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Tecnologia para promoções: conheça o Linx Promo
Tecnologias para promoções, como, soluções de ponta, ajudam os varejistas a atrair clientes e aumentar as vendas com promoções personalizas
O mês de maio é uma grande oportunidade de vendas para o varejo de calçados durante o mês das noivas. Saiba como aproveitar os 30 dias do mês!
Para muitos negócios, o mês de maio é sinônimo de Dia das Mães. É, afinal de contas, uma das principais datas promocionais do ano – inclusive para o varejo de calçados. Mas essa não é a única oportunidade que o quinto mês traz para os negócios: maio também é o mês das noivas.
Com um pouco de criatividade e um olhar mais amplo, o varejo de calçados pode desenvolver ações importantes e colher excelentes frutos do mês das noivas – e, ao mesmo tempo, aproveitar o Dia das Mães para alcançar outro público. Com organização e preparação, é possível garantir boas vendas ao longo de todo o mês.
Existem pelo menos 8 caminhos para o varejo de calçados vender mais no Dia das Mães – e você pode aproveitar essas dicas para ter resultados ainda melhores no início de maio. Mas deixar de pensar no mês das noivas não significa apenas deixar de vender calçados brancos para as noivas – elas também têm noivo, padrinhos, madrinhas e familiares que podem aproveitar a ocasião festiva para comprar algo novo.
Por tudo isso, é muito importante dedicar uma parte da atenção e do orçamento às ações para o mês das noivas. Seja no varejo físico, seja no digital, essa é uma oportunidade boa demais para deixar passar batido.
Existem diversas maneiras de deixar sua loja de calçados preparada para aproveitar ao máximo o mês das noivas. Seu e-commerce e sua loja física podem se beneficiar muito do conhecimento sobre as clientes, das oportunidades de realizar cross selling e up selling, e de oferecer experiências tão boas que criem clientes para a vida toda.
Esteja atento, especialmente, a estes 6 pontos para vender mais no mês das noivas:
No e-commerce, a estratégia de otimização das buscas (SEO) precisa estar antenada à ocasião. Assim, desenvolva campanhas e as páginas do seu e-commerce para contar com expressões relacionadas ao mês, como “sapato para noivas”, “sandálias para noivas”, “sandálias para madrinhas” e assim por diante. Contar com um bom SEO garante que seu e-commerce será visto antes, o que aumenta a possibilidade de visitação e impulsiona as vendas.
Durante o mês das noivas, pode ser interessante contar com uma seção do site dedicada aos produtos mais procurados por noivas, noivos, padrinhos e madrinhas. Oferecer produtos para a cerimônia e para a festa pode ser uma oportunidade de gerar vendas adicionais. Outra opção é criar uma landing page com produtos específicos, especialmente para desenvolver campanhas promocionais.
A loja física pode seguir o mesmo princípio, com uma área da loja dedicada a calçados brancos (para a noiva), sapatos sociais (para os homens) e um trabalho visual focado na ocasião do casamento. Essa é uma forma de segmentar o mix para ajudar o consumidor a resolver mais rapidamente sua necessidade de consumo.
Criar campanhas com descontos para os participantes do casamento é uma oportunidade de trazer mais clientes para sua loja. A solução Linx Seta Digital, especializada no setor de calçados, permite que a loja crie cupons e depois contabilize qual foi a conversão, quais os produtos vendidos e o valor gerado com cada ação promocional.
Importante destacar que, com o crescimento do varejo omnichannel, é essencial integrar as ações digitais e do varejo físico. Assim, um cupom de desconto enviado por e-mail pode ser utilizado pelo cliente na loja física, o que oferece a possibilidade adicional de aproveitar o contato com o vendedor para tirar dúvidas, ter mais informações sobre os produtos e até mesmo comprar mais (ou um produto de mais valor).
Um grande desafio é saber o que colocar na loja. Definir quais produtos serão apresentados é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. Um bom planejamento depende de acompanhar os relatórios de vendas para, com antecedência, fazer os pedidos de compra, estocar as lojas e preparar as vitrines.
A solução de ERP do Linx Seta Digital permite que o lojista acompanhe toda a movimentação de vendas da loja física e do e-commerce, compreenda melhor o comportamento dos consumidores e consiga identificar tendências relevantes que consideram detalhes importantes do produto, como por exemplo, a cor branca.
Tanto na loja física quanto no e-commerce, faz muito sentido dedicar uma parte do mês para focar especificamente nas noivas. O planejamento deve ser feito com antecedência, para que seja possível aproveitar oportunidades de compra de produtos, e a execução precisa ser muito bem feita.
Considerando que o Dia das Mães acontece no segundo domingo de maio, há pelo menos 15 dias exclusivos para atenção às noivas. Vale a pena focar nas ações para as mães até a data e, logo em seguida, já “virar” toda a loja para o tema das noivas. Nas lojas físicas e no e-commerce, é preciso definir os produtos que passarão para a vitrine e toda a temática visual, considerando os itens que deverão ter mais saída, o mood do momento e o comportamento dos clientes.
Não é porque 99% das noivas se casam de branco que a vitrine e os produtos apresentados nas campanhas promocionais precisam ser de uma cor só. Hoje em dia, muitas noivas têm inovado, usando calçados coloridos, tênis, botas e outros tipos de calçados na cerimônia de casamento. Lembre-se também que a festa de casamento é um segundo momento que traz uma série de outras possibilidades de estilo e cores.
Tudo isso significa apenas uma coisa: use a criatividade para se diferenciar. Entenda quem é seu público e o que tem sido tendência para ele – dessa forma, será possível identificar oportunidades de cores e estilos que formatarão o mix promocional, o look das peças promocionais e a composição das vitrines.
O mês das noivas é uma grande oportunidade para o varejo de calçados vender mais. Para aproveitar bem todas as oportunidades, seu negócio precisa estar preparado: tenha um sistema ERP completo que facilite sua rotina, ofereça relatórios de desempenho de vendas, gerencie os pedidos e estoques e ofereça diversos meios de pagamento, tanto no e-commerce quanto no varejo físico.
Fale com nossos especialistas e saiba como a tecnologia certa pode ajudar sua loja a aproveitar o mês das noivas para vender mais calçados!