5 dicas de como melhorar o checkout do seu e-commerce

5 dicas de como melhorar o checkout do seu e-commerce

O checkout de um e-commerce pode trazer muita dor de cabeça para o lojista. Mas, separamos algumas dicas para facilitar essa etapa que é muito importante para a conversão. 

Um dos momentos mais críticos da jornada de compra no e-commerce é o checkout. Dependendo de como está o processo de venda da página, é possível que o cliente converta ou abandone o carrinho. Por isso que falam que a primeira impressão é a que fica. Se para o cliente finalizar uma compra, é preciso preencher várias informações desnecessárias e ainda contar com layout carregado, isso é um sinal que provavelmente ele desistirá de comprar.

Segundo uma pesquisa realizada no ano passado pela Opinion Box, cerca de 78% dos consumidores tinham o hábito de abandonar o carrinho nas lojas virtuais e 15% já faziam isso com frequência. 

checkout

Se você não quer ter esse problema no seu comércio eletrônico, é preciso ficar atento a algumas dicas de como melhorar o checkout do seu e-commerce. Confira algumas técnicas que separamos para te ajudar. 

1. Seja simples

Aposte na simplicidade, essa é regra se você quiser conquistar o cliente no fundo do funil de vendas. É desnecessário criar etapas que demore o processo de compra, é preciso deixar tudo fluir. O checkout precisa ser simples, rápido, intuitivo e o mais objetivo possível, pois o cliente não pode perder o foco nesse momento que é muito importante. 

2. Melhore os formulários

Depois de procurar e encontrar o produto, o cliente só quer concluir a compra de maneira que não dê dor de cabeça para ele. Dessa forma, é necessário que os formulários de cadastro e pagamento sejam fáceis de preencher e que tenha apenas as informações que precisam para realizar a venda e a entrega. Evite formulários extensos para que o consumidor não abandone o e-commerce por simples preguiça. 

3. Diversifique as opções de pagamento

Os consumidores gostam de variedade nos meios de pagamento. Por isso, é importante oferecer de três a mais opções para a escolha do cliente. Além disso, é importante acompanhar as novidades do mercado para oferecer opções que estão em alta. Atualmente, temos diversas formas de pagamento que podem ser oferecidas, como: cartão de crédito, cartão de débito, Pix, boletos, links de pagamentos, carteiras digitais, dentre outros. 

4. Mostre o preço final antes do checkout

Ao concluir uma compra, o cliente precisa ter segurança no site. Dessa forma, deixe sempre os valores da compra e do frete em posições de fácil visibilidade para que o checkout seja transparente com quem está comprando. Além disso, aproveite esse momento que o cliente está finalizando a compra e ofereça mais produtos para colocar no carrinho, seja pela técnica order bump ou por links para adicionar mais produto.

5.  Otimize seu e-commerce para dispositivos móveis

É muito importante otimizar o site mobile do seu e-commerce. Muitas empresas não pensam que esse detalhe pode fazer total diferença. Se o cliente acessa a loja virtual pelo celular, e encontra botões difíceis de clicar, erro de responsividade, formulários extensos e carregamento demorado, com certeza ele vai desistir de comprar no seu site

De acordo com uma pesquisa realizada Octadesk em parceria com o Opinion Box, a “E-commerce Trends 2024” revelou que 71% dos entrevistados fazem as compras pelo smartphone, sendo que 65% desses utilizam as redes sociais para pesquisar mais sobre o produto antes de fazer o checkout

Por isso, é importante investir em um checkout prático e fácil para o cliente. Na Linx Commerce, você oferece isso para o cliente, pois o nosso checkout foi pensando para facilitar a venda do lojista. O conteúdo é estrategicamente adaptado para qualquer dispositivo e menos burocrático, isso ajuda reduzir os abandonos dos carrinhos. 

Com o checkout da plataforma Linx Commerce, o cliente consegue parcelar a compra, pagar em dois cartões, oferece boletos e outros recursos para facilitar a decisão do consumidor. 

Se ficou interessado, entre em contato com nosso time e veja como melhorar o checkout do seu e-commerce. 

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