Quais são os benefícios do 5G no varejo? Entenda!
Conectividade

Quais são os benefícios do 5G no varejo? Entenda!

Falar sobre tecnologia 5G no varejo pode parecer estranho, pois ainda estamos acostumados com a internet 3G e 4G. Na realidade, a era 5G é a evolução das anteriores e traz diversos benefícios, tanto para usuários domésticos quanto para empresas.

Isso porque o diferencial da tecnologia 5G não é apenas ter uma internet mais rápida, mas outras aplicações que vão mudar a vida das pessoas e revolucionar a forma como as empresas fazem negócio.

Neste post, vamos explicar o que é 5G e quais são as vantagens dessa novidade para o setor de varejo. Confira!

Quando a tecnologia 5G chega no Brasil?

A tecnologia 5G já chegou no Brasil desde 2020 e entrega uma internet 12 vezes mais rápida do que a 4G tradicional. No entanto, ela ainda não opera na velocidade que promete. Oficialmente, a tecnologia vai chegar ao Brasil entre maio e junho de 2021.

Apesar de a nova velocidade já ser uma realidade em algumas cidades, o objetivo da tecnologia 5G não é conectar pessoas, pois o 4G já atende a essa necessidade — mas vamos falar sobre isso somente nos próximos tópicos.

Então, a tecnologia 5G vai causar grandes impactos no cotidiano das pessoas e das empresas. Claro que essa mudança ocorrerá aos poucos, mas as companhias que fizerem proveito dessa novidade primeiramente vão sair na frente da concorrência e garantir uma vantagem competitiva ao seu negócio.

5g no varejo benefícios

Quais serão os impactos da tecnologia 5G no varejo?

Diante dos avanços da tecnologia, o relacionamento das pessoas com as marcas mudou. Atualmente, o consumidor tem voz ativa e consegue se comunicar com uma companhia por diversos canais de comunicação online. A tendência é que esse contato fique mais estreito, à medida que a implementação do 5G no varejo seja realizada.

As informações coletadas na rede sobre os clientes poderão ser utilizadas para que as empresas possam oferecer produtos certos na hora certa e entender as necessidades do consumidor, criando o que ele realmente necessita ou deseja.

Além disso, o uso do cloud computing e da realidade virtual vai gerar uma imersão de produtos e serviços a distância. Os canais de venda serão inovadores e diretamente conectados com o consumidor.

Como o 5G vai impulsionar a tecnologia no mercado?

A internet e as redes sociais criaram um perfil diferente de consumidor. Com a chegada do 5G, o público ficará ainda mais exigente, pois estará cada vez mais presente nos meios digitais e estará de olho no que as marcas fazem por lá.

Além disso, a tecnologia 5G vai criar uma demanda por novos aparelhos, pois os smartphones que temos hoje suportam apenas a conexão 4G. Essa é uma oportunidade para as empresas criarem aparelhos mais potentes, e quem sair na frente vai conseguir bons lucros.

A tecnologia 5G é essencial para o desenvolvimento e a implementação da Internet das Coisas. Dessa forma, as pessoas poderão conectar qualquer aparelho doméstico ao seu smartphone. Por exemplo: você pode verificar por meio de seu celular o que falta na geladeira e passar no supermercado para fazer as compras.

O 5G no varejo criará uma necessidade de funcionalidades específicas, que serão necessárias quando a tecnologia for implementada. Há uma gama de possibilidades e não há como prever quais produtos e serviços podem ser desenvolvidos.

A forma de as lojas físicas venderem para os seus clientes também vão sofrer impacto. Um bom exemplo é a Amazon Go, que foi inaugurada em Seattle, nos EUA. No estabelecimento, não há caixas e o consumidor acessa a loja por meio de um aplicativo no celular. Então, todos os produtos que o cliente compra são adicionados no carrinho virtual e o pagamento é feio via app.

Essa é uma forma de conexão que só será possível com a tecnologia 5G. Além de facilitar a vida do consumidor, essa novidade trará economia às empresas, pois elas não precisarão de tantos funcionários e a satisfação do cliente será melhor, visto que não será necessário que ele fique esperando na fila para pagar por suas compras.

Quais são as vantagens da tecnologia 5G no varejo?

A tecnologia 5G veio para melhorar o acesso à internet e facilitar a vida das pessoas, além de revolucionar diversos setores como varejo, transporte, medicina, entre outros. Veja algumas vantagens dessa inovação!

Mais velocidade

Uma internet rápida facilita na hora de o cliente fazer seus pagamentos. Por exemplo, uma conexão veloz ajuda no momento de fazer um Pix no varejo, pois o processo é feito de forma muito ágil. As vendas pela internet também tendem a aumentar, visto que, com uma supervelocidade, o consumidor terá mais facilidade para visualizar os produtos e finalizar as compras.

Banner CTA_Ebook Pix

Maior estabilidade

Apesar de a tecnologia 4G ser melhor dos que as anteriores, ainda é bastante comum a queda na conexão. Então, esse é um ponto que vai melhorar bastante com o 5G. Dessa forma, as empresas terão facilidade para usar ferramentas que otimizam seu negócio.

Uma estabilidade melhor ajuda na hora de usar o TEF Linx para o seu varejo, que é um sistema para realizar transações financeiras por meio de cartões de crédito e débito ou Pix. Com o 5G e a estabilidade da internet, a ferramenta será mais rápida e eficiente.

Economia de bateria

Apesar de parecer supérfluo, a economia de bateria nos celulares também é um benefício da tecnologia 5G para as empresas. A inovação vai permitir o uso de dados consumindo menos bateria, o que reduz a necessidade de carregar o aparelho, de manutenções e trocar de celulares. Esse fator traz economia ao negócio, principalmente para quem usa o WhatsApp como canal de venda e autoatendimento.

Uso simultâneo da rede

A internet 5G será mais potente, por isso, vai permitir que um número maior de pessoas fique conectado sem gerar instabilidade na rede. Esse fator será muito benéfico para transações em tempo real.

Esses são apenas algumas das mudanças da tecnologia 5G no varejo. Quando ela for implementada e expandida, as transformações serão incríveis e os varejistas devem se preparar para atender à nova demanda de consumidores que será criada.

Agora que você já sabe o que é a tecnologia 5G e quais impactos ela vai trazer ao varejo, está na hora de entender como ela deve ser usada para melhorar a experiência do cliente!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Receba nossas novidades