EN

ENGLISH

Imagem Logo Linx

Blog

29/03/2016

4 atitudes dos consumidores que vão mudar no próximo ano

4 atitudes dos consumidores que irão mudar

Entrar na mente do consumidor é um exercício essencial para os varejistas, entretanto, entender o porquê de eles fazerem o que fazem é mais difícil, sem contar as inúmeras possibilidades das mudanças de comportamento que existem.


Na NRF Retail’s Big Show, Leslie Ghize, vice-presidente da TOBE, que trabalha com pesquisas e análises de cultura de consumo e tendências, apresentou um panorama do comportamento do consumidor mostrando aos varejistas quais pontos devem ser analisados nos próximos 12 a 18 meses.


Ela descreveu os clientes como bolas em uma máquina de pinball, ou seja, constantemente bombardeados ao seu redor por mídia e marcas. Além do mais, essa atual obsessão pela geração Millennials tem fundamentos: Ghize vê que as outras gerações estão aderindo a muitas características deles, como é o caso dos Baby Boomers (geração dos nascidos entre 1940 – 1950), por exemplo.


Veja o artigo sobre os Millennials: o desafio da geração que está mudando a forma de consumir


Outro ponto destacado é a importância da experiência do consumidor, que não pode ser deixada de lado. Faça seu cliente sentir-se bem com seu produto e conquiste a sua fidelidade, “os clientes estão dispostos a mergulhar em sua marca”, complementa Leslie.


A especialista apresentou aos participantes do evento quatro atitudes do consumidor que os varejistas devem atentar-se durante os próximos meses. Olhando para o futuro, os vendedores devem estar preparados para as seguintes mudanças:


Paixão: os consumidores estão muito atentos à autenticidade, o propósito e a missão da marca. O varejista deve estar atento à atmosfera de consciência social e incentivo de campanhas que vem sendo ampliadas por muitas celebridades. “O que importa para você é importante para o consumidor” disse Leslie.


Relaxamento: estamos tão sobrecarregados que começamos a almejar o relaxamento. A popularidade de serviços como Hello Alfred (https://www.helloalfred.com/) e outras aplicações orientadas a serviços que se concentram em aliviar o stress da vida dos consumidores demonstra essa tendência. Com mais pessoas a procura de serenidade, a popularidade desses serviços irá aumentar. 


Memória: vamos confiar cada vez mais em tecnologia para guardar nossas memórias. Fazendo isso, iremos nos dispor mais a apreciar as coisas que são passageiras, como Snapchat ou lojas pop-up, que desaparecem após algumas semanas. Iremos também romantizar nossas memórias de uma vida pré-digital, chegando a novas reviravoltas e ideias retrôs.


Uniformidade: a economia compartilhada que está surgindo, do Uber ao Airbnb, lidera um novo conceito - o da uniformidade. Se por um lado customização é a palavra de ordem no varejo, por outro a possibilidade de estender experiências para todos de forma igualitária e acessível também é pensar fora da caixa.

Fonte: https://nrf.com/news/4-ways-consumer-attitudes-will-shift-next-year (em inglês)


Peça uma proposta sem compromisso

  • Abrir Chat Comercial
  • Envie uma mensagem

    Preencha o formulário e envie uma mensagem ou, para falar com a área comercial, ligue para

    Acessar formulário