Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
O mundo está passando por um momento sem precedentes na história, o que refletiu diretamente na forma em que vivemos e, consequentemente, no mercado.
Com a rápida disseminação do vírus, governos ao redor de todo o globo tomaram medidas de isolamento social na tentativa de achatar a curva de contágio; no Brasil não foi diferente.
Como era de se esperar, isso impactou diretamente a forma como as pessoas se relacionam e consomem. Essa mudança fica muito evidente no setor de alimentação, onde a proibição de consumo no local acarretou um maior consumo de alimentos feitos em casa e no aumento vertiginoso de pedidos em casa, o famoso delivery.
Recentemente passamos a presenciar a reabertura gradual dos estabelecimentos e a lenta retomada do consumo. Com isso, algumas dúvidas surgem: como será o setor de bares e restaurantes no Novo Normal e o que os estabelecimentos terão que fazer para ter sucesso no cenário que se apresenta?
Para te ajudar a passar por este momento de transição, separamos 4 dicas:
Desenvolva uma estratégia de Delivery completa
O consumo via Delivery explodiu durante a pandemia por motivos óbvios, mas a curva de crescimento de vendas por este canal já se mostrava bastante consistente ao longo dos últimos anos e no Novo Normal a crescente não será diferente.
No Brasil em 2019, por exemplo, só os pedidos por aplicativos representaram cerca de 11 bilhões de reais, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. A tendência pós-pandemia é que ainda mais pessoas, que antes não consumiam por Delivery, passem a consumir com maior frequência após experimentarem e perceberem as vantagens.
Para capturar essa demanda, é de supra importância que seu restaurante ingresse neste mercado, pois esta é uma grande oportunidade de conquistar mais vendas.
A sua operação de delivery exige um olhar especial. Você deve pensar em raio de atuação, embalagem, cardápio (ofertar apenas o que viaja bem), custos com logística, entre outros fatores. Para te ajudar, elaboramos uma cartilha com 8 passos para você implantar um Delivery de sucesso.
Um dos passos mais relevantes é definir por onde ofertar seus produtos.
Os marketplaces (apps de pedido) viralizaram, se tornando extremamente populares. Estas plataformas geram intenso tráfego de consumidores todos os dias, portanto você precisa estar presente neles a fim de conquistar mais clientes. Porém, com as altas taxas aplicadas que podem chegar a até 30% do faturamento, atuar apenas em plataformas de terceiros pode reduzir demais seus lucros e inviabilizar a operação. Outra grande desvantagem é que o cliente é do marketplace e não seu.
Para engajar melhor com seus consumidores, ter maiores lucros e retirar seus melhores clientes de perto da concorrência você precisa ter uma plataforma própria de Delivery. Isso te permite, além de maiores ganhos financeiros, ter autonomia em sua operação de ponta a ponta.
Com o intuito extrair o máximo de sua operação delivery, nós recomendamos que você oferte seus produtos por aplicativos de terceiros para atrair mais público e, aos poucos, vá migrando esses consumidores para sua plataforma própria, a fim de fidelizá-los e aumentar seus lucros.
Explicamos com maior profundidade em um outro artigo como aplicar uma estratégia eficiente de delivery online para trazer os melhores resultados ao seu restaurante.
Construa uma marca de impacto e fidelize mais clientes
Um propósito de marca genuíno e bem construído garante que seus clientes se identifiquem com seu restaurante, tornando-os consumidores fiéis, assíduos e divulgadores da marca.
Ter “soldados da marca” é uma grande vantagem perante a concorrência, principalmente em um mundo cada vez mais digital onde sua reputação é tão importante.
Outro ponto relevante para estabelecer relacionamentos mais fortes e duradouros é entender melhor os hábitos de consumo de seus clientes. Para isso, ter uma plataforma de CRM que te possibilite coletar dados, analisá-los e executar ações personalizadas e rápidas passa a ser vital.
Ao entender seu público, você será capaz de segmentá-lo e, assim, executar campanhas promocionais para grupos específicos, a fim de obter maior engajamento e melhores resultados.
Coloque também em ação um programa de fidelidade automatizado e personalizado para otimizar sua operação e premiar seus melhores clientes.
Caso queira entender mais a fundo como fidelizar seus clientes, elaboramos um artigo completo contendo 7 dicas para conquistar maior fidelização.
Tenha o CMV do seu restaurante em suas mãos
CMV é a sigla para Custo de Mercadoria Vendida, um indicador financeiro que te entrega a informação de performance dos custos de cada um dos produtos que você oferta.
Ter a gestão dos custos de tudo que você vende deve ser uma das suas prioridades e o indicador de CMV te ajuda a ter uma visão clara para identificar melhorias na Gestão de Estoque. Como resultado, você garante um fluxo de caixa mais controlado, e assim, não deixar de pagar funcionários e fornecedores.
Um ponto que se destaca neste momento em que estamos atravessando é a sensação de insegurança financeira e um ambiente de incertezas que mudaram os hábitos de consumo dos consumidores, os quais procuram por preços mais atraentes, mas não abrem mão de uma experiência encantadora ao consumir os produtos do seu restaurante.
Nesta situação, ter um controle rígido dos custos e de suas margens se torna bastante relevante, pois assim, você gerencia promoções de forma inteligente, sem comprometer seus resultados.
O KPI de CMV também contribui em outras práticas que melhoram a performance do seu negócio. Para você entender mais a fundo a importância deste indicador e saber como colocá-lo em prática, escrevemos um artigo específico sobre o tema.
Estruture processos mais seguros no seu restaurante
Aqui o passo número um é o cuidado com a higiene. As pessoas estão preocupadas com a saúde e só irão consumir em estabelecimentos que prezam pela limpeza e segurança. Em uma pesquisa de março, realizada pela Rakuten Ready, 86% das pessoas responderam que a higiene é muito importante. Outras 12% disseram achar importante.
Buscando ter maior clareza de como reduzir riscos e manter todos seguros é preciso se atentar aos momentos de interação entre funcionário-consumidor, funcionário-funcionário e consumidor-consumidor.
Seus colaboradores querem se sentir tranquilos para trabalhar, portanto ofereça a eles equipamentos de cuidado pessoal e peça para informem qualquer mínimo sintoma que possam vir a ter. Caso isso ocorra, dispense o funcionário sem a necessidade de apresentar atestado.
Do outro lado da bancada, seus clientes também querem estar seguros para consumir. Neste aspecto algumas tecnologias, como soluções de self-ordering, podem ajudar, pois contribuem para redução das interações humanas, sem que você perca vendas.
Um dos momentos de maior interação ocorre durante o pagamento, por isso, é essencial você investir em soluções de pagamento contactless e cashless. Pagamento via QR Code é um bom exemplo do que você pode fazer para atenuar os riscos.
Além disso, é imprescindível que você pense em formas de reduzir custos e aqui a tecnologia também se mostra essencial, pois ela potencializa a atuação da sua equipe e reduz desperdícios.
Para te ajudar a entender mais a fundo como reduzir riscos em sua operação, escrevemos um artigo específico sobre como minimizar pontos de contato dentro de seu restaurante.
Conclusão
Além de todos os fundamentos econômicos, de emprego e de renda, há outros pontos de enorme relevância atuando contra o mercado:
– Insegurança em relação à circulação e frequência de lugares públicos
– Preocupações com segurança alimentar e com a saúde
– Mudanças de hábitos (consumo doméstico, delivery, grab and go, etc) que exigem repensar operações e modelos de negócios
O cenário que se apresenta é muito desafiador, mas a tecnologia pode te ajudar a passar por esse momento de forma mais tranquila e, se você tomar as decisões certas, pode sair com seu negócio ainda mais fortalecido.