Conectividade
Fulfillment em marketplaces: veja como funciona e as suas vantagens
A velocidade da entrega das compras online é um diferencial para o consumidor. Diante disso, contar com o método fulfillment
Dos controles do negócio à experiência do cliente, a tecnologia 5G no varejo brasileiro pode ser disruptiva. Entenda as mudanças que vêm por aí e saiba como estar preparado
Com o aumento da digitalização, os consumidores estão ainda mais exigentes. Eles esperam poder comprar sem esforço, de qualquer lugar onde estejam, rapidamente, recebendo ofertas e promoções personalizadas de empresas que entendam quem eles são. Eles querem uma vida mais fácil e melhor – impulsionada pela tecnologia. A chegada do 5G no varejo é uma resposta para esse desafio.
A nova geração de conectividade tem o potencial de ser disruptiva para o e-commerce e para o varejo físico. Implementada nas principais capitais desde o ano passado, ela faz com que inovações até agora complexas, como carros autônomos, logística robotizada, Realidade Aumentada e Internet das Coisas, se tornem muito mais simples, baratas e acessíveis.
Isso não quer dizer, porém, que da noite para o dia o varejo brasileiro será completamente transformado. Esse será um processo gradual – como tem sido em todo o mundo. Um estudo da consultoria EY mostra que apenas 24% das empresas estão confiantes de que conseguirão implementar a tecnologia 5G em todo o seu potencial.
A transformação virá – mas talvez você não veja no início. Isso acontece porque uma grande parte das mudanças que a comunicação 5G no varejo trará para o varejo ocorrerá nos bastidores. Mesmo assim, o potencial de disrupção é imenso – e você deveria estar atento.
A tecnologia 5G no varejo não significa apenas uma “internet 100x mais rápida”, embora isso já seja incrível. A diminuição da latência (tempo de atraso na interpretação de informações) e a capacidade de conectar muito mais dispositivos ao mesmo tempo criam uma série de aplicações que poderão transformar o varejo em coisa de ficção científica – se o consumidor assim quiser.
Entre as principais áreas de transformação do varejo com a tecnologia 5G nos próximos anos deverão estar:
Pode parecer pouco sexy falar em eficiência e produtividade, mas a NRF Big Show 2023, maior evento de varejo do mundo, mostrou muito claramente que estamos em um momento de buscar inovações que funcionem e gerem resultados. E a tecnologia 5G contribui muito para isso.
Um bom exemplo é a possibilidade de aumento do uso da Internet das Coisas. A aplicação de sensores na loja e na retaguarda pode, por exemplo, indicar a falta de produtos na prateleira, para que alguém faça rapidamente a reposição e o varejo não perca vendas. Ou, ainda, um produto que está perto do vencimento pode emitir um alerta para que ele seja colocado em promoção.
Uma frase famosa no varejo diz que as 3 coisas mais importantes são “localização, localização e localização”. Hoje em dia, não mais. O que mais importa atualmente são dados, dados e dados. Saber coletar informações, interpretar e colocar em ação a inteligência obtida faz toda a diferença na eficiência do negócio. E isso começa na infraestrutura.
A tecnologia 5G no varejo permite conectar mais dispositivos, o que amplia a possibilidade de uso do WiFi da loja em alta velocidade, facilita a integração de equipamentos dentro da loja, permite mapear melhor o caminho que os clientes fazem no PDV e melhora a integração das informações da loja física com o e-commerce e com a retaguarda. Tudo isso significa mais inteligência para entender os clientes.
O aumento do uso de dados faz com que o varejo deixe de ser um negócio de vender para muitos sem diferenciação. O varejo de hoje precisa que o negócio personalize suas ofertas e promoções para cada cliente, um a um, para ser mais relevante e se tornar importante no dia a dia dos consumidores.
A tecnologia 5G aumenta a possibilidade de personalização do relacionamento com o cliente, pois acelera todo o ciclo de coleta, análise e uso das informações. Ela é parte de uma grande infraestrutura de negócios, mas sem 5G é impossível operar negócios em tempo real para personalizar o relacionamento com milhões de clientes.
A logística é uma das áreas em que a tecnologia 5G poderá ter efeitos mais duradouros. A baixa latência da comunicação e sua capacidade de integrar mais equipamentos em uma mesma rede faz com que a 5G seja ideal para integrar robôs em um Centro de Distribuição, aumentando a velocidade de movimentação de produtos, diminuindo prazos e acelerando entregas.
O que hoje é visto somente em CDs gigantescos nos Estados Unidos, Europa e China poderá, com a disseminação do 5G, passar a fazer parte do cotidiano de varejistas de menor porte. Assim como aconteceu com várias outras tecnologias no passado, 5G democratiza o acesso e reduz imensamente os custos de conexão. Em pouco tempo, o que parecia “coisa da Nasa” poderá estar em um Centro de Distribuição perto de você.
Há anos o varejo ensaia o uso de robôs autônomos para a entrega de última milha. E, até agora, são projetos caros e limitados, que não são sustentáveis em uma operação regular de negócios. Até agora.
Com a tecnologia 5G, o custo de veículos autônomos tende a cair, uma vez que o sistema de direcionamento se torna mais conectado e, portanto, inteligente. Isso fará com que seja economicamente viável contar com pequenos carrinhos de entrega que vão até o cliente. O mesmo para drones e veículos maiores de entrega: a tecnologia 5G abre novas fronteiras para a automação da última milha, com acompanhamento em tempo real pelo cliente e pelo lojista.
Transformações muito visíveis acontecerão na experiência do cliente na loja física. Desde a maior disponibilidade de produtos até promoções que poderão ser ativadas instantaneamente, passando pela personalização daquilo que o cliente visualiza nas telas da loja, tudo muda com o uso do 5G.
Um bom exemplo ligado ao atendimento propriamente dito: o atendente da loja poderá receber uma informação sobre quem é o cliente e oferecer, com muito mais velocidade e assertividade, os itens que a loja precisa vender e que têm mais possibilidade de serem comprados pelo consumidor.
Isso já existe hoje? Em uma escala muito pequena, sim. A grande diferença é que seu uso será exponencial – e isso muda tudo no varejo.
Prepare-se! Com a chegada da tecnologia 5G, o varejo brasileiro passará por grandes transformações nos próximos anos. A Linx Bridge conta com soluções que ajudam na evolução da sua loja, deixando a operação do PDV mais dinâmica e desimpedida. Tire o peso do que é burocracia, processo e infraestrutura – e foque apenas no aumento das suas vendas.
Quer saber como ter uma infraestrutura de classe mundial em sua loja? Então fale com a gente.