5 estratégias para aumentar as vendas no varejo em 2024
Meios de pagamento

5 estratégias para aumentar as vendas no varejo em 2024

À medida que nos aproximamos do fim do ano, entramos em um período em que os comerciantes avaliam o desempenho da sua operação e coletam informações cruciais para orientar o planejamento estratégico focado em aumentar as vendas no varejo dos próximos meses. Diante desse cenário, e levando em consideração a rápida transformação digital, aliada às mudanças nas preferências dos consumidores, torna-se essencial que os varejistas adotem estratégias inovadoras, criativas e que os diferenciam da concorrência para se destacar no próximo ano. 

Neste artigo, exploraremos 5 táticas para aumentar as vendas no varejo em 2024. 

vendas no varejo

Omnicanalidade 

A integração entre os canais online e offline tem se tornado mais importante do que nunca para aumentar as vendas no varejo. A estratégia omnichannel, já consolidada como uma tendência no cenário global, tem sido amplamente adotada por diversas empresas no Brasil e ao redor do mundo. A adaptação se torna necessária, dado que os consumidores modernos buscam por uma experiência de compras mais integrada e coesa, onde possam pesquisar online, comprar na loja física e vice-versa. De acordo com a pesquisa “Tendências do Varejo 2024”, realizada pela Opinion Box, 77% dos consumidores gostam que as lojas físicas e online estejam integradas. 

Para isso, é necessário garantir que os sistemas de gestão, principalmente os que oferecem ferramentas voltadas para estoque, estejam integrados às plataformas de compra e pagamento, proporcionando uma transição fluida entre todos os pontos de contato com o cliente. 

Experiência do cliente aprimorada 

Aprimorar a experiência do cliente é uma estratégia certeira para atraí-lo e retê-lo. Invista em tecnologias que personalizem a jornada do consumidor, desde a descoberta do produto até a compra. Ainda sobre a pesquisa da Opinion Box, um dado bastante interessante foi levantado: 72% dos respondentes esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar os seus interesses. Além disso, 64% indicam marcas com as quais já tiveram experiências personalizadas. 

Uma boa estratégia, nesse sentido, é considerar a diversificação de pagamentos na jornada de compra do cliente. No momento em que você oferece opções de acordo com a necessidade e a disponibilidade de quem compra na sua loja, uma experiência individual e memorável pode ser criada. 

Não somente isso, conte com sistemas que possam coletar informações completas dos consumidores, como é o caso de ferramentas de CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente). Uma vez que o seu negócio tem acesso aos dados de compra e comportamento do cliente, é possível personalizar ainda mais a experiência de cada um. Promoções e ofertas de produtos, geradas a partir do histórico de compras ou de pesquisas, é um exemplo disso. 

Capacitação da equipe de vendas 

Uma equipe bem assistida e motivada pode fazer toda a diferença nas vendas. Considerar treinamentos periódicos com o time é uma estratégia importante para aprimorar as habilidades de atendimento ao cliente, as técnicas de vendas e os conhecimentos sobre os serviços e produtos do estabelecimento. 

Aqui, é interessante considerar o investimento em tecnologias para facilitar o trabalho dos colaboradores e, consequentemente, gerar aumento da produtividade de equipe. Um exemplo são as soluções de meios de pagamento integradas ao software de gestão. A partir do momento em que os funcionários deixam de fazer os lançamentos e conferências manuais de cada uma das vendas, eles têm maior espaço para atuar em funções e tarefas mais estratégicas para o negócio, gerando entregas mais eficientes e maiores resultados para a empresa pensando em aumentar as vendas no varejo. 

Tecnologias de pagamento avançadas 

Facilite o processo de pagamento para os clientes, adotando tecnologias inovadoras. Carteiras digitais, pagamento por aproximação (contactless), links de pagamento e Pix estão se tornando mais comuns na jornada de compra do cliente.  Além de oferecer conveniência, as novas formas de pagamento podem aumentar a segurança e a confiança dos consumidores durante as transações, principalmente se essas soluções estiverem integradas ao ERP (Enterprise Resource Planning) – sistema de gestão da sua empresa. 

Reforçando o ponto da segurança, a partir do momento em que o Pix, o link de pagamento ou até mesmo a sua maquininha está integrada ao ERP, inserir valores manualmente e correr o risco de falhas humanas (ou até mesmo fraudes) deixam de ser uma preocupação. Todos os processos ocorrem de forma automática, com base no cadastro de cada um dos produtos e de seus respectivos valores dentro do sistema.  

Análise de dados para tomada de decisão 

A análise de dados é uma ferramenta poderosa para entender as tendências do mercado e as preferências dos consumidores. Utilize-as para antecipar as demandas, otimizar os níveis de estoque e ajustar as estratégias de marketing em tempo real. Essas ações não só melhoram a eficiência operacional, como garantem que as iniciativas estejam alinhadas com as expectativas de mercado. 

Quando combinamos os dados que temos disponíveis, conseguimos chegar a níveis de análises muito mais aprofundados. Saber as preferências dos consumidores através da ferramenta de CRM; entender os níveis de oferta e demanda pelo sistema de gestão de estoque; e ter uma visão completa do seu caixa por meio de soluções financeiras, individualmente, trazem informações interessantes para o negócio, porém, quando integradas, proporcionam uma visão completa e preditiva da operação.  

Ao combinar todas as estratégias e informações que levantamos ao longo do texto, os varejistas estarão preparados para enfrentar os desafios e aproveitar o cenário previsto para 2024. A flexibilidade, inovação e um profundo entendimento das necessidades do cliente serão os pilares que sustentarão o sucesso competitivo no mundo do varejo. 

Baixe o nosso Calendário de Datas Comemorativas de 2024 e comece já o seu planejamento estratégico! 

calendario datas do varejo 2024

Conheça a integração Stone e Linx 

Desde 2020, a Linx e a Stone se uniram para desenvolver soluções que entregam uma experiência de compra completa para todos os clientes, em um único lugar.  Para conhecer mais sobre as soluções e ver como podemos te ajudar nessa integração, entre em contato por aqui.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!