E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
As estratégias de marketing para e-commerce têm crescido a cada dia, mas o que mais tem despertado a atenção dos empresários é a automação de marketing. Essa tecnologia é usada em soluções simples e recorrentes no trabalho de captação, nutrição e conversão de leads.
É um sistema que ajuda a poupar tempo, recursos, trabalho e dinheiro. É o fim das ações repetitivas feitas manualmente: com a automação, é possível deixar tudo programado no sistema!
A automação do marketing para e-commerce pode trazer mais organização, produtividade e, principalmente, mais resultados. Tarefas como o envio de e-mails recorrentes são feitas de forma programada e com direcionamento ao público específico determinado por você.
Além disso, é possível trabalhar com o acionamento do sistema de acordo com o comportamento do usuário no seu site. Pense na situação de um visitante que colocou um produto no carrinho, mas o abandonou. A automação reconhece esse comportamento e manda um lembrete ao usuário! Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Quando um usuário entra no seu e-commerce, a ferramenta de automação capta os dados de todo o processo de venda que foi feito pelo possível cliente, como as páginas pelas quais ele passou, por exemplo. Assim, você sabe o que mais interessou a ele, mesmo que ele não tenha sido convertido.
Com essas informações no sistema, sua equipe de vendas consegue analisar aspectos importantes quanto ao comportamento e interesse do consumidor, como a forma de chegada ao seu site, o tipo de compra e os clientes mais recorrentes. Dessa forma, é possível criar um perfil de cliente da sua empresa e planejar campanhas mais personalizadas de marketing no futuro.
Como o sistema armazena esses dados de cada cliente convertido, é possível programar para que ele receba campanhas de e-mail marketing mais específicas, que estejam de acordo com seus interesses.
Confira os principais motivos para adotar um sistema de automação no seu e-commerce agora mesmo!
Nem todos os visitantes do seu e-commerce fecham uma compra na primeira visita, e é aí que entra a automação de marketing. Por algum motivo, esse visitante não estava pretendendo efetuar uma compra (poderia estar apenas fazendo uma pesquisa inicial, por exemplo), ou algo na sua loja o impediu de concretizar a compra.
Os fatores podem ser vários: preço alto, condições de pagamento, insegurança em relação à sua loja etc. Por isso, é importante gerar e nutrir esses leads com conteúdos a respeito do produto pelo qual ele se interessou, oferecendo descontos exclusivos e conteúdo que gere confiança na empresa.
Como a automação de marketing gera com informações completas sobre o comportamento dos consumidores e as conversões, é possível acompanhar o desempenho de suas campanhas. Afinal, o que funciona hoje pode não gerar os mesmos resultados depois de alguns meses.
Sabemos que nem todo visitante do seu site se torna um lead, bem como nem todo lead se torna um cliente. Mas todo cliente um dia foi lead, então é importante dar o máximo de atenção possível a todos. Nesse cenário, a automação é utilizada para nutrir esses leads com informações relevantes e de valor.
Enquanto a automação cuida dessa parte, você pode se dedicar ao seu negócio, pensando em estratégias, novas campanhas, dando mais atenção à sua equipe de trabalho e monitorando todos os processos.
A automação nutre seus leads com informações relevantes sobre os produtos pelos quais ele se interessou e sobre a qualidade e confiabilidade da sua empresa no mercado. Assim, você vai educando o seu lead e o preparando para ser abordado pela equipe de vendas, que não terá apenas um lead, mas um lead qualificado, ou seja, preparado para ser abordado por um vendedor ou por um e-mail final que o conduza à conversão.
Com um conteúdo de valor sobre a sua empresa entregue periodicamente aos seus leads, é criada uma relação de confiança. Assim, seu negócio vai se tornando referência na área em que atua e educa seu público para que os clientes se tornem defensores da marca.
Você pode criar conteúdos impressos e vídeos, além de buscar informações sobre a sua empresa publicadas em mídias relevantes e organizar essas informações em mensagens de e-mail de valor. O conteúdo é produzido uma única vez, podendo ser atualizado periodicamente, mas quem vai fazer o trabalho de entregá-lo no momento certo para seu lead é a ferramenta de automação.
O sistema de automação de marketing trabalha com um caminho chamado de funil de vendas. Na boca do funil estão todos os visitantes do seu site, e eles vão recebendo conteúdos que os conduzem para o fundo do funil.
Os que não demonstram interesse pelos conteúdos recebidos e não correspondem com as ações esperadas não estão realmente interessados na compra e, portanto, saem do funil. Esses leads não são totalmente descartados, mas eles podem entrar em um outro funil com objetivos diferentes, de acordo com as estratégias de automação traçadas.
Já os leads que passam por todo o funil realmente estão interessados no produto ou no serviço que sua empresa tem a oferecer. É venda na certa!
Em médio e longo prazo, você terá informações ricas sobre o comportamento do consumidor e quais ações de marketing e automação estão gerando mais resultados. Assim, será possível planejar com mais efetividade suas próximas campanhas, investindo com mais precisão nas ações que dão resultados mais expressivos.
Organizar o atendimento, os processos internos, garantir a qualidade oferecida ao público e aumentar as vendas é o desejo de todo empreendedor. E isso é possível com a automação de marketing. Procure uma empresa especializada e converse sobre seus planos e interesses. Conheça mais sobre esse sistema!
Se você gostou das nossas dicas sobre a automação de marketing para e-commerce compartilhe nas redes sociais e pergunte aos seus amigos e seguidores o que eles acham do sistema e se algum deles tem uma experiência para contar!