercados. 

expandir comércio

Como usar bem o modelo de franquias na expansão 

Utilizar bem o modelo de franquias pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 3 mil marcas usam esse sistema no mercado brasileiro. Para que seu negócio de proximidade encontre sucesso ao se expandir por meio de franquias, é preciso estar atento a estas 8 dicas: 

1. Entenda o conceito de franquia 

A franquia é um modelo em que duas partes compartilham direitos e deveres, atuando juntos na construção de um negócio. O proprietário de uma empresa (o franqueador) concede a terceiros (os franqueados) o direito de usar sua marca, produtos e processos em uma determinada região. 

A ideia é que o franqueado entre com o capital necessário para a operação e com a gestão direta daquele ponto de venda, enquanto o franqueador fornece o know-how necessário para o desenvolvimento do negócio: sistemas de treinamento, capacitação, gestão e processos padronizados. 

2. Faça um planejamento estratégico 

Antes de começar a expandir seu comércio, o negócio precisa fazer um planejamento estratégico para saber onde, quando e o quanto quer crescer, bem como qual é o perfil de franqueado necessário para o negócio. Assim, na fase de planejamento, é preciso definir objetivos, identificar o público-alvo, analisar a concorrência em cada mercado e entender as demandas dos consumidores. Esse processo ajudará sua marca a direcionar as ações e minimizar os riscos. 

3. Defina o modelo de franquia adequado 

Existem diversos modelos de franquias, com variações em aspectos como as taxas cobradas, os serviços oferecidos, o investimento necessário pelo franqueado e o tipo de loja que será instalada. É essencial identificar o modelo que melhor se adapta às necessidades do seu negócio de proximidade e às possibilidades de expansão pelos bairros. 

Nesse momento, é necessário tomar decisões essenciais para o sucesso, como os modelos de loja que são desenvolvidos, a área de exclusividade de cada franqueado e a possibilidade de desenvolvimento de multifranqueados – que têm mais de uma franquia da marca. 

4. Desenvolva manuais 

As franquias são um negócio de padronização – e, para isso, é preciso que o franqueador documente seus processos de produção, venda, treinamento e remuneração das equipes. A criação de manuais oferece um guia para os futuros franqueados, que terão uma base sobre a qual executar processos já testados e comprovados, garantindo a padronização em toda a rede e a consistência da experiência de compra do consumidor. 

5. Estruture a equipe 

O ideal é que o franqueador tenha uma equipe para lidar com os desafios da expansão. Muitas vezes, especialmente nos primeiros momentos, a marca ainda não consegue desenvolver essa estrutura – e o apoio de uma consultoria especializada se torna fundamental. Conte com profissionais experientes em franquias, como consultores jurídicos e especialistas em treinamento. 

6. Selecione os franqueados 

Uma seleção cuidadosa dos franqueados é fundamental para o sucesso da expansão do seu comércio. É preciso encontrar candidatos alinhados com a cultura e os valores de sua empresa, com o perfil correto e capacidade financeira para investir e gerir a unidade. 

É importante ressaltar: o critério financeiro não é mais importante do que o alinhamento cultural e a disposição de arregaçar as mangas. É comum que franqueados queiram “comprar uma franquia” apenas como um investimento, deixando alguém para cuidar do dia a dia. Esse comportamento costuma enfraquecer a cultura da marca – e deve ser evitado pelo franqueador. 

7. Ofereça suporte e treinamento 

Para garantir o sucesso do negócio, o franqueador precisa oferecer suporte e treinamento contínuos, sob os mais variados aspectos da operação. Da orientação na escolha do ponto comercial à montagem do ponto de venda, avançando para os procedimentos operacionais, padrão de atendimento aos clientes e operação dos sistemas de gestão do negócio, para assegurar que os franqueados tenham todo o conhecimento necessário. 

Também é importante manter uma comunicação constante com os franqueados durante toda a vida da loja, oferecendo suporte técnico, realizando ações de marketing cooperado e atualizando sempre os produtos e serviços da marca. 

8. Desenvolva ações locais de marketing 

Por maior que seja a marca, o modelo de franquias dá um ar local a cada negócio. É importante que cada franqueado tenha liberdade para customizar campanhas, ofertas, vitrines e o mix da loja de acordo com o comportamento dos clientes da vizinhança. Aqui, ouvir o franqueado é fundamental, pois é ele que está em campo se relacionando com os consumidores. 

Ao atuar dessa forma, o franqueador empodera os franqueados, que se engajam ainda mais no sucesso da rede – e aproveita o conhecimento de cada franqueado para atuar no negócio com mais agilidade. 

Uma dica importante, especialmente no varejo de proximidade, é dar liberdade para que cada franqueado desenvolva ações locais de divulgação – incluindo as redes sociais. Algumas marcas centralizam a comunicação institucional, mas como o consumidor usa as redes sociais para obter informação sobre os produtos, é importante criar mecanismos para que o franqueado gerencie os contatos da vizinhança. 


Expandir comércio de proximidade usando o sistema de franquias pode ser uma estratégia de muito sucesso. O Brasil é um dos maiores mercados de
franchising do mundo, mas continuam existindo inúmeras oportunidades para empreendedores. Com a possibilidade de acelerar o crescimento, reduzir os riscos e aproveitar o relacionamento próximo dos franqueados com os clientes, a expansão por meio de franquias é um modelo que você precisa avaliar se quiser crescer. 

A Linx conta com soluções tecnológicas que aumentam a eficiência e produtividade de redes de varejo de proximidade. Ao padronizar processos e definir rotinas, as soluções de gestão facilitam o caminho da sua rede rumo a expandir seu comércio por meio de franquias. Conte com a gente para ajudar você a crescer mais rápido! 

 

Confira o podcast que gravamos com duas grandes especialistas em Franquias: Fabiana Estrela, Diretora Executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Adriana Auriemo, Sócia-Fundadora da Nutty Bavarian, rede de nuts glaceadas que já conta com mais de 100 franquias e +500 pontos de venda. Clique no banner abaixo e assista ao episódio:

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