
Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
Postos de combustíveis já não são os mesmos que conhecemos de anos atrás. Hoje, o que mais cresce no Brasil são os espaços cada vez mais multifuncionais. O posto, já não é apenas um local para se encher o tanque, ele é uma área de convivência.
Há um tempo, os postos de combustíveis das cidades possuem espaços com lavação e duchas, oficinas, troca de olho e até, tímidas conveniências. Hoje, a realidade é bem diferente. Além de todos esses serviços exclusivos para veículos, a crescente quantidade de lojas de conveniências mais completas e estruturadas em postos indica que o setor está mudando rápido e ampliando a sua gama de ofertas
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As conveniências hoje são mais equipadas, disponibilizando cafés e lanches e, em muitos casos, restaurantes e serviços como lavanderia e salões de beleza. Tudo isso significa um aumento de consumo e de lucro em um ambiente que antes era apenas de passagem.
A mudança do consumo puxa também outro viés, que é a mudança de estrutura, seja ela física ou não. Tão importante quanto os espaços é a qualificação dos sistemas. Os softwares que antes atendiam apenas vendas de combustíveis, agora tem que ser adaptado, melhorado e evoluído para uma ferramenta que atenda a todas as frentes, seja alimentação, serviços ou a própria venda nas bombas de combustível.
Veja abaixo algumas inovações que separamos e que são essenciais para o posto de combustível e loja de conveniência de hoje:
Integração
Por mais simples que possa parecer, a integração é um detalhe importante para a unificação de pagamentos e de caixa. Para isso é preciso ter um sistema que integre todos os pontos de contato que você tem com o cliente. Caixa, bomba, restaurante e loja de conveniência tudo uma só ferramenta. Além disso, é necessário que integre todos os postos de uma mesma rede para ter uma visão ampla dos negócios e para uma rápida tomada de decisão.
Módulos funcionais
Tudo que falamos de integração, vale também para os módulos dos sistemas. Economize tempo com a utilização de conciliadores de cartões – desta forma você economiza tempo e dinheiro com a conferência automática de transações com cartões.
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Ainda sobre transações de cartões, um TEF integrado é a melhor escolha para economizar com taxas de operadoras e acertar na hora de efetuar as vendas sem perder nenhuma por dificuldades na hora da cobrança com cartões.
Modernidade
Ficou para trás a imagem do frentista todo sujo de graxa e sem muita ação na hora da venda. Hoje, o funcionário de um posto é parte fundamental para o bem estar e esclarecimento de dúvidas e também, peça importante na oferta de mais serviços e produtos para os consumidores.
Para isso, o funcionário precisa estar bem equipado e demonstrar conhecimento das ofertas do estabelecimento. O uso de materiais modernos como é o caso de tablets para finalizar as vendas com o cliente ainda dentro do carro, traz conveniência e comodidade para quem está com pressa e uma experiência positiva de consumo para quem for surpreendido.
Considerando esses três pontos, seu posto torna-se referência de experiência positiva para quem vivencia essa rotina no dia a dia.