4 dicas para melhorar o cadastro de produtos da sua loja

4 dicas para melhorar o cadastro de produtos da sua loja

O cadastro de produtos, quando feito de forma completa, pode transformar as vendas do e-commerce. Saiba mais sobre a importância dessas informações. 

O cadastro de produtos dentro de um e-commerce é uma etapa crucial para o sucesso das vendas. Atualmente, com o constante crescimento do comércio eletrônico, o diferencial dos sites são as descrições técnicas sobre os produtos, pois essas informações que fazem vender. 

Agora, imagine as dificuldades que os consumidores enfrentam ao procurar um produto e não entender as especificações, a probabilidade de abandonar o carrinho aumenta consideravelmente. Além disso, se o lojista não tiver esse cuidado que é fundamental com as informações do seu e-commerce, a gestão também vai sofrer desafios, tanto com estoque, quanto com a logística, e a reputação online também será afetada. 

Já um cadastro organizado dentro do site pode trazer diversos benefícios, como impulsionamento das vendas, confiança do cliente com a marca, e claro, a sua fidelização. 

cadastro de produtos

Como funciona o cadastro de produtos em um e-commerce?

Se você chegou até aqui, você já sabe a importância do cadastro de produtos para um e-commerce. Mas, você deve estar se perguntando, como funciona? Bom, primeiro o lojista precisa inserir na página as informações básicas da mercadoria, como: nome, categoria e valor.

Em seguida, precisa descrever as características, por exemplo, as cores, dimensões, peso e modelo. Além disso, é preciso adicionar os tributos municipais, estaduais e federais.

Por fim, o varejista precisa, em seu sistema de gestão, incluir o estoque mínimo e máximo de cada item para o acompanhamento das vendas, e se necessário, a reposição. 

Dessa forma, o lojista pode separar as informações gerenciais e fiscais para os processos ficarem mais organizados. 

Como melhorar o cadastro de produtos da sua loja virtual?

1. Escreva boas descrições

Como nas lojas online não tem vendedores, é importante entender que o cadastro de produtos faz essa função. Assim, se o cliente encontra boas informações, ele se sente bem atendido, como se estivesse na loja física. Mas, cuidado para não fornecer conteúdos muito técnicos que dificultem o entendimento de quem está comprando. 

2. Fique atento as imagens

Outro ponto muito importante para o cadastro de produtos são as imagens. Essas precisam ser atrativas, de qualidade, boa resolução e tamanho. Lembre-se de priorizar ângulos e distâncias diferentes, pois assim, o consumidor vai ter mais certeza se é o produto que ele deseja comprar.

3. Cadastre os produtos em SKU

O SKU é a unidade de controle do estoque, ou seja, é um código de identificação de produtos. Quando  associado aos e-commerces, o SKU otimiza os processos de gestão interna da loja. Cada marca tem seu próprio sistema de código SKU, e neles têm os seguintes dados: empresa fabricante, empresa que comercializa, dados do produto, material usado na fabricação, características físicas e tipo de embalagem. Com os produtos identificados, o lojista consegue melhorar a gestão de estoque e quantidade de itens. 

4. Fique por dentro do comportamento do consumidor

Outra dica fundamental, é entender a jornada de compra do seu consumidor. Através dessas informações é possível construir ações, engajamento e trabalhar a recompra dentro do site. O lojista precisa se colocar no lugar do cliente, por exemplo, ao ler uma descrição de um produto, ele precisa observar se ele entende o que está escrito e se está bem detalhado. Além disso, acompanhar as tendências do mercado é importante para que as descrições estejam de acordo com as expectativas do cliente. 

Contudo, você já imaginou contar com uma plataforma de e-commerce que permite o cadastro de produtos no sistema de forma completa? 

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