5 dicas de como utilizar a tecnologia no atendimento ao cliente em restaurantes

5 dicas de como utilizar a tecnologia no atendimento ao cliente em restaurantes

Utilizar a tecnologia no atendimento ao cliente não é mais um diferencial competitivo, mas uma necessidade para todo tipo de empresa, principalmente, quando falamos de estabelecimentos de food service. Isso se dá pelo processo de transformação digital que os bares e restaurantes têm passado. 

Mas, afinal, como melhorar o atendimento ao cliente com o auxílio da tecnologia? Ao longo deste artigo vamos apresentar 5 formas de como utilizar a tecnologia no atendimento ao cliente. Aproveite a leitura do conteúdo! 

tecnologia no atendimento ao cliente

1. Tenha uma solução de autoatendimento 

Os totens de autoatendimento buscam melhorar a experiência do cliente enquanto aumenta a capacidade de atendimento do restaurante. Esse tipo de solução contribui para uma jornada de autonomia do cliente e para o crescimento do ticket médio do estabelecimento, a partir das imagens sugestivas ou que complementam os pedidos principais. 

Como os autoatendimentos são vinculados aos PDVs, os pedidos são enviados diretamente para a cozinha, que inicia a produção imediatamente. Tudo isso elimina uma etapa de interação cliente-garçom e esse processo reduz qualquer chance de erro e coloca o seu cliente no controle do processo, permitindo, assim, uma velocidade maior na chegada do pedido na mesa, o que reduz em até 40% o tempo de espera. 

2. Invista em uma plataforma de fidelidade 

Hoje, a maioria dos clientes estão habituados com mensagens de promoções e, temos que concordar, que todos adoram pagar menos por bons produtos, principalmente quando o assunto é comida. Adotar soluções que criam, automatizam processos e armazenam informações dos clientes, você pode alavancar o crescimento de receita do seu restaurante, mas como? 

Utilizando estratégias adequadas e com auxílio de uma plataforma de CRM, você e seu restaurante tem uma melhor curadoria das informações, pois ao realizar o cadastro do cliente e tê-lo atendido algumas vezes, entender as suas preferências é bem mais fácil. Além disso, você poderá enviar SMS de promoções mais aderentes ao perfil do consumidor. 

Contudo, é importante destacar um ponto: estar em muitos canais não significa que o mesmo cliente deve receber a comunicação em todos eles. Adeque a audiência de acordo com os canais de preferência de cada um. Isso vai otimizar o uso com foco no custo do CRM, além de entregar o melhor formato de comunicação para cada perfil. Sendo assim, os dados vão ajudar o seu negócio a entender o que o cliente busca e como a sua marca pode, além de atender às expectativas, superá-las e cativar seus consumidores. 

3. Avalie a viabilidade de um ponto de lançamento móvel  

Com a mudanças dos últimos dois anos e pensando na comodidade do cliente, os estabelecimentos de food service precisaram buscar recursos tecnológicos para não ficarem para trás. Sendo assim, os donos e gerentes de restaurantes precisaram se perguntar: como dobrar a minha capacidade de atendimento? Como ter mais agilidade e como diminuir meus custos? 

O ponto de lançamento móvel é o tipo de solução tecnológica que pode te ajudar nesses três aspectos. Através de uma maquininha de cartão ou celular, sua equipe do salão consegue dobrar a capacidade de atendimento, pois um garçom que consegue atender bem 6 mesas passa a atender 12 mesas. Assim, é possível melhorar o atendimento sem inflar os custos com a equipe. 

Além disso, por enviar o pedido diretamente para a cozinha, sem que o garçom precise se deslocar pelo estabelecimento para entregar a comando na cozinha, acaba reduzindo o tempo de espera do pedido pela metade.  

4. Padronização dos pratos 

Uma questão bem importante e que permeia do iniciante ao mais experiente dono de food service, é a padronização dos pratos. Quem nunca ouviu comentários sobre quantidade ou itens diferentes no mesmo pedido? Caso você tenha presenciado tal situação, está na hora de investir na resolução desse problema. 

Por esse motivo, é necessário investir em uma plataforma de retaguarda que ofereça fichas técnicas de manipulação e de produto. Essas fichas funcionam como uma espécie de guia e ajudam a equipe da cozinha a entregar dois pedidos idênticos a pessoas diferentes. Uma coisa temos que concordar: se um cliente perceber elementos faltando, possivelmente, ele nunca mais retornará ao seu estabelecimento. 

5. Soluções de pagamento por QR Code 

Após aproveitar o espaço e uma boa comida, o que os clientes mais querem é conseguir pagar as contas sem dificuldade. Oferecer uma boa alternativa para pagamento de contas não é luxo, é obrigação! Os clientes, no modo geral, estão cada vez mais ligados nas opções que geram mais vantagens.  

Contudo, no meio do caminho podem acontecer alguns imprevistos uma vez que os processos são feitos por pessoas. Receber contas que não batem é chato e você pode perder clientes, caso isso aconteça com muita frequência. Por esse motivo, conseguir automatizar esse processo pode beneficiar o crescimento do seu restaurante. 

Para um restaurante, por exemplo, proporcionar facilidade no pagamento é uma mão na roda, pois o cliente efetua o pagamento em poucos cliques e através do próprio celular. Sendo assim, o seu estabelecimento ganha a confiança dos clientes e proporciona uma melhor experiência no seu restaurante. 

Se você chegou até aqui, esperamos que o conteúdo tenha sido bastante proveitoso e que ajude a pensar um pouco em como você pode otimizar diversos processos do seu estabelecimento, além de utilizar a tecnologia no atendimento ao cliente.  

Caso queira saber mais, fale com os nossos especialistas e veja como podemos contribuir para o crescimento do seu negócio.

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