3 ferramentas para gestão de pessoas no varejo

3 ferramentas para gestão de pessoas no varejo

Descubra como a tecnologia pode impactar positivamente o seu negócio, trazendo agilidade, escala e eficiência para a sua gestão de pessoas no varejo. 

Em um cenário altamente dinâmico e competitivo como o varejo, ter uma gestão eficiente de pessoas é fundamental. Os varejistas frequentemente enfrentam dificuldades para gerenciar escalas de trabalho, folhas de pagamento e contratações de pessoas. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zucchetti em parceria com a Fecomércio/SC, 31% dos varejistas entrevistados pretendem contratar até o final do ano, principalmente para as festas de dezembro. Com o aumento nas contratações, a gestão de pessoas no varejo se apresenta como um desafio para os donos de negócio e gerentes de RH. 

Nesse contexto, a tecnologia e as ferramentas de gestão de pessoas no varejo desempenham um papel fundamental na resolução dos problemas, ao mesmo tempo que oferecem uma série de vantagens, incluindo a redução do turnover, o aumento da autonomia dos colaboradores e a minimização dos riscos trabalhistas. 

Neste artigo, vamos ver como as ferramentas estão revolucionando a gestão de pessoas no varejo, proporcionando maior eficiência, satisfação dos funcionários e um impacto positivo nos resultados das empresas. Confira! 

gestão de pessoas no varejo

Por que adotar ferramentas para gestão de pessoas no varejo? 

As ferramentas de gestão de pessoas oferecem uma série de vantagens para o setor de varejo. A seguir, destacamos 6 razões para você incorporá-las na rotina da sua empresa e colher todos os benefícios que a tecnologia traz para a gestão de pessoas no varejo.

1. Autonomia dos colaboradores

O dia a dia do gestor de RH envolve muitas frentes. Se sua função inclui controlar cada detalhe da operação, é bem provável que a sobrecarga de trabalho aconteça, freando a produtividade do time inteiro. Com um sistema de gestão de pessoas, os colaboradores têm mais autonomia para trabalhar e acompanhar o seu desempenho. 

Ao fornecer acesso aos próprios registros, horários e metas, as ferramentas trazem mais liberdade aos funcionários, contribuindo para o desenvolvimento da autogestão entre a equipe.

2. Redução do Turnover

Um dos grandes benefícios das ferramentas é a redução de turnover no varejo. 

Um sistema de gestão de pessoas permite realizar avaliações constantes de desempenho e fornecer feedbacks valiosos para a equipe. Com isso, os gestores têm mais facilidade para identificar e resolver problemas, contribuindo para a satisfação dos funcionários e a retenção de talentos.

3. Automatização de processos

Com uma ferramenta de gestão, a empresa não precisa mais fazer o lançamento manual das comissões ou horas trabalhadas. Tudo é feito automaticamente, simplificando tarefas administrativas rotineiras, economizando tempo e reduzindo erros. 

Além disso, ao automatizar o registro de horas e a aplicação das regras trabalhistas, as ferramentas minimizam os riscos legais e multas, protegendo os varejistas.

4. Contratações mais rápidas

Um sistema focado na gestão de pessoas otimiza as contratações, uma vez que facilita identificação de candidatos adequados, agilizando o processo seletivo e garantindo o alinhamento do funcionário com a empresa.

5. Gestão de escala

As ferramentas de gestão de pessoas para o varejo permitem adaptar as escalas de trabalho às variações na demanda, melhorando a eficiência e a capacidade de resposta às necessidades dos clientes, principalmente para vendas sazonais. 

Além disso, com a ampliação do trabalho remoto, a tecnologia acompanhou essa tendência e pode auxiliar os gestores a fazer uma gestão eficiente mesmo à distância.

6. Gestão de folhas de pagamento

Os varejistas podem ter dificuldade em apurar ponto e importar as informações para a folha de pagamento. As ferramentas de gestão para o RH automatizam o cálculo dos salários e fazem o registro de comissões, garantindo que os funcionários sejam pagos corretamente de acordo com as horas trabalhadas e com as vendas concluídas. 

Além disso, a tecnologia permite centralizar os dados referentes aos colaboradores, emitindo relatórios precisos, que economizam tempo e esforço dos gerentes de RH. 

3 ferramentas de gestão de pessoas para o seu negócio 

Confira algumas opções de ferramentas de gestão de pessoas para implementar no varejo e aproveitar as vantagens que apontamos no tópico anterior.

1. Ferramenta de gestão de folha de pagamento

Uma ferramenta de gestão de folha de pagamento é essencial para varejistas que frequentemente enfrentam dificuldades na apuração do ponto de trabalho e no lançamento manual de comissões. 

Essa ferramenta automatiza o processo de registro de horas trabalhadas, calcula salários, comissões e benefícios e importa esses dados para relatórios dinâmicos, que podem ser utilizados para tomada de decisões estratégicas. 

Assim, as empresas economizam tempo, além de reduzir as chances de erros e inconsistências nos registros. Isso aumenta a produtividade do time, além de garantir que os funcionários sejam pagos de acordo com as horas trabalhadas, o que é essencial para manter a satisfação da equipe. 

Essas ferramentas também auxiliam na gestão de escalas de trabalho, ajudando o varejo em períodos de atividade mais intensos.

2. Ferramenta de avaliação de desempenho

Outro desafio comum enfrentado pelas empresas do varejo é encontrar os profissionais mais qualificados para as demandas do setor e garantir a eficiência da equipe, especialmente quando há várias lojas ou times remotos. 

Uma ferramenta de avaliação de desempenho ajuda a suprir essas necessidades, ao permitir que os gestores avaliem o desempenho dos funcionários de maneira objetiva e consistente, identificando qualidades e pontos de melhoria. 

Com essa avaliação, é mais fácil alocar os funcionários nas funções que melhor se adequam às suas habilidades e interesses, melhorando a eficiência e a satisfação no trabalho.  

Além disso, as ferramentas de avaliação de desempenho proporcionam uma visão mais clara do desenvolvimento da equipe ao longo do tempo, ajudando a identificar a necessidade de capacitação para determinado ponto. 

Com isso, os varejistas e gerentes de RH conseguem construir equipes de alta performance, independentemente do modelo de trabalho adotado.

3. Linx People

O Linx People é a ferramenta de gestão de pessoas desenvolvida pela Linx para ajudar empresas e gerentes de RH nos desafios do varejo, tanto do lado operacional, como do lado estratégico.  

O sistema engloba os benefícios tanto da ferramenta de gestão de folha de pagamento, como de avaliação de desempenho. Ele também pode ser facilmente integrado a outras soluções, o que otimiza a gestão, trazendo mais agilidade e consistência para o trabalho dos colaboradores. 

Algumas frentes em que a ferramenta atua são: 

  • Gestão de folha de pagamento 
  • e-Social 
  • Orçamento e controle pessoal 
  • Gestão de Turnover 
  • Recrutamento e seleção 
  • Treinamento e desenvolvimento 
  • Avaliação de desempenho 

Mais de 130.000 pessoas são impactadas pelo Linx People todos os meses. Se você quer fazer parte desse universo, fale com a gente! Estamos prontos para ajudar você e resolver todas as suas dúvidas. 

 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!