Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
À primeira vista, farmácia e Black Friday não parecem combinar – mas existem várias maneiras de aproveitar a data para vender mais e conquistar mais clientes.
A Black Friday está às portas. É o grande momento de vendas do e-commerce brasileiro e uma oportunidade cada vez mais importante para o varejo físico. Em todos os setores do varejo, a data se torna mais relevante e faz com que seja essencial se preparar para vender mais.
Para as farmácias, a Black Friday é uma oportunidade adicional de relacionamento e vendas. Nem tanto nos medicamentos, que independem de uma ação promocional: este é um momento importante para mostrar aos clientes que a sua farmácia tem um mix relevante em cosméticos, dermocosméticos e serviços de beleza.
Acesse nosso infográfico e saiba como sua farmácia pode aproveitar melhor a Black Friday para vender mais!
Mas para que a Black Friday seja um impulso às vendas, e não uma dor de cabeça extra, é preciso estar muito atento a estas 6 dicas para a sua farmácia vender mais na Black Friday:
Um dos grandes desafios do varejo na Black Friday é superar o estigma de “Black Fraude”. Por muito tempo, promoções do tipo “metade do dobro” foram comuns nesta data – e o primeiro passo é reconquistar a confiança dos clientes.
Uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui com mais de 23 mil pessoas mostra que 49% delas já foram enganadas com falsas promessas na Black Friday. Não corra o risco de prejudicar a reputação da sua marca e perder seus clientes: informe corretamente suas promoções e tenha uma política de preços consistente ao longo de todo o ano – o cliente vai saber se sua promoção é para valer mesmo.
Lembre-se: transparência e bons descontos podem ser argumentos suficientes para convencer o cliente a ir até sua farmácia em vez de gastar na concorrência.
A Black Friday é um período em que as pessoas compram para si próprias – ao contrário do Natal, em que o foco é presentear alguém. Para as farmácias, essa é uma grande oportunidade, já que todo mundo gosta de se dar um banho de beleza.
E como neste período do ano muitos clientes já separam um dinheiro extra para aproveitar a Black Friday, kits promocionais caem muito bem. Combine desodorantes, vitaminas e cosméticos, aproveitando para desafogar seu estoque. Analise os dados dos clientes para identificar campeões de venda e coloque-os ao lado de itens que não têm tido tanta saída – dessa forma, você atrai os clientes e gira mais produtos.
A Black Friday é uma data extremamente concorrida – afinal de contas, todo mundo quer aproveitar para vender mais. Isso faz com que a comunicação com o cliente seja essencial. Utilize todos os canais à sua disposição – loja física, website, marketplaces, e-mail marketing, WhatsApp, redes sociais – para informar seus clientes atuais e potenciais sobre o que você promoverá nesta época.
Cada canal de comunicação possui uma característica própria, que deve ser usada a seu favor. O e-mail marketing, por exemplo, faz muito sentido para quem já tem um relacionamento com sua marca – então aproveite para promover itens que tenham relação com a jornada de compra do seu cliente.
A conveniência é um dos grandes fatores de decisão de compra. Afinal de contas, todo mundo quer economizar tempo e esforço em suas compras. Isso faz com que varejistas que oferecem mais conveniência para os clientes sejam mais bem avaliados – o que aumenta o relacionamento e leva a vendas adicionais.
O lado positivo é que conveniência é uma palavra “guarda-chuva”: é possível oferecer facilidades de pagamento, eliminar filas no caixa, estar em uma localização em que o cliente chegue logo, ter os produtos organizados na loja de tal forma que o cliente passe pouco tempo no PDV e oferecer serviços como medição de pressão, vacinação ou entrega de compras em questão de minutos. Tudo isso é conveniência.
O varejo farma se beneficia dessa questão da conveniência por estar, literalmente, muito próximo dos clientes. Isso pode trazer muitas vantagens nos períodos mais movimentados – como os dias próximos à Black Friday.
Não adianta fazer ótimas campanhas de publicidade se os produtos não estiverem disponíveis. A essa altura, sua farmácia já está abastecida com os pedidos feitos há algum tempo, mas sempre é possível avaliar o comportamento recente dos clientes e identificar itens que precisarão de reposição antes do previsto – ou itens que estão saindo menos que o esperado e poderão exigir descontos mais agressivos.
O controle do estoque é o oxigênio da operação do varejo. Por isso, esteja sempre atento à movimentação dos produtos nas lojas e tome medidas para garantir que o cliente sempre encontre o produto que ele deseja, mas que você não fique com estoque demais nas lojas.
A Black Friday não é o único momento de vendas do ano. Nenhum negócio, por sinal, sobrevive 12 meses somente com 15 dias de forte movimento. É claro que este é um período muito favorável para os negócios, mas o ideal é aproveitar esse momento para atrair e conquistar mais clientes.
Convide o público a fazer parte do seu programa de fidelidade. Com isso, você oferece vantagens para os clientes e obtém dados importantes para entender os hábitos do consumidor e oferecer promoções personalizadas. E esse é um ciclo virtuoso, pois quanto mais você conhece o cliente, mais consegue realizar ações exclusivas – que fazem o consumidor se sentir especial e geram mais resultados.
A Black Friday é uma grande oportunidade para gerar mais negócios em todo segmento do varejo – incluindo as farmácias. Por isso, prepare sua loja, suas ações de marketing e seus estoques para oferecer uma melhor experiência para os clientes e vender mais.