5 pontos de atenção para atrair clientes e aumentar os lucros da sua concessionária
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5 pontos de atenção para atrair clientes e aumentar os lucros da sua concessionária

Com o uso de tecnologia, as concessionárias de automóveis podem conquistar e atrair mais clientes e mantê-los por mais tempo, o que aumenta as vendas e lucros. Saiba como fazer isso.

Todo negócio que pretende se perpetuar precisa ter uma estratégia consistente de atração de clientes. Claro que é essencial desenvolver um público fiel, mas o primeiro passo é trazê-los para o seu ambiente, fazer com que eles te conheçam e confiem nos seus produtos e serviços. Mesmo assim, é natural que alguns clientes sejam perdidos ao longo do tempo, seja porque seus hábitos mudaram, ou porque eles passaram a viver em outro lugar, ou por diversas outras razões. 

Por isso, ter uma estratégia de atração de clientes é essencial: é esse fluxo de novos consumidores que fará sua base de público se manter estável ou crescer – e com isso sua concessionária terá mais chances de sucesso. 

atrair clientes
Atrair clientes, porém, é cada vez mais difícil. O mercado competitivo está cada vez mais acirrado, os consumidores são impactados por milhares de ações publicitárias todos os dias, e o resultado disso é a diminuição da fidelidade. Para reverter esse quadro, vale a pena apostar em 5 grandes diferenciais que levam sua concessionária a atrair mais clientes todos os dias: 

Busque o cliente no ambiente digital 

Em todo o varejo, a loja que abre as portas e espera o cliente aparecer está condenada a desaparecer. Atualmente, 93% das jornadas de compra começam no ambiente digital – se sua concessionária não estiver onde o cliente está, você está fora do jogo antes mesmo do juiz apitar o início. 

Por isso, todo negócio precisa ter no mínimo um site institucional que apresente suas informações principais e permita contatar a concessionária para iniciar o relacionamento. A partir daí, construa um e-commerce para a venda de autopeças e a marcação de serviços, marque presença no Google e alimente perfis nas redes sociais que seu público mais frequenta. Para se destacar para o consumidor, é preciso estar onde ele está. 

Tenha uma boa plataforma de CRM 

Em qualquer segmento do varejo, é preciso conhecer os clientes para entregar melhores ofertas e promoções, além de personalizar o relacionamento. Por essa razão, ter uma boa plataforma de CRM é fundamental para o sucesso das concessionárias de automóveis. A automação do contato com os clientes e a gestão de quando, como e por que cada pessoa foi à concessionária permite conhecer o público para então abordá-lo como e quando for mais relevante para ele. 

Uma boa plataforma de CRM para a concessionária precisa contar com recursos como: 

  • Atendimento 100% digital; 
  • Práticas eficazes de inclusão de leads que aumentam a conversão; 
  • Integração entre canais físicos e digitais; 
  • Redução das quebras no fluxo de atendimento aos clientes. 

O CRM da sua concessionária precisa ser capaz de unificar o processo de recebimento de chamadas telefônicas e de captação de leads pelo site e redes sociais. Dessa forma, ele consegue gerenciar todo o fluxo de nutrição e atendimento ao cliente, do primeiro contato à venda – e indo além dela. 

As melhores plataformas de CRM do mercado fazem com que a concessionária utilize melhor dados dos clientes (compras anteriores, preferências e informações sobre o automóvel) para oferecer serviços personalizados e promoções exclusivas. O resultado é o aumento da confiança do cliente na concessionária e o cliente, o que gera fidelização. 

Capriche no seu e-commerce 

Hoje em dia, ter uma plataforma de e-commerce é condição essencial para que o consumidor tenha mais confiança na concessionária e consiga mais informações sobre os veículos, autopeças e serviços. Os clientes estão tão habituados ao autosserviço que, se pudessem, fariam toda a compra do automóvel sozinhos. Quem não possui uma boa presença digital perde oportunidades. 

Contar com uma boa plataforma de e-commerce permite oferecer uma boa experiência digital, que, hoje em dia, é a primeira forma de atendimento aos clientes. Assim, investir em um e-commerce é importante para gerar vendas adicionais para quem não pode ou não quer ir até a concessionária. O negócio aumenta sua base de clientes e aumenta seu faturamento. 

Automatize o agendamento de serviços 

Vivemos hoje em uma sociedade de autosserviço: sempre que possível, os consumidores (nós mesmos, quando não estamos trabalhando) preferem resolver seus problemas, necessidades e desejos pelo celular ou computador. Oferecer essa possibilidade significa ir na direção do que os clientes querem. 

Um bom exemplo é o agendamento de serviços. Ter um sistema que permita marcar pelo WhatsApp ou pelo site a revisão do automóvel ou o test drive de um veículo traz praticidade e mostra para o cliente que sua concessionária está atenta às suas preferências. Hoje nada é mais valioso que o tempo das pessoas – e quem usa tecnologia para agilizar o atendimento ganha a preferência dos clientes. 

Por isso, conte com uma plataforma de gestão que ofereça a possibilidade de agendamento de serviços. Além de trazer mais praticidade para o cliente, essa iniciativa melhora os controles da operação, permite oferecer um atendimento personalizado na prestação dos serviços e melhora a experiência do consumidor. 

Invista no pós-venda 

A venda não termina quando o cliente completou a transação. Na realidade, esse momento inicia uma outra fase cheia de possibilidades: a pós-venda. O relacionamento do cliente com o automóvel costuma durar vários anos, nos quais é necessário realizar a manutenção do veículo, promover revisões periódicas e cuidar da segurança do automóvel. 

A confiança do consumidor na concessionária passa pelo cuidado em avisar que a troca de óleo está próxima, em convidar o cliente a agendar os serviços, fazer contatos periódicos para saber se está tudo bem com o automóvel ou se é possível ajudar em algo, e muito mais. Para a concessionária, contar com peças de reposição e garantir agilidade na solução de problemas é essencial para manter os clientes e também atrair quem não foi bem atendido pela concorrência. 

Para conquistar os consumidores, você precisa ter processos internos ágeis, otimizados e sem burocracia. E para alcançar esses resultados, precisa ter em seu dia a dia recursos que facilitam os seus processos. As soluções da Linx para concessionárias atendem qualquer tipo de cenário, integram o digital com o físico e aumentam a chance do seu negócio atrair e conquistar mais clientes. 

Use a tecnologia para surpreender seu público! Fale com a gente e aumente suas vendas! 

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