6 cuidados que você precisa ter com nota fiscal para e-commerce
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6 cuidados que você precisa ter com nota fiscal para e-commerce

A emissão de nota fiscal  para e-commerce é essencial para o andamento de qualquer negócio online, mas exige alguns cuidados importantes. Fique atento e aproveite as oportunidades!

A nota fiscal é um recurso extremamente importante no dia a dia de uma operação de e-commerce. Elas são obrigatórias, exigidas pela lei 8.846/1994, mas sua emissão não deve ser encarada pelo empreendedor como um fardo, e sim como algo que trará comodidade, mais segurança e poderá até mesmo se transformar em uma fonte de informações relevantes para a gestão do seu negócio.

Do controle dos estoques e do fluxo financeiro do negócio até o entendimento do comportamento dos consumidores, aqui estão 7 excelentes motivos para nunca vender sem nota fiscal. Eles deixam claro por que seu negócio deveria estar sempre em ordem com a lei e como é possível aproveitar as notas fiscais para e-commerce para gerar insights.

Nota fiscal para e-commerce

Mas, a gestão fiscal de um e-commerce não é um processo “plug and play”. É preciso estar atento a vários detalhes que poderão fazer toda a diferença ao longo da vida do negócio. Assim, aqui vão 6 cuidados que seu e-commerce precisa ter com notas fiscais:

1. Defina o melhor regime tributário

O primeiro cuidado é básico, mas também importantíssimo. A legislação tributária brasileira não faz nenhuma diferença entre lojas físicas e e-commerces em relação à carga de impostos. Por isso, o planejamento tributário é fundamental – esteja na categoria errada e das duas, uma: ou seu negócio estará sempre no prejuízo ou não terá preços competitivos.

Quem atua no e-commerce, seja com um site próprio ou como seller em um marketplace, pode optar por atuar no Simples Nacional (incluindo MEIs), no regime de Lucro Presumido ou no de Lucro Real. Cada um deles possui características, limites, desvantagens e vantagens. Converse com seu contador para avaliar a melhor opção para o seu caso.

2. Aproveite as vantagens de emitir nota fiscal para e-commerce

Para muitos, trata-se de apenas uma obrigação. Algo que, se fosse possível, seria eliminado da rotina. Contudo, existem muitos benefícios de emitir notas fiscais para e-commerce. Entre eles estão:

  • Estar em dia com a Receita Federal e evitar autuações;
  • Reduzir custos com o armazenamento de documentos, quando eles são emitidos eletronicamente;
  • Aumento do capital de giro, uma vez que empresas sem problemas com o Fisco têm acesso a financiamentos;
  • Presença em marketplaces: a maioria dos marketplaces exige a emissão de notas fiscais pelo lojista. Se você não puder emitir, perderá espaço no mercado;
  • Simplificação dos processos fiscais e contábeis, pois as notas fiscais eletrônicas podem ser armazenadas de uma forma organizada;
  • Otimização da logística, pois todas as notas fiscais são entregues aos clientes junto com os produtos;
  • Garantia, para o cliente, de que é possível trocar o produto se for necessário;
  • Credibilidade do negócio no mercado e capacidade de crescimento, pelo acesso a novas plataformas de marketplace.

3. Esteja atento à emissão dos documentos fiscais

O e-commerce trabalha, basicamente, com a NF-e, que é a nota fiscal eletrônica, emitida e armazenada eletronicamente, este documento é o que registra e formaliza uma operação de compra na internet, devendo sempre acompanhar o produto para sua entrega. 

A emissão da NF-e  está vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada Estado. É preciso emitir o documento e assegurar que, na entrega, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) seja enviado. Ele é uma representação simplificada da nota fiscal para e-commerce, com a chave de acesso à nota fiscal. Por meio da DANFE, o consumidor pode consultar as informações do produto e acompanhar seu trânsito até o destino. Além disso, este é o documento necessário para apresentação à Receita Federal e fiscalizações que confirmem e tornem lícita a procedência da mercadoria.

4.  Certifique-se de ter o que precisa para emitir notas fiscais

Para emitir uma nota fiscal para e-commerce, o negócio precisa ter um CNPJ estabelecido. Além disso, precisa contar com um certificado digital (que deve ser renovado periodicamente) e que serve para toda interação com a Receita Federal e a Sefaz.  Para saber a importância do certificado digital para o seu e-commerce acesse

5. Escolha o melhor emissor de nota fiscal para o seu negócio

A escolha de um software emissor de nota fiscal é muito importante para seu negócio, pois todas as transações dos clientes passarão pelo sistema. Uma solução como o Linx Fiscal Flow, que oferece facilidade para emitir, consultar e monitorar suas notas, conta com aplicação 100% em nuvem, garantindo que seu negócio cresça sem impedimentos.

Elaboramos algumas dicas importantes para que você tome a melhor decisão na hora de escolher um emissor de nota fiscal. Entre elas estão aspectos como a automação trazida pelo sistema, o envio automático de notas, integração completa e fácil a outros sistemas, bom suporte técnico e segurança cibernética. Fique atento e faça a melhor escolha!

6. Foque na unificação dos processos de negócios

Em uma operação de e-commerce, a integração dos processos de compra, venda e entrega a um sistema de gestão descomplica o trabalho e aumenta a produtividade e eficiência do negócio como um todo. Isso porque a emissão de nota fiscal para e-commerce passa a estar automaticamente conectada com a Receita Federal, com o controle de estoque da empresa e com as contas a receber do e-commerce.

O empreendedor que automatiza e unifica seus processos de negócios consegue manter sua operação mais organizada e otimiza o tempo para pensar em como crescer de forma criativa.

A emissão de notas fiscais é uma atividade muito importante do e-commerce, mas, como toda atividade de retaguarda, nem sempre é visível. Normalmente, por sinal, ela só aparece quando ocorre algum problema – que, certamente, respingará em reclamações dos clientes e afetará sua credibilidade no mercado. Por isso, busque soluções que tornem mais dinâmica e desimpedida a operação básica da sua loja, tirando o peso da burocracia e liberando você para vender mais.

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