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5 estratégias para atrair clientes no posto de combustível

5 estratégias para atrair clientes no posto de combustível

Ofereça a melhor experiência para o consumidor para conquistá-lo

A atração de clientes é um grande desafio para os postos de combustível, cujo produto principal é uma commodity, e seu maior diferencial é o preço. Porém, usando boas estratégias para chamar a atenção dos consumidores, é possível aumentar o fluxo de pessoas no posto e fazer com que os clientes retornem. 

Veja, a seguir, como colocá-las em prática:

 

  • Investir em loja de conveniência e serviços adicionais

 

Oferecer um mix de produtos e serviços diversos em postos de combustível é uma das principais formas de atrair o público-consumidor. Um bom exemplo é ter no posto uma loja de conveniência. De acordo com uma pesquisa da CVA Solutions, depois do abastecimento e calibragem de pneus, a loja de conveniência é o serviço mais procurado no posto pelos usuários. Para a pesquisa, foram ouvidos mais de 5 mil consumidores de todo o País, e quase metade (48,2%) costumam comprar na loja.

A oferta de serviços adicionais também ajuda a chamar atenção do comprador, levando praticidade para a sua rotina. Os postos que reúnem abastecimento e serviços como calibragem, lavagem e troca de óleo acabam ampliando o leque de ofertas do negócio e resolvendo pendências do consumidor, que procura agilidade quando vai ao posto de gasolina. Isso não só atrai clientes como ajuda a conquistá-los para que retornem mais vezes ao posto.

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  • Tornar o local mais atrativo e seguro

 

A segunda estratégia para potencializar resultados no posto está ligada a um dos fatores de desempenho que influenciam no nível de satisfação dos consumidores: a segurança. Para oferecer ao cliente aquilo que ele deseja – boas experiências -, é preciso pensar, primeiramente, se a estrutura e os equipamentos, assim como a aparência das instalações físicas do posto, estão funcionando bem. 

Afinal, a primeira impressão impacta a experiência de compra, e ter uma infraestrutura qualificada e preparada para receber os clientes da melhor forma é que pode determinar se o consumidor vai ou não comprar combustível de você. Portanto, invista na fachada do negócio e equipe o local com produtos de qualidade. Pense, também, nos acessos do posto. É preciso que eles estejam bem posicionados em relação a rodovias, ruas e avenidas, oferecendo segurança a todos que ali frequentam.

 

  • Usar estratégias de marketing diferenciadas

 

Grande parte das estratégias de atração de clientes estão centradas nas ações de marketing e relacionamento. Com a ampliação de canais de contato, é possível ir além dos banners e letreiros luminosos para atrair consumidores nos postos de combustíveis.

Para chamar a atenção, as mídias sociais acabam sendo um ótimo meio de atração e, depois, de engajamento. A partir de anúncios, os gestores e equipes de comunicação, vendas e marketing podem promover ofertas, descontos, divulgar os programas de fidelidade e oferecer vantagens para aqueles que são clientes fiéis da marca.

A personalização, nesse caso, funciona muito bem. Por canais como Facebook e Instagram, por exemplo, é possível direcionar as comunicações para os diferentes perfis de consumidores, entregando conteúdos pensados para cada um.

Além disso, priorizar um bom atendimento também faz parte deste processo. Não basta apenas estar presente nos mais diversos canais sem estar disponível para responder o consumidor ou interagir com ele. A ideia é que a mesma qualidade de atendimento que acontece na pista de abastecimento seja feita também pelos canais de divulgação do negócio.

 

  • Criar programas de fidelidade atrativos

 

Outra forma de atrair mais clientes é por meio de programas de fidelidade, que ajudam a trazer o consumidor para perto do negócio. No mercado, existem diversas formas de gerar vantagens para o consumidor. Os programas de pontuação, por exemplo, são uma ótima saída para gerar benefícios ao cliente e, depois, fidelizá-lo com compras que geram pontos que podem ser trocados por desconto em combustível, cinema, milhas aéreas, shows, eventos e outros benefícios.

É possível, também, ampliar o leque de opções formando os clubes VIPs e permitindo o cashback, um programa de recompensa por reembolso, assim como incluir no escopo de estratégias promoções de fácil acesso. Basta o consumidor se cadastrar no site e ele tem acesso a promoções, como descontos nos serviços oferecidos pelo posto, por exemplo. 

Além disso, uma alternativa que funciona bem é oferecer vantagens diferenciadas em dias específicos da semana. Por exemplo, toda sexta-feira dar desconto de 5% no preço do combustível para quem encher o tanque. Com isso, você acaba recebendo visitas de consumidores com mais frequência, e é possível que eles se transformem em clientes fiéis da sua marca.

 

  • Chamar atenção para datas comemorativas

 

As datas comemorativas impulsionam todos os segmentos do varejo, e nos postos de combustível, não é diferente. Em momentos como o Natal, Ano Novo e Páscoa, o fluxo de pessoas circulando pelas estradas é grande, e essa é uma ótima oportunidade para os donos de postos de combustível atraírem clientes.

Mais de 80% dos consumidores param nos postos de combustíveis em suas viagens de acordo com a mesma pesquisa da CVA Solutions. 

Nestes momentos, é importante estar preparado para receber um volume maior de consumidores. Faz parte deste processo ter uma boa quantidade de estoque de combustível disponível para atender todos, usando, para isso, ferramentas de gestão que ajudam no planejamento da compra, verificando de forma precisa a necessidade de reposição. 

Essas situações também podem ser usadas para promover os produtos e serviços do posto. Entre eles, a troca de óleo e calibragem dos pneus para aumentar o ticket médio na data, assim como as mercadorias da loja de conveniência que mais têm a ver com a data celebrada, como os chocolates na Páscoa e espumantes no Ano Novo, por exemplo. 

A oferta de brindes para quem abastece também pode funcionar muito bem. E não esqueça de aumentar as vantagens dos participantes dos seus programas de fidelidade nestas datas – muitas vezes, eles precisam de incentivos, como maiores descontos em períodos movimentados para que a sua marca permaneça na memória do consumidor.

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