6 melhores práticas para o pós-Black Friday nos Marketplaces

6 melhores práticas para o pós-Black Friday nos Marketplaces

O pós-Black Friday é o momento de fidelizar os clientes e conquistá-los para a próxima data comercial que move o varejo. 

A data mais aguardada pelo varejo está chegando, a Black Friday 2023. É um dos principais eventos promocionais que mais movimenta o faturamento das lojas, e por isso, já se começa os preparativos com uma certa antecedência. Segundo um Relatório de Tendências da Black Friday,  73% dos lojistas acreditam que os marketplaces serão os responsáveis por impulsionar suas vendas nesta Black Friday. 

Contudo, não basta apenas estar presente nos marketplaces durante esse período. É preciso investir em estratégias para conquistar os clientes no pós-venda. Para isso, separamos as melhores práticas para que você consiga conquistar os clientes no pós-Black Friday. Confira! 

pós-Black Friday 

Agradecimentos  

Lembre-se de agradecer o consumidor por escolher sua loja dentro do marketplace. Não dê abertura para que o cliente se arrependa da compra, mostre que está presente e dê tranquilidade para ele durante toda jornada de compra. Nem sempre os marketplaces permitem o contato direto, mas sempre que possível, mande mensagens transacionais personalizadas. 

Status atualizado 

Seja transparente com o cliente, atualize e permita a visualização das etapas da entrega do pedido. Quando o consumidor ver o status atualizado, ele vai pensar antes se vale a pena questionar sobre o envio do pedido. Agora, se a encomenda ficar muito tempo na mesma etapa de entrega, o cliente ficará desconfiado e a sua pós-Black Friday pode ser impactada negativamente. 

Solucionar problemas 

É normal o cliente querer tirar dúvidas sobre funcionamento ou utilização de um determinado produto comprado. Neste momento, quando surgem essas situações, é importante mostrar um canal onde o cliente possa esclarecer os seus questionamentos. Lembre-se de mostrar disposição e vontade em querer ajudar. O atendimento ao consumidor deve ser prioridade e a resposta não deve demorar no momento pós-Black Friday. 

Pesquisa de satisfação do cliente 

A avaliação do cliente sobre sua jornada de compra é fundamental para a reputação da loja virtual, seja em e-commerce ou marketplace. Vale ressaltar que a reputação é um dos critérios em momentos de disputa da buy box (espaços estratégicos dentro dos maiores marketplaces), por exemplo. Dessa forma, sempre analise as avaliações recebidas para que você consiga ter a percepção do que precisa melhorar para que os seus clientes fiquem mais satisfeitos.  

Equipe especializada em pós-venda 

Para ter um atendimento de pós-venda qualificado é importante oferecer um atendimento personalizado e de qualidade em cada etapa do processo. Por isso, invista em treinamentos e contratações de colaboradores qualificados para exercer essa função na pós-Black Friday. O importante é contar com uma equipe que consiga sanar as dúvidas e problemas com agilidade e eficiência. Uma equipe bem treinada vai ter ‘jogo de cintura’ para qualquer eventualidade que acontecer no pós-venda em marketplaces.  

Cross-sell  

O cross-sell é quando é sugerido para o cliente produtos relacionados a primeira compra realizada. Dessa forma, envie e-mail com produtos que o cliente pode ter interesse, mas lembre-se de checar se ele está satisfeito com o produto recebido.  

 

Com essas práticas o sucesso do seu pós-venda tem tudo para dar certo. Mas, para te ajudar na gestão dessas ações é importante contar com hub de marketplace para que seu negócio escale. Com a Plugg.to, é possível colocar sua loja virtual em mais de 70 marketplaces. Quer saber como? Entre em contato com nosso time e veja como deixar seus produtos nos canais que têm mais tráfego na internet. 

 

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