Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Autoatendimento, sustentabilidade e fidelização estão na lista para o Food Service em 2024. Confira as outras tendências para o próximo ano.
Como estão os preparativos para 2024 no seu restaurante? O começo do ano oferece boas oportunidades para quem quer potencializar os negócios no setor de Food Service em 2024.
Com a ajuda da tecnologia, bares e restaurantes podem oferecer uma experiência inovadora e inesquecível aos seus clientes. Mas o que está em alta no setor? É o que vamos ver no post de hoje, com 5 tendências de Food Service para 2024. Boa leitura!
Nos restaurantes, é comum vermos o garçom anotando os pedidos em uma comanda de papel. Mas essa prática, além de não ser nada sustentável, pode prejudicar o atendimento, uma vez que o papel pode ser facilmente perdido ou rasgado. Nesse caso, o cliente ficará esperando por horas o seu pedido e nunca receber a refeição.
O foco dos restaurantes deve ser oferecer uma jornada cada vez melhor e mais completa para o cliente. Por isso, lançar os pedidos utilizando dispositivos móveis é uma das soluções mais eficientes e inovadoras, que deve ser adotada em 2024 pelo setor de Food.
De acordo com dados da Linx, uma ferramenta de lançamento de pedidos mobile aumenta em 42% a produtividade do garçom. Normalmente, um garçom atende a 7 mesas, já com uma solução integrada, ele consegue atender até 10 mesas no mesmo intervalo de tempo.
Algumas soluções facilitam o registro do pedido via celular, tablet ou maquininha, seja na mesa, seja no drive-thru ou até mesmo na fila do restaurante. Essa abordagem permite também pagamentos de maneira eficiente, eliminando as etapas mais demoradas do atendimento.
A integração ao PDV garante que os pedidos sejam enviados automaticamente à cozinha, evitando erros no meio do caminho e acelerando o processo.
Assim, uma experiência que poderia ser de uma longa espera se torna rápida e eficaz. Essa é uma forma inovadora de reduzir filas, economizar tempo e, inclusive, proporcionar uma solução de excelência ao cliente por conta da rapidez na entrega.
Outra tendência que veio para ficar é o autoatendimento, já tendo se tornado exigência dos consumidores. Além da praticidade e da agilidade do atendimento, essa solução evita erros nos pedidos, já que é o próprio consumidor quem está cadastrando a sua compra.
Há diversas opções para o autoatendimento. Por exemplo, estabelecimentos menores, que não têm muito espaço para os totens tradicionais de autoatendimento e que buscam ferramentas mais acessíveis, podem investir em tablets. Os benefícios que esse tipo de equipamento proporciona são os mesmos do totem. A diferença aqui está no espaço ocupado e o valor do investimento, que são bem menores.
Assim como no PDV, o pedido registrado segue diretamente para a cozinha, que realizará o preparo considerando a ordem de compra os clientes.
É muito comum que restaurantes menores invistam no famoso cartão de fidelidade, carimbado a cada compra que o cliente realiza no estabelecimento. Quando preenche todo o cartão, o cliente recebe um brinde, como uma sobremesa ou até mesmo uma refeição completa.
O fato é que esses programas vão além do consumo frequente no estabelecimento, e a fidelidade vai além da troca de pontos. Nesse contexto, a tecnologia surge como uma grande aliada dos restaurantes, favorecendo uma gestão mais eficiente dos programas de fidelidade, partindo de um cadastro básico do cliente.
Com isso, o estabelecimento terá acesso, de maneira rápida e intuitiva, ao perfil de compra de cada cliente. Além disso, essa ferramenta permite o envio de mensagens para o público, o que permite ao restaurante oferecer um atendimento humanizado e individualizado.
Ou seja, além de receber um cupom, por exemplo, o cliente pode receber uma mensagem mais pessoal, o que faz com que ele se sinta valorizado pelo estabelecimento. Os benefícios também podem ser concedidos de acordo com o perfil do cliente, como um desconto para gerar engajamento ou para fazê-lo voltar ao local e usufruir de determinado benefício. No fim, essa estratégia ajuda no faturamento e contribui para a fidelização.
O nosso planeta pede por ações cada vez mais sustentáveis e que evitem o desperdício. Nesse cenário, o tema sustentabilidade está em alta e deve permanecer em pauta durante muitos anos. A tecnologia pode ser uma aliada dos bares e restaurantes para evitar desperdício de alimentos, a partir de um controle mais rigoroso do estoque.
De acordo com dados da Linx, quem utiliza uma solução de gestão de estoque que permite configurar a ficha técnica dos pratos tem 45% menos desperdício.
Uma solução integrada permite o cadastro da ficha técnica detalhada de cada prato que o restaurante oferece, incluindo a ficha de manipulação. Assim, além de garantir o padrão nas porções oferecidas pelo restaurante, a solução calcula o que o estabelecimento tem em estoque.
Esse processo aumenta a visibilidade em relação ao produto que precisa ser reposto ou que está sobrando no restaurante e ainda permite que o restaurante forneça ao cliente uma porção padronizada, sem exageros ou escassez. Afinal, os exageros nas porções podem gerar mais gastos ao restaurante. Já a escassez compromete a satisfação do cliente.
Essa prática bastante conhecida nos Estados Unidos e na Europa está conquistando o Brasil. Como o próprio nome diz, o cliente pega o produto no estabelecimento e vai embora, ou seja, não faz o consumo do que comprou no próprio restaurante.
Estabelecimentos Grab and Go costumam oferecer refeições prontas, balanceadas e embaladas para que o cliente apenas escolha o produto, pague e saia. Esse modelo é bastante comum em aeroportos e hotéis no exterior, para café da manhã, almoço, jantar e lanches.
Na prática, os estabelecimentos que funcionam como Grab and Go são parecidos com um mercado de proximidade aberto por 24 horas e sem atendimento de um colaborador no local. Nesse caso, o cliente paga por meio dos totens.
Por isso, o estabelecimento que quiser acompanhar essa tendência precisa aceitar diferentes meios de pagamento, o que acaba sendo também um diferencial competitivo importante. Além dos tradicionais cartões de crédito e débito, é importante possibilitar a compra via PIX e carteiras digitais. Afinal, além da comodidade de ter um estabelecimento com uma refeição saudável perto de casa, o cliente quer usar seu meio de pagamento preferido e não quer pegar filas.
A Linx tem o sistema de gestão para restaurantes mais completo do mercado, para simplificar a rotina de gestão do seu negócio, fazer um controle financeiro eficiente e oferecer um atendimento de excelência aos clientes.
A ferramenta possui diversas integrações, permitindo uma gestão completa das suas operações e o crescimento sustentável do seu negócio.
A solução de Food Service da Linx é ideal para quem quer:
Se você quer saber mais sobre como a ferramenta pode ajudar o seu restaurante, entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar a estar por dentro das tendências para Food Service em 2024.