7 inovações tecnológicas no delivery de pizzas
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7 inovações tecnológicas no delivery de pizzas

Ter uma boa estrutura de delivery de pizzas é importante para fidelizar clientes e oferecer melhores experiências. Confira 7 inovações que impulsionam suas vendas.

O delivery é cada vez mais importante no setor de Foodservice. Um estudo realizado pela consultoria Kantar mostra que 28% dos brasileiros pedem comida pelo menos uma vez por semana – e, dentro do segmento, as pizzarias estão entre as opções preferidas dos clientes. 

Ter uma boa estrutura de delivery de pizzas é um caminho importante para que a pizzaria fidelize os clientes. O mesmo estudo mostra que 42% dos clientes de delivery compram por conveniência – entregar rápido e ter um atendimento eficiente faz muita diferença na escolha da pizzaria preferida. 

delivery de pizzas

Como acontece em muitas outras áreas, no delivery de pizzas o uso de tecnologia promove um grande ganho de eficiência e produtividade, gerando novas oportunidades para alcançar novos clientes e manter os atuais consumidores. Entre as principais inovações tecnológicas à disposição das pizzarias, podemos destacar as seguintes: 

1.  Plataformas de delivery 

No Foodservice em geral, as plataformas de delivery são recursos muito importantes para alcançar novos clientes. Mas elas devem ser encaradas, estrategicamente, como uma forma de atrair público que depois será “convertido” para modelos de relacionamento mais baratos. 

Isso acontece porque as plataformas de delivery cobram, tipicamente, entre 15% e 30% do valor do pedido, fazendo com que seja muito mais difícil para que uma pizzaria obtenha lucro nessa operação. Por isso, é preciso analisar outras possibilidades. 

2. Dark kitchens

O uso de modelos de negócio como as dark kitchens (restaurantes que só funcionam para entrega) pode reduzir custos operacionais e acelerar a expansão do negócio (ou viabilizar pequenas operações). No dia a dia das pizzarias, especialmente nas de bairro, é comum atuar dessa forma: pizzarias sem salão, que oferecem somente venda por delivery ou retirada no local, são o formato mais frequente no mercado brasileiro. 

Para que esse tipo de negócio funcione bem, porém, é preciso que a pizzaria acompanhe a evolução tecnológica. Fazer publicidade digital, utilizar aplicativos próprios e o WhatsApp para relacionamento com o cliente, são formas essenciais de estar próximo ao consumidor. 

3. Aplicativo próprio 

Ter um aplicativo próprio é uma alternativa importante para que restaurantes de todo tipo evitem a despesa das plataformas de delivery – e consigam ter uma operação mais saudável financeiramente. Com um aplicativo próprio, a pizzaria consegue fidelizar clientes, mantendo um relacionamento constante com o público. 

Com o uso de um aplicativo próprio, a pizzaria consegue ter controle sobre suas ações de marketing e tem à sua disposição uma série de dados sobre o comportamento do consumidor – dados aos quais ele não teria acesso em uma plataforma de delivery. 

Ao implementar um aplicativo próprio, o negócio pode criar programas de fidelidade, benefícios e promoções exclusivas para aumentar a quantidade de clientes que migram da plataforma de delivery para seu próprio aplicativo. 

4. Web Delivery 

O Web Delivery é a possibilidade de integrar o cardápio ao seu site atual, ou desenvolver um site exclusivo para a operação de delivery de pizzas. Com esse recurso, a pizzaria consegue mostrar seu cardápio para clientes que ainda não baixaram o aplicativo, de uma forma prática e simples, com possibilidade de atualização automática. 

Uma vantagem do Web Delivery para a gestão do negócio é facilitar o controle e qualquer alteração no cardápio, sem o risco de que informações desatualizadas sejam apresentadas aos clientes. Com isso, a tecnologia contribui para melhorar a experiência do cliente em todos os pontos de contato com a pizzaria. 

5. Vendas pelas redes sociais 

Comprar diretamente pelo Facebook ou pelo Instagram, a partir do perfil da pizzaria, sem precisar fazer um redirecionamento para o site. Essa é uma forma prática e rápida de chamar a atenção do cliente e estimular a compra por impulso. Para a pizzaria, é uma maneira prática de impulsionar as vendas e utilizar os recursos de geolocalização das redes sociais para impactar os clientes com publicidade – encurtando o caminho entre a decisão de consumo e a transação propriamente dita. 

6. Autoatendimento por chatbot 

O uso de chatbots agiliza o atendimento ao cliente no aplicativo, no site e no WhatsApp – especialmente em processos padronizados, como a escolha de produtos a partir de um cardápio. Uma grande vantagem do uso de chatbots é a possibilidade de automatizar e dar mais inteligência aos processos de negócios: um bom exemplo é oferecer bebidas ou complementos conforme o perfil do cliente no CRM, ou conforme as promoções que a pizzaria esteja fazendo. 

7. Vendas pelo WhatsApp 

Os aplicativos de mensagem estão no dia a dia dos clientes – e quem consegue incorporar esse recurso ao negócio cria um caminho mais simples para vender. Pelo WhatsApp, a pizzaria pode fazer a gestão completa dos pedidos, desde o atendimento, passando pela escolha dos produtos, a oferta de complementos (refrigerantes, sobremesas), chegando ao processo de pagamento e até mesmo à informação do status do pedido. 

Tudo isso significa mais informação para o cliente, mais praticidade no processo de venda, redução de custos, aumento de eficiência e integração de dados. Uma pizzaria que usa o WhatsApp para vender é um negócio mais produtivo e que oferece uma melhor experiência para os consumidores. 

 

Incorporar recursos tecnológicos avançados à operação da pizzaria melhora o atendimento ao cliente, impulsiona a fidelização, traz mais eficiência e produtividade, e aumenta a rentabilidade do negócio. Facilite a gestão de vários canais de relacionamento, diminua os custos de comissionamento nos marketplaces, aumente seu lucro com clientes fidelizados e crie canais de venda e interação com os consumidores. 

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