6 dicas de sucesso para a nova era dos negócios no mercado de estética

6 dicas de sucesso para a nova era dos negócios no mercado de estética

O mercado de estética se profissionaliza, capacita gestão e investe em experiência para ocupar um espaço ainda mais importante na vida dos clientes.

Nos últimos anos, o mercado de estética vem passando por um intenso processo de transformação. A criação de grandes redes com presença nacional por meio de franquias está impulsionando a gestão, o treinamento e a capacidade de entender melhor o comportamento dos clientes. O resultado é uma nova era dos negócios de estética no Brasil.

Esse é um dos setores mais resilientes do mercado brasileiro. Em 2020, por exemplo, mesmo com a pandemia obrigando o fechamento das clínicas por meses, esse segmento de mercado de estética continuou crescendo. As franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar tiveram no ano passado um crescimento de 3,01% em relação a 2019, um resultado muito superior ao recuo de 10,5% do faturamento do franchising como um todo.

Essa resiliência, porém, não acontece à toa: o setor conseguiu, na pandemia, superar o dilema de manter o fluxo de clientes, a prestação de serviços e a operação dos negócios mesmo com menos consumidores nas ruas.

A retomada da economia neste fim de ano representa uma oportunidade para que as empresas do setor ocupem espaços ainda mais importantes no dia a dia dos clientes. Para que isso aconteça, porém, é preciso estar atento a estes 6 pontos:

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1) No mercado de estética, não espere o cliente! Vá atrás dele

O varejo como um todo costumava ter uma postura passiva, esperando o cliente ir até o PDV. Hoje isso não é mais possível: a jornada de compras dos clientes começa no digital, mesmo que termine no ponto de venda físico.

Por isso, as empresas de estética precisam aumentar sua capacidade de se comunicar com o cliente nos meios digitais. E existem vários caminhos para isso:

  • Ofereça conteúdo para os clientes, transformando as redes sociais, o seu site e o YouTube em ferramentas de geração de conhecimento. Serviços estéticos são relações de confiança, e se você não demonstrar que sabe o que faz, é muito mais difícil conquistar a confiança dos clientes. Vídeos explicativos, blogs e podcasts são ferramentas importantes para aumentar a relevância da sua marca.
  • Permita que o agendamento aconteça online: aproveite o WhatsApp, as redes sociais e seu site para dar ao cliente a opção de realizar o agendamento dos serviços sem precisar ligar para a clínica ou ir até lá pessoalmente. Utilize chatbots no site e no WhatsApp para automatizar o atendimento e entregar uma experiência mais fluida.
  • Aplicativos também podem ser ferramentas importantes para fidelizar os clientes, oferecer benefícios exclusivos e entender melhor o comportamento do seu público. Esse é um caminho especialmente poderoso para redes de franquias que possuem dezenas de lojas e podem analisar mais dados para ter uma operação mais inteligente.

2) Saiba com quem você está falando

Conhecer o consumidor é essencial para personalizar o relacionamento, oferecer produtos e serviços na hora certa e gerar fidelidade. Nesse aspecto, tecnologia é um apoio fundamental: adote ferramentas de captação e relacionamento com os clientes, para que seja possível construir um cadastro de consumidores, histórico de atendimentos e fazer a gestão das preferências do seu público. Quanto mais informações você obtiver sobre os clientes, maior a capacidade de criar serviços personalizados e pacotes especiais.

3) Acerte na gestão do negócio

O mercado de estética não possui margens tão apertadas quanto outros segmentos, mas nem por isso existe espaço para descontrole e desperdício. É possível melhorar significativamente seus resultados simplesmente a partir do uso de sistemas de gestão que integrem as informações, criem modelos de operação e controle de estoque e informem rapidamente quando algo sair do planejado.

Entre os pontos essenciais para uma boa gestão das clínicas estéticas estão:

  • Controle de perto seus estoques, realizando inspeções semanais e montando um histórico de consumo para identificar rapidamente qualquer ponto fora da curva;
  • Esteja atento aos detalhes, uma vez que grande parte do lucro se perde com o uso excessivo dos produtos ou com seu mau uso.
  • Treine sua equipe para usar corretamente os produtos, realizar corretamente os procedimentos e utilizar as melhores práticas de atendimento e relacionamento com os clientes.
  • Melhore a governança com o uso de um sistema de gestão. Manualmente, é muito difícil identificar pequenos problemas, que podem se avolumar e gerar grande impacto sobre o negócio. A automatização e a rastreabilidade trazidas pela tecnologia aumentam muito a eficiência dos negócios.

4) Vá além dos produtos

No mercado de estética, os clientes buscam soluções: querem se sentir melhores, mais belos, com mais autoestima e confiantes. Entender que você está no setor de soluções muda o foco dos tratamentos para os clientes. E focar nos consumidores gera muito mais resultados: segundo a McKinsey, quem melhor personaliza o relacionamento com o cliente aumenta suas receitas de 5% a 15% e tem um marketing até 30% mais eficiente.

Pensar na experiência também ajuda na atração de clientes. Afinal de contas, um ambiente encantador é mais convidativo. E, em uma estratégia de geração de conteúdo, torna-se possível fazer lives dentro da loja para mostrar o ambiente, envolver o consumidor no universo da marca e reforçar os contatos digitais.

5) Busque novos pontos de contato

A pandemia mostrou muito claramente que não basta ter um ponto de venda: é preciso ser inovador. Durante o período de isolamento social, prosperou quem encontrou outras possibilidades de manter o relacionamento com o cliente. Analise se, para o seu negócio, faz sentido desenvolver outros formatos, tais como:

  • Prestação de serviços in house / in company;
  • Criação de boxes ou cabines de atendimento que possam ser colocadas em locais menores, como corredores de shoppings ou praças de cidades;
  • Consultoria online ou pessoal em serviços que agregam ao negócio principal. Oferecer indicações online de procedimentos estéticos pode gerar novas oportunidades para a clínica.

Setor de serviços na pandemia infográfico

6) Foque no relacionamento de longo prazo

Clientes fidelizados são mais lucrativos e geram mais faturamento ao longo do tempo. O Custo de Aquisição desses clientes é menor e é mais difícil que eles migrem para a concorrência. Por tudo isso, o relacionamento com o cliente precisa ser construído, contato após contato, com um foco de longo prazo. Entenda o comportamento de seu público, personalize o relacionamento e identifique oportunidades para fazer uma venda extra.

O uso de plataformas de relacionamento ajuda a gerenciar os contatos com os clientes, identificar padrões de consumo e preferências por determinados serviços. Utilize a tecnologia a favor da beleza e do bem-estar do seu cliente, e conquiste seu público por muito mais tempo.

A Linx conta com soluções desenvolvidas especialmente para clínicas estéticas, spas, salões de beleza e barbearias. Utilize um sistema especializado e acesse, de onde você estiver, todas as informações importantes para o seu negócio.

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Entenda o conceito de Unified Commerce, que vai além da omnicanalidade, colocando o cliente no centro de todo o processo. Como a Natura abraçou essa ideia e tem criado experiências cada vez mais marcantes para os clientes? Ouça agora em nosso podcast:

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