5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
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5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce

A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. 

Quando se começa a vender online, muitas pessoas acreditam que o sucesso só depende de uma estrutura tecnológica e estratégias bem desenvolvidas. Mas, na verdade, a credibilidade da loja virtual é um fator decisivo para a jornada de compra do consumidor, e para isso, é preciso ter avaliação de clientes sobre a experiência com o produto.

A confiança com a marca só é desenvolvida quando começam a crescer no segmento, ou seja, o cliente já conhece como funciona o processo da empresa.  Dessa forma, quando um e-commerce se preocupa com o feedback do seu cliente, consequentemente, o negócio consegue saber a visão do consumidor sobre o produto ou serviço. 

Essa prática de avaliação de clientes é muito importante para o comércio eletrônico. Por isso, separamos algumas dicas de como incentivar essa opinião do cliente dentro dos e-commerces

avaliação de clientes

Avaliação de clientes: 5 dicas para incentivá-los

Atualmente, existem alguns métodos para que as empresas possam incentivar os clientes a deixarem suas avaliações sobre e-commerce. Confira!

1. Contato de pós-venda

Quando se finaliza uma venda, o relacionamento com cliente não acaba ali. Por isso, é importante que a empresa ofereça meios de comunicação para que o consumidor possa entrar em contato. Assim, nesse contato pós-venda é possível aproveitar e perguntar ao consumidor como foi sua experiência durante a jornada de compra. 

2. Pesquisa de satisfação

A realização de pesquisas de satisfação pode ser a chance do cliente deixar seu ponto vista ou até sugerir ideias para a marca. Outro detalhe importante, é que essas pesquisas precisam ser curtas, usando a técnica NPS (Net Promoter Score).

3. Captação de depoimentos

Outra dica que pode ser valiosa para a loja virtual, é aproveitar a avaliação de clientes no e-commerce e captar os depoimentos dos mesmos. De modo geral, as pessoas se sentem motivadas a fazer alguma coisa quando percebem que outras também estão fazendo. Logo, escolha alguns clientes para fazerem o seu depoimento, e depois mostre esses exemplos para os novos consumidores se sentirem estimulados a deixar sua opinião. 

4. Página do site

O lojista digital pode deixar uma página reservada para coletar opiniões de clientes dentro do e-commerce. Dessa maneira, o cliente pode deixar elogios como também reclamações. O importante é que a página seja de fácil acesso, pois se o cliente não vê essa página, ele não irá compartilhar seus comentários. 

5. Direito ao anonimato 

Muitos clientes não se sentem confortáveis em fazer avaliações do e-commerce sendo identificadas. Ainda mais, quando se é crítica. Por isso, é importante dar a opção para a pessoa escolher se deseja ou não responder a pesquisa de forma anônima. 

De maneira geral, a avaliação de clientes dentro de uma loja virtual é um medidor de satisfação do consumidor. Por isso, é muito importante contar com uma plataforma que permite o lojista acompanhar esses dados. Você sabia que a Linx Commerce tem a parceria com a solução de avaliação de produtos da TrustVox (by Reclame Aqui)?

Com essa ferramenta, é possível acompanhar as avaliações dos clientes e o lojista ainda ainda será contemplado com:

  • Resultado das reviews em itens listados através das categorias;
  • Resultados das reviews em itens listados por meio de buscas por produtos;
  • Resultado das reviews nas páginas de produtos (PDP) abaixo do nome do produto; 
  • Resultado das reviews nas páginas de produtos (PDP) abaixo da descrição do produto;
  • Selo interativo do Reclame Aqui no canto inferior direito de todas as páginas;
  • Selo fixo do Reclame Aqui no rodapé da página.

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