E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Vivemos novos tempos, com novos hábitos e comportamentos. O consumidor, hoje, tem poder e informação na palma da mão, é dono da decisão de compra e não se incomoda de mudar de ideia, de produto e até mesmo de loja. Aliás, ele sequer precisa ir até uma loja, pois consegue adquirir o que bem entender estando em qualquer lugar. E essa conveniência de poder comprar quando, como e de onde quiser é uma realidade que não pode mais ser ignorada.Portanto, é hora de tornar o seu varejo omnichannel, quebrando a barreira entre o offline e o online e oferecendo uma experiência integral ao seu público.
De acordo com dados do Statista, as vendas globais de e-commerce no varejo chegarão a US$ 4.5 trilhões nos próximos dois anos. Outro dado interessante vem de uma pesquisa do Google mostrando que, entre 2010 e 2015, foi registrada uma diminuição de 57% no número de passos dos clientes nas lojas físicas – mas as vendas triplicaram. Ou seja, as pessoas chegam às lojas mais bem preparadas e decididas, porque já utilizaram antes as plataformas digitais para escolher os produtos que desejam. E para elas é tudo o mesmo ambiente: seja a tela do smartphone, o app ou a loja física.
Motivos para abraçar a omnicanalidade não faltam. Afinal, seguramente você quer que o seu negócio seja relevante e ganhe a preferência do consumidor, certo? Os lojistas disputam um lugar na mente e no coração do consumidor – mas para isso, têm que agir de acordo com o que ele busca: experiências altamente satisfatórias com interação ágil, sem interrupções e com a mesma qualidade, independentemente do canal escolhido.
Confira, a seguir, as dicas que reunimos para ajudar a tornar o seu varejo omnichannel e atingir os melhores resultados possíveis.
Assim como as pessoas, as marcas têm (ou devem ter) uma personalidade única. Quem é você? Como sua marca se comunica? Descubra o tom de voz da sua marca, isto é, estabeleça como a sua empresa vai interagir com o público para ter sempre conteúdo e ofertas mais alinhadas com o que ele demanda, proporcionando boas experiências para conquistá-lo.
A marca deve passar credibilidade ao público para inspirar confiança, gerar engajamento dos clientes e transformá-los em fãs. Portanto, é crucial definir o tom de voz ideal para essa comunicação, enriquecendo as experiências dos consumidores com sua marca e oferecendo a eles ainda mais informação sobre os valores que você quer transmitir.
Quem percorre sua loja física? Quem são as pessoas que acessam seus canais de comunicação como blog, redes sociais, etc.? Como esse público interage com a sua marca? Quem consome o conteúdo que você oferece? Essas e (muitas) outras perguntas devem ser feitas e respondidas: o objetivo é conhecer profundamente o seu cliente e suas demandas.
Afinal, ele está no centro de tudo: é a confiança e a preferência dele que a sua marca busca, é com ele que sua empresa procura se comunicar da melhor forma. Assim, entendê-lo, saber de onde ele vem, o que ele quer, como prefere pagar, em que plataformas é mais atuante, que tipo de conteúdo o atrai, é fundamental para que sua estratégia omnichannel traga ótimos resultados.
Marina Pereira, gerente de P&D da GS1 Brasil
No mundo single channel, ao consumidor só havia uma opção: ir até a loja. O multichannel veio trazer mais facilidade ao cliente, oferecendo mais canais de comunicação com processos rápidos e simples – o telefone, por exemplo – e informações fragmentadas. O crosschannel interligou e cruzou as informações, tornando mais cômodo o processo de compra – mas ainda sem unificação dos canais. Agora, em plena era da informação, a palavra de ordem é integração.
E isso tem tudo a ver com ser omnichannel, isto é, mais do que simplesmente realizar uma compra, o que interessa aqui é a experiência com a marca. O varejo deve usar inteligência para atender a visão holística do consumidor, para quem o mundo já é omnichannel: ele não vê mais diferença entre loja física e virtual, enxerga a marca e espera que ela o atenda e interaja com ele no mesmo tom, com a mesma agilidade, do mesmo modo e oferecendo as mesmas informações, preços e condições, seja qual for o canal utilizado.
As informações que você precisa estão nos dados internos e externos captados pela sua empresa e equipe. Os rastros que o público deixa na internet, as interações dos consumidores com a marca (e com a concorrência) por meio de sugestões, opiniões, críticas e recomendações: tudo é informação que, bem analisada e trabalhada, pode gerar insights poderosos para alinhar e aperfeiçoar ainda mais o relacionamento com o público.
Testes, podcasts e quizzes, newsletters, artigos, ebooks e outros conteúdos ricos podem ser oferecidos ao público e, para acessar esse material, o cliente deixa seu e-mail, cidade ou outras informações solicitadas pela marca. Assim, seu e-commerce vai construindo perfis precisos e relacionamentos sólidos com clientes que podem vir a ser fãs da marca. É importante, ainda, mencionar o cuidado necessário para lidar com os dados dos clientes com segurança e confidencialidade – e deixá-los saberem que existe essa preocupação.
Para que tudo funcione com perfeição, é muito importante que todas as equipes e áreas estejam a par do que acontece. Os objetivos, as ações, as estratégias e as metodologias do negócio têm que ser claras para todos, de maneira que entendam os valores e a missão da empresa, possam trabalhar integrados e contribuir ativamente para o melhor resultado da organização.
Os colaboradores também são uma fonte importante de informações, pois estão muito próximos dos clientes – e eventualmente têm contatos com a concorrência ou seus consumidores. Para interagir com excelência com esse consumidor informado e empoderado, sua equipe também deve ser capacitada e bem informada, transmitindo confiança, segurança e gerando credibilidade.
É importante posicionar bem o seu e-commerce neste mercado digital tão concorrido. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender por que é chegada a hora de você decidir tornar seu varejo omnichannel.
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