Fale com o
time de vendas

Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

3 passos para expandir seu negócio em tempos de incertezas

3 passos para expandir seu negócio em tempos de incertezas

Negócios de varejo passam por um dilema constante. Em um negócio de margens apertadas e que depende do volume das vendas para prosperar, investir em tecnologia é um desafio. Por um lado, não é mais possível ser analógico: alguns sistemas são obrigatórios, como os emissores de cupons fiscais, enquanto outros passaram a ser fundamentais nesta crise, como as vendas via e-commerce e WhatsApp e os links de pagamento.

Ao mesmo tempo, é uma área em que a margem para erros é muito pequena: estar “abraçado” a uma plataforma que não ajuda a empresa a crescer ou que limita a possibilidade de inovação diminui a competitividade. Uma decisão errada pode gerar consequências sérias no médio e longo prazo.

Para dificultar mais um pouco, não basta olhar para as necessidades atuais. Afinal de contas, se a empresa crescer, a tecnologia existente também vai precisar crescer. O hardware e o software precisam ser capazes de atender ao que sua loja precisa hoje, mas também ao que será preciso no futuro. Mesmo que você ainda não tenha clareza total sobre que futuro é esse.

Como solucionar esse dilema? Confira abaixo, 3 passos para expandir seu negócio.

1) A importância de ser ágil

A resposta começa na mentalidade, e não na tecnologia. No passado, desenvolver software era como construir um prédio: você precisava saber como seria o edifício no final, para então definir o projeto arquitetônico e iniciar a construção. Em um mundo instável, em que uma pandemia iniciada do outro lado do mundo chega aqui rapidamente e muda as regras do jogo, é preciso pensar de uma outra forma.

A atual crise mostrou a importância de sermos flexíveis para lidar com o inesperado. É essa mesma mentalidade que precisamos ter no momento de escolher uma solução tecnológica. Ela dará a você a capacidade de acoplar rapidamente outros sistemas que você nem sabe que vai precisar no futuro? Ou cada inovação que você quer implementar depende de muitas horas de customização?

A tecnologia não pode travar seu crescimento. E, para isso, ela precisa ser ágil e flexível, capaz de se moldar rápido ao que sua empresa precisa.

expandir-seus-negocios-em-tempos-de-incertezas

2) A importância de ser especialista

Ao mesmo tempo em que tem que ser ágil, sua plataforma de varejo precisa ser especialista. Não importa se você opera com lojas próprias, franquias, licenciamento ou outros modelos de negócios, um bom sistema de gestão e performance precisa atender às rotinas já estabelecidas, apoiar o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros e ser eficiente em todos os processos financeiros.

Além disso, a tecnologia precisa trazer as melhores práticas de mercado para o seu negócio, ajudando você a crescer mais rápido e de forma estruturada, ao mesmo tempo em que incorpora aquilo que é único do seu segmento. O sistema tem que ser estruturado, mas flexível. Especializado, mas personalizável.

3) Do básico ao complexo, sem mudar a toda hora

Para ter condição de crescer, o lojista precisa contar com uma plataforma tecnológica que o acompanhe desde os primeiros passos e possa avançar junto com ele. Reunir a gestão do negócio em uma única plataforma, trabalhando com um único fornecedor, traz mais agilidade e eficiência para o negócio e facilita o crescimento. Afinal de contas, sua loja passa a estar em um ecossistema que apresenta soluções não somente para seus desafios, mas para o de todos os clientes. Com certeza você irá crescer mais rápido dessa forma.

Banner CTA_Tendencias varejo 2021

Afinal, por onde começar?

Qualquer plataforma de varejo precisa, no mínimo, atender ao que sua loja precisa no momento. Além disso, precisa permitir que você explore novas possibilidades, automatizando rotinas de negócios, apoiando o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores, e aumentando a eficiência dos processos financeiros.

O ideal é: comece pequeno e cresça rápido. Para isso, leve em conta os seguintes pontos:

  • Busque uma solução que integre todas as informações atuais do negócio. A gestão (ERP) deve receber os dados de venda, de relacionamento com o cliente (CRM) e dos disparos de comunicações para os consumidores.
  • Somente softwares exponenciais, baseados na nuvem (cloud computing), conseguem suportar picos de venda. É Dia das Mães e os acessos a seu e-commerce triplicaram? Plataformas na nuvem conseguem se adaptar rapidamente e com menos complexidade. Dessa forma, você não precisa investir em sistemas ou equipamentos que ficarão ociosos em outras épocas do ano.
  • Conte com soluções que aumentem a inteligência do negócio. Soluções de varejo com Inteligência Artificial e machine learning aumentam a capacidade que a loja tem de entender o comportamento dos clientes e personalizar o relacionamento.
  • Desenvolva estratégias para aumentar as vendas de forma sustentável, ampliando o tíquete médio e criando campanhas de fidelização e integração do e-commerce à loja física.
  • Acerte no planejamento dos estoques e na capacidade de mudar os planos caso algo inesperado ocorra. Um bom exemplo foi a Páscoa do ano passado: duas semanas antes da data, as lojas físicas precisaram ser fechadas. Quem não teve flexibilidade para buscar alternativas perdeu vendas.
  • Adote recursos de mobilidade nos processos de venda para melhorar a experiência do cliente e criar um relacionamento mais próximo entre o vendedor e o consumidor. Toda experiência positiva do cliente é uma possibilidade a mais de gerar uma nova venda. E isso também passa pelo tipo de tecnologia usada no PDV.

 

Como deu para perceber, o crescimento do seu negócio depende de muitos fatores. E, em todos eles, a tecnologia precisa ser uma aliada, em vez de limitar seu crescimento. Não importa qual seja seu tamanho hoje, existe uma solução que cabe em seu orçamento, faz parte do ecossistema Linx e permite que você cresça ainda mais.

Para isso, comece pequeno, mas pense grande. Utilize o poder da tecnologia a seu favor. Conheça as soluções Linx Microvix e acelere seu crescimento.

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Ou via
chat