6 maneiras de atrair pacientes para sua clínica

6 maneiras de atrair pacientes para sua clínica

Reter e atrair pacientes é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Saiba como fazer em sua clínica médica.

 Todo negócio depende de uma estratégia sólida para atrair e manter o público em seu ecossistema. Não importa qual seja seu segmento de mercado, é preciso ter todos os processos sob controle, diminuir a taxa de reclamações e conquistar mais pessoas para o seu nicho de mercado ao longo do tempo.

Nas clínicas médicas, contar com uma boa estratégia de captação de pacientes é ainda mais importante. Afinal, trata-se de um relacionamento de longo prazo que precisa começar muito bem para que prospere por bastante tempo. Ter uma agenda sempre cheia é garantia de resultados (tanto médicos, quanto financeiros) e uma demonstração clara da satisfação do paciente.

 

Atrair pacientes

Para que isso aconteça, é preciso atrair novos pacientes e manter os relacionamentos atuais. Confira algumas maneiras de como fazer isso em sua clínica:

1. Conheça seus pacientes

Você só conseguirá atrair os pacientes desejados para sua clínica se souber quais são suas necessidades. Pesquise quais os tipos de tratamentos/procedimentos estão sendo mais buscados, qual o perfil do público e quais são os fatores mais importantes para eles. O que é prioridade para eles: alta qualidade, preço baixo, praticidade? Tudo isso será importante para determinar a comunicação e o mix de serviços que serão oferecidos.

Se sua clínica já tem uma presença estabelecida no mercado, utilize os dados que você já possui para identificar oportunidades que possam ser aproveitadas. Alie essas informações com dados de mercado, ferramentas gratuitas de pesquisa (como o Google Trends) e informações de parceiros. Mas, esteja atento para respeitar todos os parâmetros de privacidade definidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

2. Cuide da reputação

Um dos principais canais de atração de pacientes é a famosa propaganda boca-a-boca. Um paciente bem atendido tende a falar bem e indicar sua clínica para outras pessoas. Por isso, cuide da sua reputação em todos os canais de relacionamento.

Fique atento para que as mensagens em seus perfis nas redes sociais sejam sempre respondidas. Peça para os pacientes fazerem comentários no Google sobre sua marca e o atendimento que receberam. Adote uma política de ouvir o seu público, por meio de pesquisas pós-atendimento. Planeje implementações de sugestões viáveis e mostre que você presta atenção às sugestões do público.

3. Invista em marketing digital

Uma das características do nosso tempo é a importância das redes sociais no dia a dia das pessoas. Instagram, YouTube e TikTok têm sido usados pelo público não somente como formas de entretenimento, mas também como pontos de partida de pesquisas sobre assuntos mais sérios. Não é à toa que a expressão “Doutor Google” ficou famosa: os pacientes se informam cada vez mais pelos canais digitais.

Dessa forma, utilize essa característica a seu favor: faça do marketing digital um aliado para o seu negócio. Separe uma verba para ações de divulgação da sua marca nas redes sociais, sempre com foco definido e tomando como base o comportamento dos seus pacientes. Entenda o que o público busca e se posicione como uma opção relevante. Construa a visibilidade de sua clínica no digital.

4. Desenvolva conteúdo relevante

Tenha um blog em seu site para demonstrar seu conhecimento técnico. Todo paciente quer se sentir seguro de que está fazendo uma boa escolha, e compartilhar conteúdo é uma forma de ajudar o público a tomar boas decisões. Explique cada procedimento, mostre em que situações cada um deles é utilizado e crie uma boa reputação por meio do conteúdo. Seja em vídeo, seja em texto ou por meio de podcasts, demonstre o conhecimento e autoridade em seu segmento.

5. Traga de volta o paciente perdido

É natural que muitos pacientes deixem de frequentar sua clínica. Eles podem não precisar mais do serviço ou podem ter mudado de endereço. Mas também é comum que os que não tenham tido uma boa experiência, ou tenham encontrado opções de acordo com suas expectativas. Mas sem saber o que aconteceu, você nunca conseguirá trazer de volta esse público.

Por isso, tenha uma política de contatar periodicamente seus antigos pacientes. Utilize ferramentas de e-mail marketing e comunique-se pelas redes sociais. Também faça pesquisas pós-atendimento para identificar pontos que precisam ser corrigidos. Faça uma pesquisa de NPS para identificar o potencial de retenção dos atuais pacientes e reconhecer quem está prestes a deixar você. 

6. Melhore a gestão com o uso de tecnologia

Utilize aplicativos médicos e sistemas de gestão que aumentem a eficiência e produtividade da sua clínica médica. O uso de tecnologia do atendimento ao faturamento traz mais dinamismo para a operação e cria um ciclo positivo de negócios.

As ferramentas como o ClinicWeb facilitam a gestão dos atendimentos, permitindo o agendamento self service pelo paciente. A partir de uma agenda online, o seu público pode escolher o horário mais conveniente para seu atendimento e receber as informações mais importantes sobre o procedimento (como os preparativos necessários ou dicas de como chegar à clínica).

Outra área da gestão que tem grandes ganhos com o uso de tecnologia é o administrativo-financeiro. As clínicas que adotam sistemas de gestão eliminam erros no processamento de pagamentos e no relacionamento com convênios médicos. As notas fiscais e demonstrativos de resultados (DRE) passam a ser emitidos de forma automática, simplificando processos e facilitando os repasses de parceiros.

Para toda a jornada do paciente pela clínica médica, o ClinicWeb é o sistema de gestão mais completo do mercado. Do agendamento ao faturamento, do pré-atendimento ao pós-retorno, conte com a melhor tecnologia para a administração do negócio e do relacionamento com os pacientes. Quer saber mais detalhes? Fale com a gente.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!