Acontece nos próximos dias 3 e 4 de outubro a oitava edição do Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios. Considerado um dos mais importantes eventos do setor, o encontro deste ano tem como foco discutir estratégias para os empreendedores que buscam inovação na gestão dos seus negócios.
Realizado pelo Grupo Bittencourt, o fórum, que acontece no teatro do Shopping JK Iguatemi, contará com a presença de grandes nomes do franchising brasileiro e mundial. Entre os principais destaques, estão figuras como Altino Cristofoletti, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Luiza Helena Trajano, fundadora da Magazine Luiza, Graciela Kumruian, COO da Netshoes, Jeremy Vitaro, vice-presidente de desenvolvimento internacional da Dunkin’ Donuts, e muito mais.
Além de contarem suas histórias de sucesso, os palestrantes convidados também serão responsáveis por mostrar aos empresários presentes as principais tendências do mercado – tanto no Brasil como mundo afora. Desde sua criação, o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios tem ajudado empreendedores do país, contribuindo de forma prática para o crescimento das redes de franquias brasileiras.
Compartilhando deste mesmo objetivo, a Linx, líder no fornecimento de software de gestão para o varejo no Brasil, está presente como co-realizadora do evento. E o vice presidente de operações da Linx, Jean Klaumann, também será um dos destaques do evento, discutindo e tirando dúvidas sobre a transformação digital na relação entre marcas e consumidores.
Se ainda não está convencido de que este evento é importante para o sucesso do seu negócio, separamos alguns dos destaques do Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, encontro que terá cobertura do Blog da Linx.
Confira:
1- Aprenda com os melhores
Quem tiver a oportunidade de assistir à palestra de uma empreendedora como Luiza Helena Trajano, fundadora da Magazine Luiza, não se arrepende. Com uma história inspiradora, a empresária vai contar todos os detalhes de sua trajetória de sucesso para o público. Uma oportunidade ótima para quem tem interesse no setor tirar dúvidas com uma das maiores representantes comerciais do país.
Quando a empreendedora assumiu os negócios da família, a empresa era apenas uma rede de lojas do interior de São Paulo. 25 anos após assumir o negócio, transformou a marca em uma das maiores do mercado, se equiparando aos principais players, como Casas Bahia, Pontofrio e Lojas Americanas. Entre as principais inovações que Luiza trouxe ao negócio, estão a criação da primeira loja virtual do mundo. O conceito, criado pela marca, transformou a Magazine Luiza em um dos maiores representantes do e-commerce nacional. Além disso, consegue aliar em seu negócio produtividade com o alto desempenho de seus funcionários. A empresa chegou a conquistar o primeiro lugar na lista de melhores empresas para trabalhar, promovida pela Revista Exame em parceria com o Instituto Great Place to Work.
2- As maiores associações do setor
Não há nada que dê mais credibilidade a um evento do que o apoio das principais associações do setor. No Fórum de Franquias deste ano não é diferente. Quem abre o encontro organizado pelo Grupo Bittencourt é ninguém menos que Altino Cristofoletti, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), maior representante do setor no país.
Altino Cristofoletti é fundador da rede de franquias Casa do Construtor e franqueado dos Correios. Em 2011, foi eleito empreendedor Endeavor, um dos mais importantes reconhecimentos do empreendedorismo brasileiro. A Casa do Construtor é a maior rede de aluguel de equipamentos de pequeno porte da América Latina, atuando no mercado de construção civil, limpeza e jardinagem. Inaugurada em 1993, a rede conta com mais de 200 unidades espalhadas por todo o Brasil.
Além da ABF, quem também terá um momento reservado será o grupo Mulheres do Brasil, liderado pela já citada Luiza Helena Trajano. Composto por mulheres de diferentes segmentos, o grupo se reúne mensalmente para discutir e propor ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.
3- Ideias de outro mundo
Para trazer ideias novas ao mercado brasileiro, a edição deste ano contará com a presença de empresas multinacionais, como as redes de franquias Dunkin’ Donuts, Carls’ Jr. e Remax. Os representantes das tradicionais redes vão discutir temas de extrema relevância para o empresariado brasileiro, como práticas de bom relacionamento com seus franqueados, internacionalização dos negócios e engajamento dos funcionários.
4- Como o digital pode transformar seu negócio
Um dos principais desafios para os varejistas é lidar com os novos tipos de consumidores. Preocupados com o impacto do meio digital no mercado, o evento este ano traz alguns convidados com o foco no consumidor Omni Channel. Para discutir o tema, Jean Carlo Klaumann, vice-presidente de operações da Linx, faz palestra no segundo dia de fórum, mostrando ao varejista como atingir satisfatoriamente esse público por meio de estratégia e da excelência na execução.
Quem também traz um caso de sucesso sobre o tema é Graciela Kumruian, COO da Netshoes, que vai contar um pouco da história da gigante do e-commerce que começou em uma pequena sala em frente ao Mackenzie e se tornou uma das maiores marcas do país. Graciela vai contar o que a empresa está fazendo para seguir crescendo de maneira sustentável, chegando a movimentar cerca de R$ 1,2 bilhão por ano.
A executiva também conta sobre o caso Shoestock, mais recente case da casa. Marcando o retorno da marca ao mercado, a executiva conta como a empresa fez a integração de canais por meio da aplicação de tecnologia no ponto de venda, possibilitando uma experiência do varejo online para o offline, sem deixar de ser apelativa para a experiência de consumo.
5- O que as startups podem ensinar às franquias
Na edição deste ano, o fórum vai contar com a participação de palestrantes do setor de startups. O objetivo é trazer um novo olhar ao mundo das franquias. Nesse nicho de mercado, é comum encontrar um mindset diferente, em que a tomada de decisão precisa ser mais rápida, com menos complicação. Palestrantes vão indicar como as franquias podem testar novas possibilidades de acordo com o feedback rápido dos seus clientes, método comum entre as startups. Dessa forma, é possível que as redes de franquias aprendam que “fracassar” pode ser uma oportunidade para evoluir – e essa pode se tornar uma oportunidade para obter o sucesso.
Para discutir o tema, a Porto Seguro vai levar um representante da Oxigênio, aceleradora de startups que estimula o empreendedorismo e tem como principal objetivo oferecer suporte aos jovens. A técnica tem dado certo, trazendo inovação para que a seguradora pudesse se revigorar depois de 45 anos no mercado.
Para mais informações, acesse: forumdefranquias.bittencourtconsultoria.com.br