6 dicas para se preparar para as vendas de fim de ano

6 dicas para se preparar para as vendas de fim de ano

Do uso correto dos dados à “roupa” que seus canais de venda vão usar, confira como estar pronto para vender mais neste fim de ano

Campanhas de Black Friday em pleno andamento, Copa se aproximando… e o Natal também está logo ali. Essa supertemporada de vendas de fim de ano pode trazer um grande impulso às suas vendas – se você souber como preparar sua loja para aproveitar as oportunidades.

Com o Auxílio Brasil garantido pelo menos até o fim do ano e uma animação extra trazida pela corrida pelo Hexa nos gramados do Oriente Médio, este Natal será, depois de dois anos, uma oportunidade para chamar o cliente de volta para a loja. E se ele não quiser ir, o e-commerce ou o aplicativo de delivery também são opções para vender.

Neste momento, é hora de fazer os ajustes finais na estratégia e nas ações de fim de ano. Por isso, esteja atento a estas 6 dicas importantes:

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1) Ofereça sugestões de presentes

O período de fim de ano é uma época de troca de presentes – seja no amigo secreto da família, na firma ou para agradar pessoas queridas. Com a falta de tempo e a correria do dia a dia, fica em vantagem o varejista que oferecer dicas de presentes para os clientes.

É possível entregar uma solução completa? Um kit de presentes, como uma cesta de cosméticos, pode economizar tempo do cliente e fazer sucesso. Por isso, tanto na loja física quanto no site, crie uma área com sugestões de presentes. No seu e-commerce, segmente em ideias para os filhos / cônjuge / amigos, ou de acordo com o perfil da pessoa (gamer / esportista / intelectual). Na loja física, siga a mesma ideia e incremente as sugestões com embalagens para presente ou itens de decoração.

2) Utilize os dados a seu favor

Os dados históricos dos clientes – seja na Black Friday, seja nos Natais passados – podem ser usados para vender mais no Natal. Ter os dados certos, bem trabalhados e disponíveis o tempo todo, faz muita diferença na hora de definir os estoques, calibrar as promoções e gerar oportunidades de recompra.

O uso constante dos dados faz com que o negócio aprenda cada vez mais – e, com isso, seja mais assertivo no momento de definir a precificação, a intensidade e tipo de promoções, e até mesmo a linguagem das campanhas de marketing. Por isso, baseie suas ações nos dados que você vem coletando ao longo do tempo – trabalhar com inteligência essas informações faz toda a diferença.

3) Crie um senso de urgência

Existem inúmeras formas de criar senso de urgência e estimular o cliente a fechar a compra hoje. No e-commerce, por exemplo, existe uma data limite para que os pedidos cheguem antes do Natal – informar aos clientes que essa data está chegando é uma chance de provocar uma ação. Na loja física, a informação de que existe um limite máximo de compra de um certo item pode fazer o cliente adquirir o produto para “se garantir”.

A temporada de Natal é tão curta que dificilmente existe oportunidade para reabastecer o estoque – especialmente em categorias mais complexas, como brinquedos, em que os pedidos são definidos com meses de antecedência. Por isso, não tem jeito: quem chegar primeiro, compra. Nas ações de marketing, comunicar quais são os itens mais vendidos é uma forma de criar urgência. Outra forma é mostrar, na loja e no site, as coleções exclusivas ou edições limitadas desenvolvidas somente para a empresa. Itens exclusivos tendem a acabar logo e só são encontrados em poucos lugares – por isso, quem não comprar agora pode não conseguir mais achar.

4) Descontos para compras antecipadas

Uma tática eficiente e simples é oferecer descontos nas compras em seu site. Campanhas de email marketing com cupons de descontos, ou links promocionais nas redes sociais, são maneiras de fazer promoções eficientes em canais específicos – limitando o impacto da promoção em sua margem.

Uma variação dessa ideia é desenvolver uma comunicação na linha de “termine logo suas compras de Natal” – já que todo mundo sabe que os dias antes do Natal tendem a se tornar uma batalha em busca do presente ideal. Comprar com antecedência é menos estressante – e esse é um bom argumento para impulsionar as compras desde o início de dezembro.

5) Aproveite a Copa

Este ano o Natal tem um “concorrente” especial: a Copa. Existem várias maneiras de aproveitar a onda da Copa para vender mais, e o fim de ano também pode ser impulsionado pelo clima de futebol. Especialmente se o Brasil se sair vencedor no Catar: nesse caso, as comemorações do Hexa avançarão pela semana do Natal – e esta pode ser uma oportunidade extra de vendas.

Por outro lado, pode ser que a Copa termine antes para o Brasil. Nunca se sabe. Por isso, o ideal é ter um plano preparado caso o título venha. Pense em promoções não apenas para o caso do título, mas também nas fases anteriores. A primeira fase termina dia 02/12 e a fase de mata-mata começa alguns dias depois. Pode ser interessante conectar as compras de Natal com os jogos do Brasil, mas com cuidado, para que você não faça um gol contra se o Brasil ficar pelo meio do caminho.

6) Reveja seus canais de vendas

Estes dias são a última oportunidade para revisar seus canais de venda e identificar algum problema ou falha que possa impactar suas vendas. Confira se seu site está funcionando direito e se os produtos das promoções estão em estoque. Faça a mesma coisa para as lojas físicas – mas conferindo o estoque nos PDVs. Garanta que seu time esteja com o discurso da campanha de Natal na ponta da língua. Vista seu ponto de venda, o e-commerce, o aplicativo e até mesmo seu WhatsApp com o mote da campanha de fim de ano.

Confira também a integração dos seus sistemas, para que não haja nenhum problema imprevisto – como uma queda de sistema ou uma falha na integração com um fornecedor que derrube sua operação. Você não vai querer correr o risco de ficar sem aceitar pagamentos com cartão de crédito dias antes do Natal.

Com a chegada do período de fim de ano, estamos na “hora da verdade” do varejo – é a chance de impulsionar suas vendas e garantir um saldo positivo. A Linx conta com uma série de soluções de rápida implementação que geram ganhos nas mais diversas áreas do seu negócio – da retaguarda às vendas omnichannel, passando pelos meios de pagamento, soluções de marketing / remarketing e fidelidade.

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