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4 super tendências para o mercado de Beleza e seus impactos na experiência do consumidor

4 super tendências para o mercado de Beleza e seus impactos na experiência do consumidor

Em todos os negócios é muito importante saber o que os consumidores desejam, o que valorizam, que expectativas possuem. As tendências tratam justamente disso, da análise e entendimento do comportamento de um determinado público, de forma que se possa oferecer o que precisam.  Segundo estudo do Sebrae em parceria com a ABIHPEC  (Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), existem algumas tendências acentuadas no mercado de beleza, que permitem à indústria diversificação enorme em seus produtos e que também geram várias oportunidades de ofertar novos serviços.  Vejamos algumas delas!

Personalização

O que se observa nesse quesito é que o público já não aceita produtos generalistas, simplesmente o que a indústria deseja oferecer. O shampoo já não pode mais ser apenas para cabelos oleosos ou secos, mas sim para cabelos finos, loiros, afros, ondulados, cacheados, muito cacheados. O consumidor não deseja se encaixar em um padrão cabelo, pele e corpo determinado pela indústria, mas procura produtos que atendam ao seu conceito do que é se sentir bem.

Em serviços, isso abre oportunidade para negócios especializados, como por exemplo, salões especializados em cabelo afro, pele negra, cabelos loiros ou salões generalistas, mas que tenham em seu cardápio de serviços algumas especializações.  As clínicas de estética passam a ter que conhecer muito bem o seu cliente, para poder oferecer serviços que venham ao encontro das suas expectativas. Profissionais bem treinados e com técnicas atualizadas são essenciais para atendimento deste público tão exigente.

 A individualidade acima do gênero

As questões de gênero estão em debate.  As pessoas não querem mais ser divididas entre homens ou mulheres, mas sim que sejam tratadas pelo que são, cada uma com suas necessidades e vontades. Algumas marcas já perceberam há muito tempo que não só as mulheres se interessam por beleza e bem-estar, criando produtos independentemente de gênero. A diversidade é um mercado poderoso e ávido por consumir.

Por sua vez, salões de beleza, clínicas de estética, manicures, podólogas e clínicas de depilação já estão vivendo essa realidade. Os espaços passaram a ser mais democráticos. Isso amplia o público consumidor desses serviços e abre oferta para acrescer novidades ao portfólio.

Produtos de origem natural

A busca por produtos com ingredientes de origem natural tem aumentado ano a ano. Hoje, segundo dados da Mintel, 41% dos brasileiros demonstra interesse neste tipo de produto, por conta de preocupação com ingredientes e meios de produção ambientalmente amigáveis.  É um mercado em crescimento que mundialmente tem chegado a 25% ao ano. Muitas marcas possuem um projeto social atrelado aos seus produtos, financiando projetos nas comunidades de onde extraem suas matérias-primas.

No mundo de serviços, quem está de olho nessa tendência, pode diferenciar-se oferecendo tratamentos para corpo, rosto e cabelos onde só se usam produtos orgânicos e naturais, que agridem menos. Associar seu estabelecimento com essas marcas, pode ser um bom negócio. Há ainda quem crie sua própria linha de uso exclusivo em seus salões e clínicas.  O consumidor que se identifica com esta visão, prefere menos química e mais natureza em seu corpo, além de sentir orgulho em contribuir com o meio ambiente e causas sociais, está disposto a pagar mais por isso.

Tecnologia, influencers e o digital

A indústria tem investido pesado em tecnologia para estar em linha com as tendências que o mercado demonstra interesse.  Uma conhecida marca francesa coloca à disposição dos clientes um scanner que analisa a pele do rosto na hora e produz uma base para cobertura baseada nas características identificadas, apoiada por inteligência artificial. De quebra ainda entrega outra tendência que o consumidor segue, a da personalização.

A presença nos meios digitais, também é uma tendência forte. Praticamente todas as indústrias vendem seus produtos pela internet e associam linhas ou a marca toda a nomes conhecidos de celebridades do mundo artístico ou influencers. O público que se identifica e está antenado com essas celebridades ou influencers, acaba se conectando com as marcas que eles representam e vira consumidor-promotor delas.

Em serviços, notamos o mesmo movimento. Muitas empresas crescem pelo modelo de franquia e tem sua marca associada a nomes famosos ou influencers.  De quebra, acabam ganhando forte presença em redes sociais, sendo uma excelente estratégia para aumentar o público para o seu negócio.  Vender serviços de modo digital, é algo que cada vez mais se fortalece no mercado de beleza. Isso acontece através de e-commerces, apps ou ferramentas que promovem campanhas proativas junto ao público potencialmente consumidor.  Quem quer crescer e se fortalecer nesse mercado, precisa olhar para tecnologia como investimento que traz retorno e não custo.

Em síntese, quem quer se diferenciar e ter sucesso no ramo da prestação de serviços de beleza, deve estar antenado com os movimentos do público, olhar o que a indústria está fazendo e procurar meios de estar alinhado com tudo isso.  Isto traz a oportunidade de pensar em novas ofertas ao seu portfólio de serviços e até mesmo de novos negócios, que fazem da diferenciação seu principal trunfo.  Para tudo isto, pense na tecnologia como sua aliada: tenha um bom sistema de gestão para suportar seu crescimento, organizar a rotina dentro do seu estabelecimento, ajudar no relacionamento com seus clientes e lhe dar presença digital. Estude, analise as tendências, suas oportunidades e seu sucesso!

 

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