Renave: 5 oportunidades para as concessionárias

Renave: 5 oportunidades para as concessionárias

O Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) traz mais economia e agilidade para as concessionárias de automóveis. Saiba como aproveitar 

As concessionárias de automóveis estão vivendo uma profunda transformação. A chegada do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) cria oportunidades de negócios e aumenta a agilidade e a eficiência das empresas. Não se trata somente de uma evolução – é um verdadeiro game changer para o setor automotivo. 

O Renave foi lançado no primeiro trimestre de 2021 pelo governo federal para simplificar, baratear e tornar mais rápido o processo de transferência de propriedade de veículos. Desenvolvido pelo Serpro com o apoio das principais entidades do setor automotivo (como Fenauto, Anfavea e Fenabrave), o sistema digitaliza uma série de procedimentos que, até agora, aconteciam manualmente. 

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É bem possível que, na última vez em que você comprou um automóvel, tenha tido que ir até um cartório, reconhecer firmas de assinaturas, consultar o Detran sobre o registro do automóvel, pagar taxas em bancos e, com tudo isso, investir um tempo razoável para fazer sua aquisição. 

Com o Renave, todo esse processo acontece online: a concessionária acessa o sistema, que se comunica em tempo real com as bases de dados do Detran estadual e da Receita Federal. Assim, enquanto a nota fiscal de compra e venda é validada na Receita Federal, o Detran é notificado sobre a transferência. 

O objetivo é gerar uma base nacional de veículos que viabilize a comunicação, o registro, o controle e o acompanhamento das transações comerciais de veículos. A digitalização das atividades de compra e venda de automóveis reduz os custos e dá mais agilidade a todo esse processo. 

Os primeiros testes da plataforma Renave Seminovos (para transferência de veículos usados) aconteceram em Santa Catarina, desde 2019. Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás adotaram o Renave em 2021. No ano passado, Pernambuco também adotou o sistema. Para a aquisição de veículos 0km, o Renave já está em operação em todo o território nacional. 

 A oportunidade de transformação 

O setor automotivo é uma referência na adoção de tecnologia e de ferramentas de gestão. Com a transformação digital dos negócios e a digitalização do comportamento dos consumidores, porém, é preciso acelerar as mudanças, rever processos e adotar novas tecnologias. 

Essa é uma cadeia de distribuição bastante consolidada, com processos estabelecidos, necessidade de regulamentação pública e transações de valores relevantes. Uma combinação perfeita para criar muitos controles e burocratizar processos. Isso faz com que a inovação aconteça em outro ritmo, com menos espaço para falhas. Em vez de testar, errar, aprender e aperfeiçoar, a inovação no setor automotivo passa por testar muito e implementar o que já está amadurecido. 

Em momentos de mudanças, surgem grandes oportunidades de transformação dos negócios. É isso que acontece hoje com a implantação do Renave. Por isso, é preciso estar atento. 

5 grandes vantagens para as concessionárias 

O Renave traz uma série de benefícios para todo o ecossistema automotivo. A Receita Federal e os Detrans estaduais, por exemplo, têm conseguido reduzir a informalidade nas transferências de veículos, aumentando a arrecadação de impostos e fortalecendo seus controles. Já os consumidores reduzem os custos de compra e venda, além de poderem contar com uma jornada de compra simplificada: o Renave torna muito mais fácil fazer transações com automóveis. 

Para as concessionárias, o Renave representa uma transformação. É a chance para que seus negócios migrem definitivamente para a era digital e acompanhem a evolução do comportamento dos clientes. O sistema resolve uma série de incertezas, dúvidas e dificuldades que, até agora, eram consideradas inevitáveis na compra e venda de automóveis. 

Entre essas vantagens estão: 

1) Segurança para o cliente e para a concessionária 

Na base das transações feitas com o Renave está a certificação digital, o que traz mais segurança para o processo de compra e venda. A digitalização das informações faz com que o automóvel possa ser acompanhado ao longo de sua vida e permite que qualquer atualização do status do veículo seja disponibilizada em tempo real. Isso reduz as possibilidades de fraude e aumenta a confiança do cliente em todo o sistema. 

2) Redução de custos diretos e indiretos 

Quando bem realizada, a evolução tecnológica diminui os custos dos negócios, aumenta a velocidade dos processos e gera mais eficiência. É o que acontece com o Renave: a digitalização e a comunicação online das informações para os órgãos competentes reduzem o tempo gasto para a transferência de veículos e diminuem taxas e custos cartoriais. A concessionária consegue, com isso, aumentar o giro de seu estoque e gasta menos tempo em cada transação. É aumento direto de produtividade! 

3) Ganho de eficiência operacional 

O Renave também aumenta os controles que a concessionária tem sobre seu negócio. Como os estoques de veículos passam a ser atualizados em tempo real, um automóvel adquirido já pode ser disponibilizado em seu catálogo. Assim que ele é vendido, é retirado do catálogo, evitando novas propostas e frustrações para os clientes que chegaram depois. 

Ao ter a posição do estoque em tempo real, a concessionária passa a ter mais segurança em suas ações de vendas. Ao diminuir o tempo em que um veículo está “sendo vendido”, o negócio ganha agilidade. Outro ponto muito importante é que a aceleração da venda faz com que os recursos financeiros estejam disponíveis mais rapidamente para a concessionária, reforçando seu giro de caixa e preservando sua saúde financeira. 

4) Mais independência financeira 

Uma ferramenta importante para a gestão das concessionárias é o financiamento de negócios. O uso do estoque como garantia para empréstimos ou a antecipação de recebíveis são modalidades importantes para o negócio e que são facilitadas pelo Renave. O registro atualizado e confiável dos veículos em estoque faz com que a concessionária consiga financiamentos em taxas melhores, aumentando a saúde financeira do negócio. 

5) Aumento das vendas online 

Uma das grandes dificuldades para o desenvolvimento das vendas online de automóveis sempre foi a posição do estoque. É mais difícil garantir que o veículo desejado esteja fisicamente disponível quando existe uma demora na atualização do status. O Renave elimina essa demora e traz precisão para os estoques. Isso permite que uma concessionária mostre em seu site somente os veículos que efetivamente estão disponíveis – com atualização em tempo real. É uma experiência de compra muito mais eficiente. 

A expansão do Renave para os principais mercados brasileiros em 2022 representa um grande passo na digitalização das concessionárias de automóveis. Este é um momento importante para acompanhar a evolução do comportamento dos consumidores e gerar novas oportunidades de relacionamento com o público. Concessionárias que estejam preparadas para lidar com esse novo momento estarão em vantagem.   

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