5 estratégias para evitar carrinhos abandonados nos e-commerces

5 estratégias para evitar carrinhos abandonados nos e-commerces

Se tem algo que deixa o empreendedor preocupado nas vendas online é: carrinhos abandonados. Por isso, é importante ter algumas estratégias para reverter esse cenário. 

Os carrinhos abandonados em um e-commerce é um grande problema, pois nada adianta atrair o cliente e deixar ele desistir na reta final. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 78% dos compradores têm o hábito de abandonar o carrinho em compras online e os motivos estão relacionados a fatores como segurança, confiabilidade e frete. 

Diante desse cenário desafiador, o lojista precisa colocar em prática algumas estratégias para recuperar as vendas no ambiente digital, para que as conversões possam aumentar garantindo assim a saúde do empreendimento.

carrinhos abandonados

Se você está passando por esse problema de carrinhos abandonados no seu e-commerce, vamos te ajudar a reverter esse quadro com algumas dicas. Confira!

1. Informações completas antes do checkout

Para que o cliente não tenha problema na hora de finalizar a sua compra, disponibilize as informações sobre o produto, entrega e pagamentos no carrinho de compras. Assim, o cliente tem uma visão geral do que está comprando. Outro ponto que o lojista deve levar em consideração, é oferecer para o consumidor a opção de simulação do frete, dessa forma ele terá uma transparência dentro do site. Não se esqueça de deixar sua política de venda do seu site em um local de fácil acesso para que o cliente tire suas dúvidas. 

2. Avalie as opções e prazos de entrega

O ideal é oferecer várias formas de entrega para atender a necessidade do cliente. Por isso, tenha fornecedores logísticos que ofereçam opções de entrega econômicas e uma de envio expresso. Além dessas opções, o lojista também pode oferecer frete grátis em algumas situações, como: compras acima de um valor fixo ou para determinadas regiões. 

3. Tenha um checkout objetivo

Se você não quer que seus clientes deixem carrinhos abandonados no seu e-commerce, é preciso garantir uma experiência de pagamento rápida e prática. Para oferecer um checkout rápido, transparente, intuitivo e responsivo, se faz necessário estruturar os processos em poucas etapas e solicitando apenas informações necessárias para a conclusão de compras. 

4. Diversifique as formas de pagamento

Para que seu cliente encontre a opção de pagamento que atenda sua preferência, o lojista precisa diversificar os meios de pagamentos dentro do e-commerce. Pix, boletos, cartão de crédito e débito, opções de parcelamento, link de pagamento, carteiras digitais são opções importantes e que são vistos com frequência no comércio eletrônico. 

5. Notificações push

As notificações push são aquelas mensagens que são enviadas no site ou nos aplicativos, para que os consumidores vejam as promoções e novidades da loja ou lembrá-los de produtos que ficaram nos carrinhos abandonados. 

Para recuperar a venda, pode ser enviada mensagem personalizada anunciando algum benefício para os itens abandonados ou reforçando o gatilho de urgência de que as unidades do produto estão acabando.

Os carrinhos abandonados no e-commerce é um sinal que o checkout não está objetivo, que a jornada de compra não está transparente e as vendas estão paralisadas. Mas, para ajudar na resolução desses problemas é necessário contar com a tecnologia, como uma boa plataforma, como a Linx Commerce, que oferece um checkout que foi desenvolvido para facilitar a venda. Além de ser adaptado para qualquer tipo de dispositivo, o lojista tem menos burocracia e complicações ao usar nossa ferramenta. 

A Linx Commerce ainda é capaz de integrar as lojas do mundo físico e online, e toda a complexidade da operação omnichannel. Com nosso checkout é permitido que seus clientes façam parcelamento, paguem com dois cartões, boletos e outros recursos importantes para facilitar a decisão do consumidor a não deixar os carrinhos abandonados no site. 

Outra novidade que temos no sistema é a solução Linx Chat Commerce, que permite que o lojista envie SMS para o cliente que deixou o carrinho abandonado na loja virtual.

Se você ficou interessado, entre em contato com nosso time e veja como vamos transformar seu e-commerce e melhorar a conversão do seu e-commerce.

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