7 práticas omnichannel para fazer seu negócio decolar

7 práticas omnichannel para fazer seu negócio decolar

Desde a gestão de estoque e logística até a automação de processos, passando pelo engajamento de franquias e integrações com os melhores softwares do mercado. O varejo tem muito a ganhar com as melhores práticas omnichannel.

Atualmente, ser omnichannel não é uma questão de escolha: é uma questão de acompanhar o que seu consumidor já faz. Segundo o estudo 2023 Omnichannel Experience Index, 93% das jornadas de compra dos consumidores começam no digital (eram 81% em 2020) – e a maior parte dessas jornadas termina na loja física, que continua respondendo pela principal fatia das vendas das empresas.

Para ter sucesso no omnichannel e fazer as vendas decolarem, as empresas precisam mergulhar em um ambiente que é cada vez mais desafiador para não somente atender as expectativas dos consumidores – é preciso superá-las. Investir em tecnologia e rever processos e gestão de pessoas se torna essencial para aumentar a performance do negócio, vender mais e gerar consumidores mais satisfeitos.

Empresas que têm sucesso no omnichannel não ampliam as vendas somente no presente: elas geram relacionamentos com os consumidores e plantam as sementes para as próximas vendas. Ser omnichannel, hoje em dia, é essencial para conquistar a preferência do consumidor e poder personalizar ofertas e promoções a partir dos dados de visitação ao site, ao app e à loja.

omnichannel

Mas como utilizar o omnichannel a seu favor para fazer seu negócio decolar? Fique atento a estes 7 pontos essenciais:

1.  Loja Omni: o básico para começar

Para começar, disponibilize todo o seu estoque de produtos, incluindo CDs e Lojas Físicas, em todos os seus canais de venda online. Isso significa que o consumidor poderá acessar o mesmo catálogo de produtos em qualquer plataforma que ele escolha para comprar, seja no site da sua loja, em marketplaces ou nas redes sociais.

Além disso, ofereça as funcionalidades de ship from store e pickup, transformando cada loja física em um mini centro de distribuição para envio ou retirada do pedido pelo consumidor. O pickup permite que o consumidor compre um produto online e retire na loja física, o que pode ser uma vantagem para quem deseja economizar no frete ou quer ter a garantia de que o produto estará disponível na hora da retirada. Já o ship from store possibilita que a loja física envie os produtos para os consudmirores, reduzindo o tempo de entrega e aumentando a satisfação do consumidor.

Para tornar tudo isso possível, é importante utilizar ferramentas como o InStore, exclusiva do Linx Omni OMS, que permite a gestão integrada de estoque e vendas em diferentes canais. Dessa forma, os vendedores da loja conseguem realizar todo o processo logístico, desde a separação, conferência, até a disponibilização de fullfillments para envio/retirada no ambiente da loja física. 

Com o Linx Omni OMS você terá controle sobre as operações da sua loja omnichannel e poderá oferecer uma experiência de compra cada vez mais completa para o seu público.

Os benefícios de adotar uma estratégia omnichannel são muitos, e incluem desde o aumento das vendas até a fidelização dos consumidores. Ao disponibilizar o estoque integrado, pickup, ship from store e utilizar o InStore, você estará investindo em um modelo de negócios mais eficiente e adaptado às necessidades dos consumidores modernos.

2. Motor de frete: impulsione a entrega rápida

Um dos grandes desafios do comércio online é oferecer uma entrega rápida e eficiente, que atenda às expectativas do consumidor e aumente a satisfação com a compra. E é justamente nesse ponto que entra o motor de frete, uma ferramenta essencial para quem quer implementar uma estratégia omnichannel de sucesso.

Se você já utiliza uma plataforma básica de cotação de frete, saiba que ainda há muito espaço para melhorias. Com o Linx Omni OMS, por exemplo, você tem acesso ao mais completo motor de cotação de frete do mercado, capaz de combinar mais de 15 variáveis em um algoritmo para otimizar prazo de entrega, valor do frete e custo logístico.

Entre as variáveis consideradas pelo Linx Omni OMS, estão a localização dos estoques, o local de entrega ou retirada, o score da loja, as transportadoras disponíveis, as modalidades de entrega, o valor da entrega, o nível de estoque das lojas e até mesmo a cubagem dos produtos. Além disso, a ferramenta permite reduzir, fixar ou aumentar o valor do frete conforme regras específicas, excluir produtos ou categorias por faixas de cep, despriorizar transportadoras por faixa de cep e muito mais.

Com o Linx Omni OMS, você terá acesso a uma tabela de frete por filial, macrorregião, geolocalização, pool de lojas, split do pedido e regras inteligentes, que podem ser definidas de acordo com as características do seu negócio e as necessidades do seu público-alvo. Dessa forma, você poderá oferecer opções de frete mais adequadas para cada situação, aumentando as chances de conversão e fidelização dos consumidores.

A ferramenta também permite que você acompanhe em tempo real o status dos pedidos e entregas, garantindo mais transparência e agilidade no processo logístico. Com isso, você poderá aprimorar a experiência do consumidor e se destacar no mercado, conquistando cada vez mais espaço e aumentando os lucros do seu negócio.

3. Estoque inteligente: Traga o estoque para perto do consumidor

Com o estoque inteligente do omnichannel, é possível integrar todos os estoques em uma única plataforma e criar regras para mitigar ainda mais a ruptura, levando em consideração a pontuação de lojas, a capacidade de atendimento, a proteção de estoque, a macrorregião, o pool de lojas e regras específicas por SKU.

Assim, você poderá oferecer ao consumidor a opção de retirar o produto na loja mais próxima de sua residência, mesmo que ela não tenha aquele item em estoque no momento. A plataforma também permite criar regras para desativar SKUs que estejam com baixa rotatividade, evitando assim o acúmulo de produtos parados em estoque.

Ao investir em um estoque inteligente, é possível garantir uma capacidade de atendimento adequada para cada situação e proteger o estoque físico, virtual e de pré-venda. Com a ferramenta, você também pode avaliar o score da loja e fazer a transferência de estoque entre lojas, através da ativação do fluxo Ship To, para garantir que o produto esteja disponível no momento e local adequados.

4. Gestão do pedido e exceções

No mundo do varejo, nem sempre o fluxo das operações ocorre como o esperado. Por isso, é fundamental contar com uma gestão eficiente de pedido e exceções. Dentre as exceções mais comuns estão: a ruptura, falha na entrega, perda ou extravio, troca e devolução, cancelamento e pedido não retirado (pick up).

Para lidar com essas situações e ter o controle sobre seus pedidos, é essencial contar com um OMS que possua grande poder de flexibilidade para lidar com cenários de exceção. 

Além do acompanhamento e alteração de status de pedido e a possibilidade de realocação em caso de ruptura, o Linx Omni OMS também possibilita tratar cada tipo de exceção de forma específica, de acordo com um fluxo pré-estabelecido, podendo ser definidas regras e processos do seu negócio de forma automática e simplificada, utilizando o Vale Omni em qualquer canal.

5. Canais integrados

Venda em todos os canais e compartilhe o mesmo estoque via OMS. Integre App, WhatsApp, Marketplaces. Crie a prateleira infinita na loja.  Com um sistema de gerenciamento de pedidos (OMS), é possível suportar todas as etapas do processo de vendas, desde a criação do pedido até a entrega ao consumidor.

A solução Linx Omni OMS oferece uma solução centralizada para gerenciar pedidos de vários canais de vendas, incluindo lojas físicas, sites, call centers, pedidos móveis, quiosques e muito mais, criando uma prateleira infinita na loja. Isso simplifica o processo de compra para os consumidores e facilita o gerenciamento de pedidos, estoque, atendimento e devoluções para as empresas. Com a integração dos canais de venda, você poderá fornecer uma experiência de compra consistente e sem interrupções para seus consumidores, independentemente do canal escolhido para realizar a compra.

6. Franquias omni: organize os repasses e comissões entre os participantes da venda

Engajar as suas franquias com um backoffice sólido é essencial. Tanto no e-commerce quanto nas vendas em outros canais, a automatização do backoffice faz toda a diferença nas atividades internas e nos resultados que chegam aos consumidores. A razão, é porque contar com um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) agiliza a execução de tarefas e reduz as chances de erros. 

Essa otimização de processos reflete de forma direta na redução de custos e aumento da produtividade, já que os colaboradores não precisam parar as suas atividades para executar funções burocráticas, e aumenta o lucro. Todos os dados são visualizados com mais clareza, permitindo que seja feito um acompanhamento mais próximo e com riqueza de detalhes, sem abrir mão da segurança.

Os benefícios dessa estratégia são muitos, incluindo a disponibilidade de relatórios detalhados sobre repasses e comissões, a configuração de impostos sobre frete, a autonomia do franqueado para pilotar algumas regras omni, a integração de pagamento direto no ERP do franqueado e a conciliação omni direta no ERP, além da integração com o Microvix — outra solução Linx. Com essas medidas, as franquias se tornam verdadeiras parceiras do negócio, engajadas e capazes de atender seus consumidores de forma eficiente e integrada.

7. Hub de integrações

Utilize os melhores softwares do mercado. Acelerar as integrações otimiza as atividades da rotina do seu negócio, reduz custos com atividades burocráticas, agiliza os processos internos e diminui as burocracias. Integrar o ERP ao PDV, e-commerce, hub de marketplaces e até transportadoras, transformam o seu negócio. 

Ao automatizar toda a operação, o hub de integração permite que diversas contas e fases do processo de vendas estejam conectadas e a gestão é feita a partir de um só lugar.

Ter uma estratégia omnichannel significa transformar seu negócio. O foco passa a estar no que é mais importante para o consumidor, pois a empresa passa a buscar a atenção do seu público. Cada caso é um caso – e cada varejista está em um ponto diferente dessa jornada. Por isso, não existe um caminho padronizado para turbinar seus negócios com o omnichannel – o que não se pode fazer é ignorar essa oportunidade de estar próximo dos consumidores e vender mais.

Com as soluções omnichannel Linx Digital, sua empresa tem uma visão precisa e em tempo real dos estoques das lojas físicas, e-commerce e Centros de Distribuição, com conexão automática ao ERP e sistemas PDV, além de demais sistemas que possam fazer parte da arquitetura de integrações do seu negócio, como sistemas de CRM, SAC, Troca e Devolução, entre outros.

O Linx Omni OMS te ajudará a alcançar resultados surpreendentes, como: aumentar em 40% o potencial da performance dos canais online (mais estoque, menos ruptura e mais conversão); ticket médio 2x maior, devido ao cross sell para clientes que vão retirar o pedido na loja; aumento em até 2,5x da frequência de compra, com os canais conectados; e redução de 20% nos custos de frete, em função da otimização da malha logística.

Conte com a gente para reduzir sua ruptura, diminuir o abandono de carrinho e aumentar a satisfação de seus clientes.

 

 

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