4 integrações do ERP que o setor de Food Service precisa ter

4 integrações do ERP que o setor de Food Service precisa ter

Um sistema de gestão é essencial, mas é apenas o começo.  As integrações do ERP com CRM, meios de pagamento e plataformas de delivery pode fazer seu negócio crescer ainda mais.

Quando se fala em Food Service, é normal pensar em um excelente atendimento ao cliente, alimentos de qualidade em uma apresentação incrível e momentos de bem-estar. Não é à toa que a palavra “restaurante” tem a mesma origem de “restauração”: a comida permite que o corpo recupere sua energia, e um bom ambiente com boas companhias também faz muito bem para o estado de espírito dos clientes.

Para que esse ideal aconteça, porém, o setor de Food Service precisa investir em tecnologia para entregar excelentes experiências. Os produtos precisam ser de boa qualidade, a um preço condizente, em um local agradável, com entrega sem atrasos para que os alimentos cheguem quentes e saborosos. Multiplicar essa experiência para milhares de clientes por dia em dezenas ou centenas de pontos de venda, mais o delivery para o consumidor onde ele estiver, é um grande desafio.

Um desafio que só consegue ser superado com o uso de tecnologia.

Integrações do ERP

Tudo começa com um bom ERP. O sistema de gestão é o “centro nervoso” do negócio, permitindo que o empreendedor faça a gestão completa do seu estabelecimento em tempo real, quando e onde quiser. Sem um bom ERP para bares e restaurantes, nenhum negócio consegue prosperar.

Mas esse é apenas o primeiro passo, a “coluna vertebral” do uso de tecnologia do negócio. A partir das integrações do ERP com outros sistemas permite que empresas de Food Service ofereçam uma série de benefícios para seus clientes:

  • Melhorar a gestão financeira
  • Controlar melhor os estoques
  • Otimizar o lançamento de pedidos
  • Automatizar o delivery
  • Tomar decisões com base em dados confiáveis
  • Melhorar a experiência de compra dos clientes

Para que bares e restaurantes possam ganhar eficiência, entregar melhores experiências e aumentar suas vendas, é importante estar atento a estas 4 integrações  do ERP que precisa ter:

Integração com o sistema de vendas

O sistema ERP centraliza as informações do negócio – e por isso o sistema de vendas é fundamental para assegurar que exista um controle total dos itens que estão sendo comercializados. As informações que vêm dos pontos de venda alimentam outras áreas do negócio e geram dados que, quando analisados, levam a oportunidades de melhoria de processos.

Em bons sistemas ERP para bares e restaurantes, é possível acessar, em uma única tela, todas as informações relevantes para a gestão do negócio. Dessa maneira, o gestor pode utilizar dashboards para entender melhor o que os dados estão dizendo e ter uma visão completa do negócio, do estoque aos hábitos de consumo dos clientes.

Integração com CRM

As  integrações do ERP à plataforma de relacionamento com os clientes (CRM) aumenta a capacidade do negócio de entender os hábitos dos consumidores e, a partir daí, desenvolver promoções personalizadas, campanhas de marketing mais assertivas e programas de fidelidade que gerem melhores resultados para o negócio.

Programas de fidelidade são uma forma eficiente de aumentar a recorrência no Food Service e desenvolver estratégias que aumentem o tíquete médio e levem a melhores resultados para o negócio.

Integração com meios de pagamento

O uso de diversos meios de pagamento é uma oportunidade de aumentar a fidelidade dos clientes, oferecer mais benefícios e gerar mais resultados para o negócio. Com mais meios de pagamento à disposição, diminui a chance de que o cliente desista da compra. Além disso, se um determinado meio de pagamento estiver passando por ação de cibercriminosos, o varejo pode priorizar outra forma de fechar a venda, diminuindo os riscos para o negócio.

Com mais meios de pagamento à disposição, o consumidor sempre terá uma opção que o atenda, o que aumenta a possibilidade de conversão. No caso de promoções, passa a ser possível desenvolver ações específicas para estimular as vendas – um desconto maior para quem pagar com Pix ou QR Code, por exemplo.

Integração com novos canais

Para muitos negócios de Food Service, o delivery é um canal de vendas muito importante. Com o crescimento dos marketplaces ou com seu próprio app de pedidos, ter formas diferentes de alcançar clientes (tanto novos quanto atuais) é essencial para garantir o crescimento.

Um app de delivery próprio centraliza os pedidos do restaurante, reduz o comissionamento com marketplaces e aumenta a capacidade de inovação do negócio. Uma plataforma tecnológica que facilita, por exemplo, a expansão com cloud kitchens e até mesmo a criação de novas marcas exclusivamente para delivery.

Com uma nova geração de consumidores, nascida no ambiente digital, chegando ao mercado de trabalho, as empresas precisam lidar com novas formas de interagir com os clientes, buscar oportunidades de negócio e desenvolver processos e metodologias que diminuam custos e gerem mais eficiência.

Tudo isso começa com um sistema de gestão (ERP) preparado para lidar com as demandas e desafios do mercado de Food Service, e é impulsionado pela integração com diversos outros sistemas que complementam a gestão do negócio. Com soluções para negócios de todos os segmentos, a Linx está preparada para ajudar você a crescer.

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