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7 dicas para você ter mais clientes fidelizados ao seu restaurante

7 dicas para você ter mais clientes fidelizados ao seu restaurante

Clientes que recomendam e retornam, ticket médio alto e mesas lotadas. Restaurantes de sucesso funcionam com tamanha fluidez que muitas vezes parece ser fácil conquistar bons resultados e ter clientes fiéis à sua marca. Mas não se deixe enganar. A fidelização de um cliente não vem de graça, ela deve ser conquistada.

Porém como conquistar maior lealdade dos seus consumidores, se gerir um restaurante já exige horas diárias de dedicação e a falta de tempo pode ser um grande empecilho para dar maior atenção a isso?

Vamos então mostrar, com dados, como é vital investir parte do seu tempo em fidelizar mais clientes:

  • Ao aumentar a sua taxa de fidelização em 5%, você pode aumentar seu lucro entre 25% e 95% (conforme pesquisa de Harvard);
  • 55% dos clientes fiéis recomendam o restaurante a amigos e familiares (conforme pesquisa da Accenture);
  • 75% dos consumidores afirmam que dão preferência a empresas que oferecem um programa de fidelidade com recompensas (conforme dados da smallbizgenius);
  • A probabilidade de realizar vendas adicionais, que incrementam o ticket médio, para um cliente fidelizado é de 60% a 70%, enquanto que para novos clientes é de apenas 5% a 20% (conforme pesquisa da Marketing Metrics);
  • Clientes fidelizados têm 5x mais chances de consumir um novo produto do seu cardápio (conforme pesquisa da Temkin Group);
  • 77% das marcas poderiam deixar de existir e ninguém sentiria falta, pois elas não engajam seu público (conforme pesquisa da Vivendi).

Creio que agora você já esteja convencido de que fidelizar quem vai ao seu restaurante deve ser uma das prioridades do seu negócio.

Oferecer comidas e bebidas de qualidade, ter um ponto bem localizado e um ambiente agradável, além de propiciar um atendimento exemplar, são os princípios de qualquer restaurante e isso, claro, contribui para fidelizar mais clientes, mas você precisa ir além.

Para te ajudar, separamos 7 dicas do que você pode fazer para conquistar mais clientes fiéis e crescer o seu negócio:

 

  1. Estruture um programa de fidelidade automatizado

Todos nós já passamos pela experiência de “ingressar” em um programa de fidelidade de um restaurante quando, no caixa, o atendente te entrega uma cartelinha de papel a ser preenchida com carimbos. O exemplo mais comum dessa mecânica é: quando você atingir determinado número de refeições, receberá tal benefício.

Porém qual o problema de tentar fidelizar seus clientes dessa forma? O primeiro motivo é que você não consegue mensurar o sucesso do seu programa, pois não tem acesso a indicadores de performance.

O outro motivo é que seus clientes não querem carregar a sua cartelinha na carteira e, por isso, simplesmente a descartam na primeira lixeira ou muitas vezes esquecem de levar para receber o carimbo, o que gera uma grande insatisfação e atrito na relação dele com a sua marca.

Ao automatizar a gestão do seu programa de fidelidade, você assume as rédeas do seu negócio, tendo acesso a indicadores de performance e garantindo um relacionamento mais saudável.

Conhecemos um case de sucesso onde uma rede de restaurantes aumentou seu número de clientes no programa de fidelidade de 27mil para 55mil em apenas um mês.

Se relacionando melhor e com maior frequência, sua marca estará mais presente na cabeça das pessoas.

  1. Entenda os hábitos de consumo do seu cliente

Sem saber com convicção quem é o seu público, nenhuma estratégia de retenção irá funcionar. Você precisa entender o que seus clientes consomem, a que horas do dia e com qual frequência vão ao seu restaurante.

Esses são dados valiosíssimos e fundamentais para a construção de um negócio de sucesso. Com isso em mãos, você será muito mais assertivo em suas decisões e não gastará seu tempo dando tiros no escuro.

Hoje, os restaurantes devem ser administrados como empresas e o gestor deve tomar decisões baseadas em indicadores confiáveis. Para isso, ter um sistema para restaurantes que fornece dados em tempo real e que podem ser acessados de qualquer lugar é fundamental.

  1. Faça campanhas promocionais segmentadas

Para ter sucesso nas campanhas que você lança, é fundamental que a etapa de entender os hábitos de consumo dos seus clientes já esteja contemplada, afinal, para você conseguir segmentar suas ações, é necessário compreender quem consome no seu restaurante.

Fazer campanhas de massa e sem direcionamento de público tendem a não ter um bom retorno e a desgastar o relacionamento com o cliente ao longo do tempo, o que impacta diretamente na taxa de retenção de clientes do seu negócio.

Campanhas promocionais para públicos específicos têm um retorno sobre o investimento, conhecido como ROI, muito mais saudável que campanhas de massa.

Conhecemos casos de restaurantes que tiveram ROI na casa de 78% em suas campanhas.

Isso decorre de uma maior adesão por parte dos clientes, que são impactados por aquilo que eles realmente querem e não por aquilo que pensamos que eles querem.

  1. Tenha sua própria plataforma de delivery

Nos dias atuais, estar fora do mercado de Delivery é deixar de ganhar dinheiro. Os pedidos via apps de pedido, os famosos marketplaces, crescem ano após ano, na casa dos 20% anuais aqui no Brasil.

A pandemia do novo coronavírus, com certeza, impulsionou ainda mais esse crescimento, pois muitas pessoas “aprenderam” a pedir comida digitalmente, dada a necessidade durante o período de isolamento social. São novos consumidores que não estão fidelizados a ninguém, mas que passarão a consumir com recorrência via Delivery.

Como discorremos a fundo em outro artigo, a melhor estratégia a ser adotada no Delivery Online é atrair novos clientes através dos marketplaces, pois lá o tráfego de consumidores é imenso, e depois migrar estes consumidores para comprar através do seu site e aplicativos próprios, permitindo um relacionamento mais próximo a eles e tirando-os de um ambiente onde a concorrência é feroz.

Além disso, com uma plataforma própria de delivery, você economiza até 30% a cada pedido, taxa comumente aplicada pelos marketplaces, e esse dinheiro pode ser investido em outro lugar. É o caso de restaurantes que já economizaram mais de R$8.000,00 por mês.

  1. Personalize seu atendimento

Em uma pesquisa sobre fidelização de clientes, realizada pela Accenture em 2017, 57% dos millenials afirmaram que são mais leais a empresas que permitem que eles personalizem seus pedidos.

Como você pode propiciar isso? Soluções de self-ordering, como totens de autoatendimento e cardápio digital em tablets em cima da mesa, permitem que seu consumidor adicione ou retire itens livremente, empoderando-o e incrementando seu ticket médio.

Há restaurantes que aumentaram em até 23% seu ticket médio ao implantarem soluções onde o próprio consumidor realiza o pedido.

Este ganho nas vendas acontece por 2 motivos: seus clientes visualizam as opções do cardápio com fotos atrativas, o que desperta o desejo, e pela comodidade que o cliente tem ao pedir no seu tempo, sem se sentir pressionado por um atendente.

A personalização dos pedidos já não é mais uma tendência e, sim, uma demanda do consumidor. Atenda as expectativas de quem vai ao seu restaurante e aumente seus lucros com vendas de itens adicionais.

  1. Esteja presente no mundo online

Quem gosta de consumir no seu restaurante quer se relacionar com a sua marca e a internet permite que você esteja próximo deles todos os dias, portanto, use e abuse dela.

Tenha páginas em mídias sociais e se comunique com seus clientes. É muito importante que você entenda qual é o seu público e qual linguagem usam, assim, você construirá relacionamentos mais significativos que trarão retorno ao seu negócio.

Aproveite este canal para comunicar sua plataforma própria de delivery e não deixe de comunicar seu programa de fidelidade, pois isso é vital para que seus clientes se engajem.

  1. Colete feedbacks sempre que possível

Esteja aberto para ouvir o que seus clientes têm a dizer. Entenda o que eles pensam sobre o seu negócio, seja através das suas páginas na internet, por algum formulário digital ou até mesmo por uma simples pergunta ao término da refeição.

Uma pesquisa da Microsoft aponta que 77% dos consumidores dão preferência a marcas que os escutam e aceitam seus feedbacks.

Esta continua sendo uma das formas mais valiosas de você mostrar que se importa com seus clientes e entender como entregar uma melhor experiência a eles.

Conclusão

O mercado de bares e restaurante se apresenta mais competitivo do que nunca, portanto, investir em quem compra no seu estabelecimento deve ser uma de suas prioridades.

Coloque em prática essas 7 dicas para ter clientes que recomendam e retornam. Você não irá se arrepender.

 

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