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5 dicas de marketing digital para sua loja de calçados

5 dicas de marketing digital para sua loja de calçados

Independente do porte do seu negócio ou do seu investimento em marca, uma coisa é certa: é possível melhorar a performance de vendas com essas 5 dicas de marketing digital para sua loja de calçados.

Estar no ambiente digital não é uma estratégia exclusiva do comércio eletrônico. Esse é o principal meio de atração e descoberta do seu negócio. Portanto, o ponto para atrair clientes nos estágios iniciais da jornada de compra.

Com mais pessoas conectadas a presença digital das marcas tornou-se algo natural, indo além da apresentação de produtos ou do lançamento de coleções. Saiba como lançar coleções online!

E mais: as mídias sociais passaram a ser utilizadas como ferramentas para entender o comportamento dos consumidores. O uso estratégico delas pode proporcionar aos times de marketing ou, até mesmo, aos lojistas, o poder de antecipar tendências e conseguir entregar aos clientes exatamente o que eles buscam.

Como um meio fácil e barato de manter o relacionamento com os consumidores fora do ambiente da loja, é preciso reconhecer as oportunidades digitais para otimizar os recursos com essas 5 dicas de marketing digital:

 

1° dica: como melhorar o posicionamento da sua loja de calçados no Instagram

 

Engajamento é a palavra-chave para o sucesso da sua página no Instagram. Por isso, a plataforma atualiza constantemente seus recursos. Em 2020, por exemplo, a plataforma criou o Reels – ferramenta que permite criar microvídeos criativos usando áudios e efeitos, com o objetivo de ganhar a atenção do público adolescente. Sua loja pode explorar esse recurso para ampliar o público e melhorar seu posicionamento, pois os vídeos publicados no Reels aparecem para um grande volume de pessoas!

Lembre-se que no Instagram as marcas estão em constante competição com as vivências de outras pessoas, com lugares incríveis e experiências ilustradas através de fotos. Por isso, o primeiro passo para sua loja ter sucesso entre os seguidores é ser criativo com as imagens de produtos e com o conteúdo publicado.

Use os diferenciais da loja, tais como: atendimento personalizado, atributos de produtos e coleções em posts, explore o uso de #hashtags e busque parcerias com páginas de públicos alinhados com o seu objetivo.

Já o recurso Sacolinha do Instagram é indicado para lojas que buscam promover vendas diretas ou no e-commerce através da rede social. Se essa estratégia combina com a sua marca, mantenha uma frequência de publicações com padrões de comunicações envolventes.

E como medir os resultados em sua loja?

 Os resultados de suas ações no Instagram precisam ser considerados com base nos objetivos da loja. Se o seu objetivo é a conversão de vendas, crie um caminho a ser percorrido até a compra. Em seguida, avalie mensalmente os retornos e promova melhorias.

Algumas lojas criam KPIs que compõe uma estratégia macro, como o aumento de visitas no site e/ou adesão a promoções específicas na loja física.

 

2ª dica: anúncios patrocinados para lojas de calçados

Os anúncios patrocinados são a base para a estratégia de comunicação do varejo eletrônico. Tratando-se de calçados vale a pena estar presente em: marketplace, Google Shopping e mídias sociais com estratégias de pesquisa e/ou remarketing.

Marketplace: vender em sites de grandes players é uma maneira assertiva de alcançar reconhecimento de marca da sua loja. Aqui é preciso considerar principalmente dois indicadores: o volume de vendas por canal e se os produtos que mais performam no marketplace podem ter o mesmo desempenho em sua loja própria.

Google Shopping: aqui, o lojista pode promover seus produtos do e-commerce para para que os usuários compararem os preços entre os diferentes fornecedores.

Mídias sociais: os anúncios patrocinados nessas plataformas podem estar dentro de uma estratégia que levam os seguidores ao seu e-commerce, mas também são ótimas para promover as vendas na loja física. Lembre-se que clientes são impactados por anúncios o tempo todo. Então, pense em como a sua loja poderá oferecer uma experiência única?

E como medir os resultados em sua loja?

Durante o planejamento das campanhas patrocinadas é fundamental ter clareza quanto aos KPIs de acompanhamento em cada canal. Vale a pena contar com uma equipe especializada e monitorar mensalmente o desempenho real das vendas durante o período das campanhas. Isso não significa, por exemplo, que se algo não vai bem, você deve parar de investir dinheiro em marketing digital. Mas, é preciso rever detalhes pontuais na construção das campanhas.

 

3ª dica: influenciadores digitais

Tanto aos artigos de moda, como as próprias redes, estão intimamente relacionados a formação de grupos e de opiniões. Por isso, a escolha das personalidades que vão representar a sua marca precisa estar alinhada com a sua proposta de valor. Isso significa que o investimento em influencers digitais deve estar alinhado com seus objetivos de marketing em relação a posicionamento, valores e geolocalização.

Outra dica importante é a frequência e o acompanhamento dos feedbacks do seu público.

E como medir os resultados em sua loja?

Uma estratégia eficiente para identificar os melhores influenciadores é a utilização de campanhas direcionadas com prazo pré-estabelecido e códigos de desconto que identificam o volume de vendas na loja.

Acompanhar a evolução das menções à marca em mídias sociais e o aumento de seguidores nas páginas oficiais também são ótimos indicadores.

 

4ª dica: invista na apresentação do seu produto online

Calçados, roupas e acessórios são produtos que precisam de apelos sensoriais dos consumidores antes da compra. E como levar essas sensações para melhorar a apresentação dos produtos online?

Fique atento a essas questões na hora de produzir as imagens e vídeos:

  • Fotos com alta resolução: uma imagem com boa definição, mostra todos os detalhes do produto, as costuras, o tecido e melhoram a percepção.
  • Composição: a foto de um tênis para academia pode ganhar a atenção do público-alvo se conter outros elementos, como um halter – famosos pesos de mão – por exemplo.
  • Modelos: imagens de produtos com pessoas podem melhorar o alcance dos seus posts, uma vez que há alguém transmitindo a sensação de uso do produto.

 

5ª dica: WhatsApp for business para a sua loja

Sua loja pode criar um catálogo para exibir os produtos, conectar-se com os clientes facilmente com recursos que automatizam, classificam e agilizam suas respostas às mensagens.

Assim, é possível classificar o envio de promoções da loja, solicitações de vendas consignadas/condicionais, atender clientes que querem um produto do seu e-commerce e muito mais!

Equipes de vendas que oferecem atendimento personalizado aos clientes pelo WhatsApp também precisam estar atentos as regras da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mantenha sempre uma relação saudável com seus clientes e comunique-se sempre.

 

Aproveite as dicas e lembre-se que o marketing digital faz parte da estratégia de vendas da sua loja, e que as ações funcionam em conjunto.

 

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