8 caminhos para o varejo de calçados vender mais no Dia das Mães
Calçados

8 caminhos para o varejo de calçados vender mais no Dia das Mães

O Dia das Mães é a maior data do varejo no primeiro semestre. E para sua loja de calçados vender mais, você precisa estar preparado nestes 8 pontos

Está chegando a principal data comemorativa do varejo no primeiro semestre. E, em 2022, o Dia das Mães vem revestido de uma expectativa muito mais positiva. Depois de dois anos de pandemia, teremos de volta o cenário de lojas cheias e uma maior disposição para presentear. Essas são excelentes notícias para o varejo de calçados, que pode vender mais no Dia das Mães.

Existem boas razões para otimismo:

  • Uma pesquisa da Behup para a Globo mostra que 71% dos entrevistados pretendem dar presentes no Dia das Mães. Nos últimos dois anos, esse índice foi de 65% e 60%, respectivamente.
  • A data é vista como uma oportunidade de demonstrar amor, carinho, gratidão e alegria. Isso mostra que o Dia das Mães está cercado de mensagens positivas.
  • Uma pesquisa da Fecomercio MG mostra que 36,4% dos varejistas acreditam que o Dia das Mães é a data comemorativa que terá maior impacto positivo nas vendas este ano.
  • De acordo com a MindMiners, no ano passado 66% dos consumidores comemoraram o Dia das Mães dando presentes, enquanto 60% fizeram refeições especiais em casa.
  • O brasileiro prefere as lojas físicas, que, mesmo com o crescimento do online na pandemia, respondem por quase 90% das vendas do varejo nacional.

Segundo o estudo da Globo, os calçados são apenas a quinta categoria de produtos mais buscada para o Dia das Mães, com 14% das intenções de compra, contra 26% de vestuário e 24% de perfumes. Além disso, o período mais intenso de busca deve acontecer nos 15 dias anteriores à data.

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Com tudo isso, como aproveitar melhor o Dia das Mães para vender mais? Esteja atento a estas 8 estratégias:

1)      Conheça seu cliente

A primeira dica parece óbvia, mas continua sendo muito comum cair em estereótipos como a “mãe guerreira” ou a “rainha do lar”. A realidade é muito mais complexa e, por mais que a data seja uma grande oportunidade para atrair novos clientes, é sempre muito mais fácil vender para quem você já conhece e já possui um relacionamento estabelecido. Por isso, analise os dados do seu negócio, entenda o que tem mais saída e use essas informações como base de suas ações promocionais para vender mais no Dia das Mães.

2)      Crie modelos diferenciados de venda

Embora o varejo físico tenha “voltado à vida” com a vacinação da população, a pandemia mostrou que o consumidor se interessa por outras modalidades de venda que economizem tempo e tragam praticidade ao dia a dia. Um bom exemplo é a chamada “venda condicional”, ou a famosa maleta de produtos. Levar uma curadoria de produtos para a casa do cliente é uma forma de oferecer um atendimento personalizado, com uma taxa de conversão mais elevada. Para ganhar escala nesse tipo de operação, é importante contar com uma plataforma tecnológica que integre a operação da venda condicional ao estoque da loja.

3)      Use os meios de pagamento a seu favor

Os meios de pagamento se transformaram em um dos principais influenciadores da fidelização dos clientes. Especialmente em segmentos em que o tíquete de vendas pode variar bastante (como calçados), é importante contar com soluções de pagamento que tragam flexibilidade ao negócio. Ferramentas de crediário próprio, com análise, concessão e cobrança de crédito automatizados, dão mais eficiência ao negócio, impulsionam as vendas e aumentam a recorrência dos clientes.

4)      Aproveite o poder das mídias sociais

A criação de campanhas por meio de influenciadoras nas redes sociais é um forte impulsionador das vendas de calçados no varejo digital. Criar campanhas com influenciadoras para converter em vendas, tanto na loja física quanto no e-commerce, é um caminho reconhecido de crescimento das vendas. Além disso, é possível gerenciar os resultados das ações e o retorno de seus investimentos em marketing digital.

5)      Acelere seu e-commerce

A automatização dos processos da sua loja virtual é essencial para acelerar suas vendas. Além disso, integrar sua loja de calçados aos principais marketplaces do mercado abre a possibilidade de vender para novos públicos – atraindo mais consumidores e iniciando o ciclo da fidelidade em uma escala ainda maior.

6)      Crie promoções personalizadas

Nos últimos dois anos, a digitalização do varejo fez com que os consumidores passassem a desejar cada vez mais personalização no relacionamento com as marcas. Assim, a segmentação de promoções e ofertas se tornou essencial – mas é preciso contar com ferramentas capazes de medir e acompanhar a performance de cada ação. O uso de regras de promoção por percentual, preço, condições progressivas, kits, compre e ganhe e diversas outras modalidades dá mais flexibilidade para a loja de calçados e permite alcançar o consumidor com um tipo de ação promocional que faça sentido para ele, ajudando a vender mais no Dia das Mães.

7)      Esteja próximo dos fornecedores

Todas as datas promocionais têm um componente de incerteza – ninguém sabe de antemão o que realmente terá saída. Por isso, é importante descomplicar os processos de recebimento e devolução de produtos, atendendo a todas as exigências fiscais do segmento de calçados. Também é essencial ter um sistema de gestão de estoques que analise os dados e enxugue a cobertura de sua loja – em vez de ter estoque micado de um número e ter outro item esgotado, a tecnologia do seu varejo de calçados precisa identificar tendências para saber quando repor, transferir ou colocar produtos em promoção.

8)      Tome decisões rapidamente

O Dia das Mães é um período de grande movimentação nas lojas. Por isso, decisões precisam ser tomadas minuto a minuto – sem isso, você pode deixar passar oportunidades de venda. É essencial contar com um dashboard que permita acompanhar as principais métricas, identificar pontos de atenção e trazer uma visão unificada de todo o negócio. De forma simples, no celular ou computador do gestor da loja.

O Dia das Mães representa uma grande oportunidade para o varejo de calçados aumentar suas vendas e reforçar o relacionamento com seus clientes. Mas só conseguirá fazer isso quem estiver preparado, com uma gestão eficiente, custos sob controle e entendimento do que o consumidor deseja.

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