Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Se você quer criar experiências incríveis para seus clientes e otimizar sua operação, fique de olho nesses pontos de melhoria do atendimento ao cliente.
Ter pratos bonitos e saborosos é essencial, mas outras coisas colaboram para que os restaurantes tenham sucesso. Cada vez mais, os consumidores esperam experiências incríveis em suas idas aos restaurantes – 84% deles, segundo um estudo da National Restaurant Association (NRA), preferem ir com a família a um estabelecimento a jantar em casa.
Se você quer criar boas experiências para os clientes em seu restaurante, otimizar o atendimento ao cliente é fundamental. Afinal de contas, ao mesmo tempo em que é necessário encantar o consumidor, o negócio precisa ser lucrativo. Para conseguir equilibrar tudo isso, esteja atento a estas 6 dicas:
Criar experiências incríveis para os clientes não é algo que acontece da noite para o dia. Assim, se você quer seguir esse caminho, entenda que toda interação do consumidor com o seu negócio conta.
Hoje, 93% das jornadas de compra dos clientes começam no digital – e isso também vale para os restaurantes. Dificilmente, alguém fará uma reserva ou aparecerá no seu restaurante porque estava passando em frente e decidiu entrar: normalmente, fará uma busca no Google por restaurantes na região, ou pesquisará no Instagram, ou ainda acompanhará seu perfil em alguma rede social por algum tempo para conhecer seu negócio.
Mas, não é só no digital que o atendimento ao cliente precisa ser excelente: a experiência obtida nas redes sociais cria expectativa para o que ele receberá quando for ao restaurante. Por isso, é preciso cuidar muito bem da equipe de garçons do restaurante, pois eles são a “linha de frente” do atendimento pessoal ao consumidor.
Em um restaurante com atendimento mesa, o garçom é um componente essencial para o sucesso. Afinal de contas, ele é que fará com que os clientes se sintam bem-vindos e cuidados, desde o momento que chegam até a hora de ir embora. Por melhor que seja a refeição, se o garçom não for amistoso e eficiente, demonstrar impaciência ou não solucionar as dúvidas dos clientes sobre os pratos e bebidas, a experiência será prejudicada – e o restaurante não terá uma segunda chance.
A felicidade do consumidor passa pela felicidade da sua equipe. Um time engajado e contente de trabalhar no seu restaurante tem uma boa interação com os clientes – e melhora a experiência para o consumidor.
Para que isso aconteça, o gestor do restaurante precisa cultivar uma comunicação genuína, transparente e respeitosa. Também é necessário treinar a equipe nos diversos aspectos do negócio: as características dos pratos, os detalhes do atendimento, os processos de comunicação com a cozinha e outros. Assim, a equipe entenderá melhor a visão e expectativas que o restaurante tem.
Como gestor, mostre claramente como você deseja que o engajamento com os clientes aconteça – e, mais ainda, ajude seu time a alcançar seus objetivos. Tenha reuniões frequentes com a equipe, dê feedbacks constantes e estimule a equipe a discutir qualquer problema que aconteça na operação do restaurante. Só assim será possível melhorar.
Um bom atendimento ao cliente não depende apenas de ter uma boa equipe. Vários aspectos operacionais influenciam: colocar o consumidor rapidamente em uma mesa, ser eficiente ao trazer o cardápio, velocidade na preparação das refeições, entrega dos pedidos e retirada de pratos e copos, eficiência nos meios de pagamento e outros fatores também têm um papel importante.
Por isso, o gestor do restaurante que quer otimizar o atendimento precisa cuidar dos processos internos, trazendo mais eficiência e solucionando falhas operacionais. Quando o restaurante funciona como um relógio, a experiência do cliente melhora – e o encantamento do consumidor é o que gera mais fidelidade e negócios.
Ouvir o cliente é a forma mais eficiente de identificar falhas e oportunidades de melhoria no restaurante. Por isso, não tenha medo de pedir a opinião dos consumidores sobre os produtos, o atendimento e a experiência como um todo.
Quem pede feedback cria uma oportunidade de contatar o cliente e, com o crescimento dos meios digitais, abre possibilidades de manter o relacionamento no digital enquanto o mesmo não retorna. Metodologias como o Net Promoter Score (NPS) podem ser usadas em qualquer segmento, e indicam rapidamente o quanto o negócio fideliza seus clientes.
Outra forma de obter feedback é pedir para que os clientes deixem comentários e reviews na sua página no Google Meu Negócio ou nas redes sociais. A ideia é a mesma: ouvir o que o cliente tem a dizer. Mas é preciso ir além: não basta ouvir – é preciso responder e, principalmente, implementar mudanças para resolver os problemas apontados pelo público.
O trabalho do restaurante é complexo demais para ser executado manualmente. A boa notícia é que existem diversas soluções tecnológicas para otimizar processos dentro do restaurante e melhorar a experiência do cliente. Um sistema de gestão para restaurantes, por exemplo, simplifica as rotinas das empresas do segmento, facilita o controle financeiro, melhora o fluxo de caixa e traz mais eficiência ao atendimento.
O investimento em tecnologia é uma forma de oferecer mais agilidade sem necessariamente contratar mais mão de obra. O uso de soluções permite, por exemplo, que o pedido seja registrado eletronicamente pelo garçom e enviado diretamente para a cozinha. O próprio sistema gerencia os pedidos de acordo com o tempo necessário para o preparo, para que tudo saia no tempo certo, sem erros.
Mais ainda: em todas as dicas anteriores, o uso de tecnologia aumenta a eficiência e traz mais produtividade para o restaurante. A automação do relacionamento com o cliente, por exemplo, pode facilitar a confirmação de reservas, a busca por feedback, a coleta de reviews e a organização dessas informações para que o gestor possa tomar melhores decisões no dia a dia.
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