7 facilidades que seu software para loja de calçados precisa oferecer
Calçados

7 facilidades que seu software para loja de calçados precisa oferecer

Da gestão à organização das promoções, confira como um bom software para loja de calçados pode impulsionar suas vendas e dar mais qualidade à administração do seu negócio.

O setor de calçados é um dos mais concorridos e dinâmicos do varejo, com milhares de players disputando a atenção dos consumidores nas ruas, shopping centers, redes sociais e marketplaces. Para se destacar no segmento, não basta ter produtos incríveis: é preciso utilizar a tecnologia a seu favor, otimizando a experiência de compra.

Para lidar com consumidores cada vez mais impacientes e que esperam que os lojistas conheçam seus hábitos e preferências, o varejo de calçados precisa utilizar os dados do negócio para oferecer produtos de forma personalizada, com o estilo e o tamanho que o cliente deseja.

Isso é facilitado quando o software usado pelo lojista ajuda a entender melhor o consumidor, oferecer promoções mais direcionadas e liberar os vendedores para realizar atendimentos de alto nível. Dentro ou fora da loja, no mundo físico ou no varejo digital.

Por isso, recursos como consulta detalhada de estoque, cadastros rápidos e completos do cliente, registros do comportamento do consumidor, personalização da navegação e promoções, oportunidades para novos modelos de negócios (como as “sacolinhas”) e pagamento à distância com link de pagamento e Pix se tornaram essenciais no dia a dia do varejo de calçados.

software para loja de calçados

Empodere seu negócio

Para enfrentar (e superar) o desafio de encantar o consumidor, os lojistas precisam contar com um moderno software para loja de calçados que seja capaz de integrar as informações e, em tempo real, ajudar os vendedores a oferecer os melhores produtos e fazer sugestões de cross selling e up selling. Para que seu negócio venda mais e ocupe um lugar especial na mente dos consumidores, o varejista precisa de assistência tecnológica que ofereça pelo menos estas 7 facilidades:

1) Venda rápida

Filas no checkout são um motivo mais do que suficiente para o cliente desistir da compra – ou, pior ainda, buscar um concorrente online ou em outra loja. Seu sistema de gestão precisa ser capaz de finalizar a venda em questão de segundos, já incluindo o cadastramento de novos clientes, a conferência dos produtos e a definição da forma de pagamento.

Processos de checkout extremamente ágeis são importantes para entregar melhores experiências de compra. Tradicionalmente, o pagamento é a “parte chata” da compra. Diminuindo o tempo nesta etapa, a percepção de qualidade que o cliente tem sobre a loja só aumenta.

2) Facilidade de operação

O software para loja de calçados precisa ser rápido, mas também precisa ser simples de operar. Quando isso acontece, o varejo de calçados precisa de menos tempo de treinamento dos colaboradores e evita lentidão durante o período de aprendizado.

Esses são pontos muito importantes, em especial, em duas situações que acontecem com muita frequência no varejo de calçados: a entrada de novos colaboradores e a atuação de trabalhadores temporários. Nesses casos, quanto mais acelerada for a curva de aprendizado, melhor para a eficiência e a produtividade do PDV.

O ideal é que o consumidor não sinta a interferência da tecnologia com o processo de checkout fluido independentemente do meio de pagamento escolhido.

3) Facilidade de gestão

Bons sistemas de gestão facilitam não apenas a venda, mas também todas as operações que giram em torno dos produtos. Entre elas estão o cadastro de produtos e grades, a gestão das coleções, a análise das vendas por item, estilo e marca, e uma série de outros pontos.

A gestão é facilitada quando se pode contar com uma tecnologia que apresenta os dados mais importantes em dashboards e oferece insights do que fazer para melhorar o negócio. Dessa forma, o gestor ganha tempo para administrar as exceções e aumentar a eficiência da loja.

4) Apoio de especialistas

O varejo é um negócio complexo. Tributações, regras de negócios, obrigações fiscais / contábeis e DREs são algumas áreas que não costumam fazer parte do vocabulário do negócio. Entretanto, não adianta vender bem e não ter um bom controle de retaguarda ou não seguir a legislação.

Por isso, seu software de gestão precisa ter o suporte de um time de especialistas que falem a sua língua. Pessoas que estão atualizadas quanto às regras do negócios e melhores práticas  podem ajudar a empresa a crescer.

5) Facilidade no inventário

A posição dos estoques é um dos pontos mais delicados da gestão de uma loja de calçados. As grades são amplas, a possibilidade de ruptura é grande e passa a ser necessário inventariar o estoque regularmente. Seja por causa do fim da coleção ou por incertezas de onde foi parar um determinado produto, é preciso ter um controle muito rigoroso de tudo o que entra e sai da loja.

Acrescente a isso as exigências do varejo omnichannel, como o uso das lojas como ponto de apoio para vendas online – as possibilidades de descontrole no estoque se multiplicam. Por isso, é fundamental contar com um software que facilite os processos de inventário, por exemplo, por meio de um aplicativo que ajude na etapa de contagem.

6) Informações de estoque em tempo real

No varejo de calçados, um grande problema é o tempo que o vendedor gasta indo e voltando do estoque com produtos que o cliente pediu ou pode desejar. Facilmente, esse processo gera descontrole no estoque e dificuldade em encontrar os itens desejados, o que prejudica a experiência do cliente e as vendas.

Para resolver isso, conte com uma plataforma que permita consultar em tempo real a disponibilidade de um produto no estoque, preferencialmente, com acesso mobile. Dessa forma, o vendedor consegue informar o cliente imediatamente sobre a existência do produto e já sugerir opções. Ao aliar esse ponto com um estoque bem organizado, torna-se possível apresentar mais rápido os itens desejados para o cliente, aumentando as chances de conversão.

7) Facilidade na gestão de promoções

O planejamento, criação, gestão e distribuição das promoções é um ciclo essencial para impulsionar as vendas das lojas de calçados. Seja para girar o estoque ou para mostrar uma oportunidade imperdível que combina perfeitamente com o perfil do cliente, a tecnologia desempenha um papel muito importante nesse processo.

Assim,o ERP da loja precisa facilitar o planejamento e criação das promoções, vinculando os produtos e tamanhos elegíveis, as regras promocionais e quem deve receber cada ação. Além disso, o software para loja de calçados deve ser capaz de analisar os resultados das estratégias de vendas para identificar o que funcionou e o que pode ser melhorado.

O software de gestão de sua loja de calçados tem que facilitar o dia a dia da sua operação, digitalizando os processos de venda, estoque e financeiro. A Linx SetaDigital é uma plataforma completa que oferece todo o controle e análise do desempenho do seu estabelecimento em tempo real. Tudo para que você possa tomar as melhores decisões na hora certa. Digitalize sua loja com o Linx SetaDigital, aumente suas vendas e fidelize seus clientes!

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