5 estratégias para criar uma campanha de desconto no seu e-commerce

5 estratégias para criar uma campanha de desconto no seu e-commerce

Para ter sucesso na campanha de desconto do seu comércio eletrônico é preciso definir o objetivo, segmentar o público, aproveitar as datas sazonais, fazer uma boa divulgação e atrair o cliente pelo frete.

Quando se oferece uma boa promoção com condições especiais de compras, qual consumidor não vai gostar? A marca que realiza essa estratégia pode ter um grande diferencial em relação aos concorrentes e ainda atrai mais clientes para aquecer as vendas do negócio. Contudo, para realizar uma campanha de desconto que mantenha a lucratividade é preciso de um planejamento estratégico, com objetivos e preferências do público-alvo bem definidos. 

As reduções dos preços precisam ser aplicadas de maneira organizada e com alguns critérios. Atualmente, dentro dos e-commerces encontramos formas comuns, como: desconto por porcentagem, frete grátis, desconto progressivo, cupons e códigos promocionais, programas de fidelidade, dentre outros. 

campanha de desconto

Para te ajudar a criar uma campanha de desconto no seu e-commerce, separamos cinco estratégias que podem ser implantadas no seu varejo digital. 

1. Segmente o público certo

Quando se cria uma campanha de desconto é indispensável planejar para quem será destinado os descontos. Por isso, é importante segmentar os públicos do seu e-commerce seguindo alguns perfis, interesses, hábitos de consumo e o que o cliente tem preferência. Dessa forma, é possível criar campanhas personalizadas para diferentes tipos de consumidores, e assim, o resultado será mais assertivo. 

2. Defina o objetivo da promoção

Para que uma campanha de desconto seja um sucesso é preciso definir qual será o objetivo que ela deseja alcançar, como: conquistar novos consumidores, fidelizar clientes, lançar produtos novos ou dar saída para aqueles que estão parados no estoque. Após decidir a motivação, é importante estabelecer as metas que deseja atingir. Assim, no final da campanha será possível mensurar como foi os resultados e saber se o objetivo foi atingido.

3. Aproveite datas comemorativas

Durante todo o ano, o calendário do varejo digital é cheio de datas comemorativas que podem ser aproveitadas para aumentar as vendas através de promoções sazonais. Por isso, é importante entender o nicho da sua loja e o perfil do seu cliente para criar campanhas de descontos especiais para o seu público.

4. Ofereça um frete atrativo

Um frete com valor muito alto pode fazer com que o cliente abandone o carrinho. Diante desse cenário, é importante oferecer vantagens na taxa de entrega para aumentar as conversões e atrair mais consumidores. Mas, sabemos que muitos lojistas não têm condição de oferecer frete grátis, por isso ofereça essa vantagem se o cliente comprar acima de um determinado preço. Assim, o cliente será motivado a comprar mais produtos, e consequentemente, aumentar o ticket médio. 

5. Planeje a divulgação da campanha

Para que seus clientes saibam das promoções é preciso planejar como será feito a divulgação. Atualmente, existem diferentes canais que isso pode acontecer como: mídia paga, redes sociais, e-mail marketing, banners e pop-ups dentro do próprio site.

Outro detalhe interessante para usar na divulgação das campanhas é o gatilho mental de urgência, que pode ser um técnica de persuasão poderosa. Quando se cria uma campanha de desconto com data de validade, os consumidores serão incentivados a aproveitar o benefício naquele momento. 

Além dessas dicas, o lojista precisa contar com um suporte tecnológico para gerenciar as ações promocionais. Para te ajudar nisso, a Linx tem a solução certa que vai organizar as suas campanhas, que é a plataforma Linx Reshop

Ela está integrada à nossa plataforma Linx Commerce, e ainda disponibiliza uma ampla variedade de ferramentas para estabelecer e fortalecer o relacionamento com o cliente, ao mesmo tempo em que auxilia na análise dos perfis dos mesmos. Por meio da automatização das campanhas, é possível manter um contato constante com o consumidor, o que contribui para a fidelização e o aumento das vendas. Além disso, a coleta de dados proporciona informações essenciais para embasar as decisões futuras.

Quer saber mais? Entre em contato com nosso time e veja como integrar essas soluções e impulsionar as vendas do seu e-commerce.

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