Não há como ignorar: os consumidores estão mudando e, em tempos de crise, perdem grande parte do entusiasmo de comprar oriundo dos momentos de bonança. O abrir de carteiras resiste, descartando o que consideram supérfluo para a aquisição apenas do que é realmente necessário. Neste cenário, as farmácias precisam estar atentas a este comportamento e encontrar rapidamente a melhor estratégia para tomar as rédeas da situação e aumentar a lucratividade, garantindo relevância no mercado e a fidelização de seus clientes para elevar o ticket médio nas lojas.
Para se adaptar aos novos hábitos dos shoppers, não basta seguir a tradicional cartilha do varejo de franchising. É preciso fazer mais e melhor. Conhecê-los bem é um ótimo começo e, mais que isso, entender quais causas os levam até o seu estabelecimento. Além disso, abraçar a tecnologia, transformar a venda em uma experiência de compra, comunicar-se de forma objetiva e personalizada com o público-alvo também são fatores importantes a se considerar quando se visa crescimento. Sem, é claro, descuidar do atendimento.
Para esquentar o consumo e ajudá-lo a aumentar o ticket médio, preparamos uma série de dicas bem-sucedidas para conquistar os consumidores. Confira!
# Aumente seu mix de produtos
Em 2015, as redes de farmácias faturaram cerca de R$ 8,24 bilhões em vendas totais no primeiro trimestre do ano, valor 10,42% superior ao mesmo período de 2014, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
O resultado foi impulsionado especialmente pelos itens da categoria “não medicamentos”, que representam 34,82% do total comercializado e que inclui produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria, shampoo, absorventes íntimos, adoçantes, tintura de cabelo, preservativos e protetores solares, entre outros.
# Tenha parceiros exclusivos
No início deste ano a Natura deu mais um passo para explorar seu crescimento no varejo. Em parceria com uma grande rede de farmácias, anunciou que os produtos da linha Sou, de cuidados com o corpo e cabelo, agora podem ser encontrados em todos os estabelecimentos da cadeia de lojas pelo Brasil.
Com os mesmos preços dos já consagrados catálogos, a novidade é parte da estratégia da fabricante de cosméticos de ampliar o acesso à sua marca para outros canais além da venda direta. A ação conjunta ainda busca driblar um dos calcanhares de Aquiles da empresa: o surgimento de diversos estabelecimentos que, hoje, vendem seus artigos à pronta-entrega. Para a rede, essa é a chance de vender produtos de uma marca consagrada com exclusividade, agregando valor às prateleiras.
# Mantenha a qualidade do seu atendimento
Não há dúvidas de que a qualidade do atendimento é um dos principais atrativos em um estabelecimento para o consumidor. Por isso, selecione bem seus colaboradores, mantendo-os em constante atualização e treinamento.
E não se esqueça de avaliar continuamente os níveis de satisfação e fidelidade de seus clientes, utilizando os resultados desta avaliação em cada franquia para alinhar o perfil e postura de sua equipe às expectativas de quem chega à loja.
# De olho no futuro
O varejista brasileiro ainda está aprendendo a lidar com os recursos do Big Data, mas lá fora o varejo já está explorando a ferramenta de maneiras inovadoras. Em grandes centros comerciais dos Estados Unidos e Europa, o consumidor recebe mensagens pelo celular com informações de promoções e tendências durante o processo de compra, podendo ser estimulado na tomada de decisões. Para que isso seja possível no Brasil, é necessário que a franchising invista em tecnologia.
Usando ferramentas como aplicativos e códigos QR, os clientes conseguem acesso a informações mais aprofundadas sobre o produto, como histórias de quem já o utilizou, comparações de preço e avaliações de especialistas. Que tal oferecer uma rede Wi-Fi em suas lojas?
# Crie hábitos digitais
Estar presente no mundo digital e, principalmente, nas redes sociais é uma ótima estratégia para conquistar novos clientes. Tendência mundial, ser relevante na internet – entregando conteúdo, conveniência e interatividade – tornou-se primordial em uma era de pessoas altamente conectadas com seus smartphones ou tablets.
Para ajudar a melhorar a administração da sua rede de farmácias, a Linx desenvolve soluções que facilitam a gestão do negócio de modo a atender às obrigatoriedades legais e de um consumidor cada vez mais exigente, sempre com o foco em sua lucratividade e crescimento. Converse conosco!