4 pontos de atenção para seu SEO nesta Black Friday

4 pontos de atenção para seu SEO nesta Black Friday

O SEO do seu site pode fazer a diferença em suas vendas na Black Friday, especialmente em um ano em que muita gente faz compras online pela primeira vez

 

Vários pontos importantes para seu resultado na Black Friday funcionam melhor quando são trabalhados durante todo o ano. Um bom exemplo disso é o Search Engine Optimization (SEO). A relevância do seu site nas buscas orgânicas nos mecanismos de busca cresce com um trabalho consistente, de médio e longo prazo.

Mas nem sempre esse é um ponto que recebe a devida atenção. Um bom exemplo disso é a boa estruturação do catálogo do site: descrições bem feitas, categorizações de produto adequadas e o bom uso dos campos ALT das imagens melhoram o ranqueamento das páginas do ecommerce e criam um efeito dominó: melhor ranqueamento, melhor posição nas buscas. Melhor posicionamento, mais cliques, que geram mais vendas, que melhoram o ranqueamento.

No atual ambiente de ecommerce, em que as buscas em micromomentos são cada vez mais relevantes e os consumidores valorizam os resultados em dispositivos móveis que entregam resultados consistentes em queries do tipo “produto X perto de mim”, o SEO se torna um recurso estratégico para vender mais.

Na Black Friday, ter um SEO bem estruturado é ainda mais relevante, por causa do aumento da concorrência. Como a aceleração das vendas digitais neste ano de pandemia levou 7,3 milhões de pessoas a comprar online pela primeira vez, esta será a primeira Black Friday para uma grande parte de seu público. Campanhas de ecommerce com foco em SEO podem ter um impacto importante no volume de tráfego em seu site e nos seus resultados.

 

Como ter um bom SEO na Black Friday?

SEO pode ser um tema inesgotável. Os ajustes periódicos que os mecanismos de busca fazem em seus algoritmos fazem com que esse seja um assunto constante nos bastidores do ecommerce. Esteja atento a estes pontos para obter melhores resultados em suas vendas online nesta Black Friday:

 

1) Atenção aos fundamentos de SEO

Antes de colocar no ar suas campanhas, você deve verificar se os aspectos básicos de um bom SEO estão presentes em seu site. A partir daí, otimize as questões técnicas ligadas à busca para que suas páginas sejam identificadas, indexadas e ranqueadas pelos mecanismos de busca.

Entre os pontos que não podem ser ignorados estão:

  • Solucione os erros 404 de seu site: com frequência, erros de digitação levam a esse tipo de problema, que é fatal em uma campanha de marketing: se o consumidor não encontra o produto, ele não será vendido;
  • Faça os redirecionamentos 301 para evitar links quebrados e landing pages perdidas;
  • Otimize a velocidade de carregamento das páginas, o que é positivo tanto para os resultados de busca (que priorizam a velocidade, especialmente no mobile) quanto para a experiência de compra do consumidor;
  • Faça testes de carga para garantir que o site suporte o tráfego do site. Isso também tem efeito tanto sobre o SEO quanto sobre a experiência do cliente.
  • Otimize metatags e descrições, levando em conta as palavras-chave ligadas à Black Friday;
  • Tenha calls-to-action que gerem conversão. Reveja as principais páginas, dos produtos que mais serão promovidos e dos que poderão gerar resultados relevantes em cross-selling;
  • Confira os links internos, para que a experiência de navegação dentro de seu site seja otimizada.

 

2) Tenha uma boa estratégia de palavras-chave

Este é um ano atípico, por causa da pandemia, mas uma análise do que aconteceu na Black Friday de 2019 é uma base importante. Verifique quais páginas do seu site trouxeram mais tráfego, quais converteram mais e quais foram mais bem ranqueadas pelos mecanismos de busca. Utilize esses benchmarks para melhorar o ranqueamento de outras páginas neste ano.

No que se refere à busca por palavras-chave, verifique quais foram as principais buscas em seu site e quais palavras-chave geraram mais resultados no ano passado. Confira também o que mudou durante a pandemia e faça as adaptações necessárias. Um ponto de partida é utilizar “Black Friday” + “nome do produto ou categoria” para definir palavras-chave. Aprofunde isso com o uso de palavras-chave de cauda longa, que incluam marcas de produtos, características importantes de seleção e termos competitivos, como “descontos”, “oferta” ou “promoção”.

O mesmo princípio vale para o SEO nas vendas em marketplaces. Neste ano, tudo indica que esse será um canal importante nas vendas e, por isso, garanta que as descrições de seus produtos em cada marketplace gerem bom ranqueamento em cada plataforma.

Importante: esse é um trabalho que deve ser realizado continuamente. Não espere a Black Friday 2021 para ver o que funcionou este ano: o Natal está aí e é possível impulsionar as vendas a partir das lições aprendidas neste mês de novembro.

 

3) Desenvolva landing pages

Landing pages funcionam bem para promover produtos ou ocasiões específicas (como a Black Friday), especialmente porque estão inseridas no contexto de uma campanha mais ampla, facilitam a otimização das metatags e descrições (incluindo características dos produtos e podem se valer de textos mais relevantes para a data promocional.

No que se refere ao SEO, é possível usar as landing pages para fazer link building com outras páginas do site e direcionar melhor o tráfego, o que aumenta a relevância daquela página específica. O uso de conteúdos especiais, como vídeos e infográficos, cria novas oportunidades de interação e aumento de relevância das páginas.

Por se tratar de uma campanha periódica, vale a pena estudar a possibilidade de reaproveitar landing pages de anos anteriores. Dessa forma, o ranqueamento obtido na edição passada da Black Friday não precisa ser totalmente reconstruído.

 

4) Aproveite o poder dos reviews

Os reviews são uma parte cada vez mais relevante do processo de compra dos consumidores. Os clientes, afinal, confiam mais na opinião de outros clientes do que no que uma marca diz sobre o produto. Assim, estimule a redação de reviews, que aumentam o conteúdo e o tempo de navegação, além de gerar mais conteúdo, o que impulsiona a relevância das páginas de produto.

 

Uma estratégia de SEO de sucesso não se constrói do dia para a noite. Mesmo faltando pouco tempo para a Black Friday, faça todo ajuste que for possível e lembre-se: o relacionamento com o consumidor pode começar agora, mas o ideal é que dure para sempre. Por isso, é melhor cuidar sempre da otimização de seu site nos mecanismos de busca.

 

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