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7 dicas para melhorar o cadastro de produtos da sua loja

7 dicas para melhorar o cadastro de produtos da sua loja

Uma das formas para aumentar o resultado das vendas da sua loja online, levando mais tráfego para o seu site sem a necessidade de aumento significativo nos investimentos, é otimizando o cadastro de produtos.

Em um dos nossos clientes aplicamos as técnicas de otimização, o que contribuiu significativamente para a melhora de ranqueamento das páginas de produtos em SEO. Ele saiu de um resultado no site audit de 60% para 81%, nos últimos 6 meses.  Neste post, explicou como os resultados foram obtidos.

Para começar, quando falamos em SEO devemos levar em consideração os fatores On Page. Ou seja, tudo que temos controle: tecnologia, layout e conteúdo. Abordarei, como exemplo de resultados, apenas o que diz respeito a conteúdo.

Uma etapa muito importante no cadastro de produtos é o nome do item. Para efetuar a compra, mais de 70% dos clientes pesquisam por ele. Então, quanto mais simples e direto for o nome melhor será para o cliente encontrá-lo.

 

Mas como criar um nome atrativo e relevante para SEO?

 

Sempre considere que o produto é único e não pode apresentar nome igual, pois ter conteúdo duplicado pode confundir o cliente na hora da escolha. Quando falamos de cadastro, antes de tudo crie uma planilha de controle. Isso facilita o dia a dia de quem é responsável por catalogar os itens na loja online.

 

Dica:

Títulos não devem ser iguais;

Títulos com vírgula são entendidos pelo Googlebot como nome errado e dificulta o usuário a localizar o produto;

Exemplo de modelo adotado no cliente:

Novo Modelo: TIPODOPRODUTO – MODELO – COR

Exemplos: Tênis Nike Air Max 95 Branco

Tênis Nike Air Max 95 Feminino Branco

Evite cadastrar produtos com o mesmo nome, para não dificultar a navegação e melhorar a identificação dos motores de buscas.

 

Após a definição do nome do produto defina a descrição do item, porque o cliente buscará as informações técnicas antes de efetuar a compra. O Google não aceita sinopses duplicadas.

Descrição curta: resuma o produto e sua aplicação ou tendência em uma única frase. Utilize o nome do produto na descrição o ideal é que o texto tenha 120 caracteres.

Descrição longa: não existe uma quantidade exata de caracteres, pois o mais importante é descrever de forma atrativa e dinâmica o produto. O ideal é organizar em parágrafos curtos de 2 a 3 linhas. Os parágrafos curtos melhoram a leitura em mobile.

Use palavras-chaves relacionadas ao produto (isso é o mais importante) para SEO no tocante a descrição;

 

Use palavras-chave no começo do parágrafo, sem perder o sentido da frase. Você pode utilizar sinônimos ou títulos por. É recomendado também fazer uso de links internos (clicar na palavra-chave mais relevante, exemplo: one star dentro do texto e colocar o link. No símbolo de link tem como fazer a inserção);

Descrição longa: caso a Marca envie o texto descritivo, mudar um pouco o texto acrescentando as informações anteriores; mas, atenção! Descrições duplicadas pioram o ranqueamento da página.

Especificações técnicas: informe de maneira estruturada os principais atributos do produto, seguindo o padrão específico da categoria dele. Exemplo: modelo, material do cabedal, material do forro, entressola etc.

É importante sempre categorizar seu produto na categoria correta, seguindo as definições da árvore do site. No caso desse cliente como é muito relevante as marcas, temos isso definido também na hora do cadastro da árvore;

Outro ponto que muitas vezes os lojistas esquecem de corrigir é a forma que nomeiam as imagens; utilize keywords (sem acentos); palavras que ajudem a identificar do que se trata o arquivo; E se for mais de uma palavra utilize hífen; Caso o produto tenha mais detalhes, não deixe de colocar mais fotos na galeria.

Exemplo:

TIPODOPRODUTO-MODELO-COR- NÚMERODAFOTO:

Sendo:

Uma foto de frente; tenis-nike-air-max-95-branco-frente.jpg

E outra lateral tenis-nike-air-max-95-branco-lateral.jpg

 

Essas são algumas técnicas utilizadas para melhorar o cadastro de produtos e que ajudam significativamente no resultado da loja para buscas orgânicas.

 

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