Recursos humanos
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Ter equipes de alto desempenho vai muito além de exercícios motivacionais. Conheça alguns pontos essenciais para incentivar os colaboradores.
Todo gestor gostaria de contar com equipes comprometidas, qualificadas e engajadas, que “vestem a camisa”, obtêm resultados superiores e fazem com que a empresa se destaque no mercado. Para contar com equipes de alta performance, porém, é preciso fazer acontecer e incentivar os colaboradores. Bons profissionais não surgem espontaneamente, e o ambiente de trabalho precisa estimular os melhores resultados possíveis.
É um equilíbrio delicado: ao mesmo tempo em que desafios são necessários, é preciso ter um clima competitivo. Em excesso tudo isso gera stress, frustração e dificuldades de relacionamento. Para incentivar os colaboradores e ter uma equipe de alto desempenho, é preciso desenvolver diversos processos e práticas na empresa.
Veja alguns exemplos:
Colaboradores que performam mais obtêm melhores resultados porque perseguem metas claras. Assim, as metas do negócio, do departamento e individuais devem ser discutidas, definidas em conjunto e destacadas para que sua importância seja clara para todos na equipe.
Nessa definição de metas, também é possível dividir grandes objetivos em fases, para que o desafio se torne mais factível. Assim, em vez de pensar em crescer 50% no ano, pode ser uma boa ideia conquistar X clientes no primeiro trimestre. E vale sempre lembrar: o sucesso de uma pequena meta gera estímulos para alcançar objetivos maiores.
Em toda equipe existem funções específicas. Dentro de um campo de futebol, há o goleiro, os zagueiros, meio-campistas e atacantes – se cada um não fizer sua parte, a vitória não vem. Quanto melhor cada um for em suas habilidades específicas, maiores as chances de alcançar os resultados.
A mesma coisa acontece em uma empresa. Cada colaborador precisa saber exatamente o que se espera dele, quais são suas atribuições e, principalmente, suas responsabilidades. Em equipes de alto desempenho, esse é um processo colaborativo, em que as responsabilidades, atribuições e atitudes são definidas em conjunto, e não impostas a partir de uma regra arbitrária.
A comparação com um time de futebol também funciona bem aqui. Ao mesmo tempo em que cada profissional precisa fazer o seu melhor nas tarefas específicas, também precisa atuar em prol da equipe. Não adianta o atacante dar 100% de si com a bola do pé, mas deixar o jogador adversário sem marcação. Em um trabalho em equipe, todos vencem ou perdem juntos.
Nas organizações, equipes de alto desempenho têm esse mesmo espírito. Elas sabem que não adianta ter muito sucesso nas atividades individuais se o coletivo não prosperar. Essa mentalidade de “um por todos, todos por um” precisa fazer parte da cultura da empresa – premiações, ritos, metas e remuneração precisam valorizar o trabalho em conjunto e o crescimento coletivo.
Colaboradores de alto desempenho são pessoas que se comunicam claramente – e recebem comunicação clara de seus pares. Uma equipe de alta performance conta com uma comunicação aberta, em que todos podem participar, são ouvidos e respeitados. Feedbacks regulares e construtivos, focados na resolução de problemas e não em questões pessoais, incentiva os colaboradores e contribuem para gerar times que performam mais.
Empresas que incentivam os colaboradores a performar melhor tendem a envolver o time no planejamento das ações. A ideia é fazer com que todos se sintam responsáveis e parte da solução a ser implementada. Quanto mais colaborativo é o planejamento, e quanto mais as decisões são tomadas com base no que é melhor para alcançar as metas coletivas, maiores as chances de engajar os colaboradores e fazer com que os resultados aconteçam.
O fato de que todos atuam em conjunto não faz com que a individualidade seja deixada de lado nas empresas que têm colaboradores de alta performance. Bem pelo contrário: como equipes de sucesso estimulam qualidade e sucesso, elas encorajam seus membros a serem criativos e inovadores, aceitando e abraçando as diferenças entre as pessoas.
Nessas empresas, existe o entendimento de que a diferença de visões e opiniões é uma fortaleza do grupo, pois gera uma visão mais ampla sobre o mercado e os clientes. Desde que as diferenças sejam ouvidas e respeitadas, equipes de alta performance se engajam no que é melhor para o grupo.
É impossível desenvolver equipes de alta performance sem cuidar das condições básicas de trabalho. Ninguém se sente prestigiado ou motivado a dar o máximo de si quando faltam materiais, instalações, meios de comunicação e recursos para trabalhar eficientemente. Por isso, organize o básico da operação do negócio e do ambiente físico antes de incentivar seus colaboradores a performar.
Toda pessoa busca reconhecimento emocional e financeiro em seu trabalho. Por isso, as políticas de remuneração são uma ferramenta poderosa para estimular os comportamentos desejados – e impulsionar a performance do time. Mas é preciso tomar alguns cuidados nesse sentido.
Em primeiro lugar, as regras de remuneração devem ser claras, para que o processo seja justo com todos e baseado no mérito pessoal. Além disso, as políticas devem contemplar tanto o desempenho individual quanto o coletivo, para desestimular comportamentos egoístas. Quando as regras de remuneração são claras, também são evitados favorecimentos a determinadas pessoas: o que importa é o desempenho e o resultado gerado para o negócio, independente de quem tenha trazido esse retorno.
As pessoas não trabalham somente por dinheiro e reconhecimento: a possibilidade de aprender mais também estimula os profissionais. Em um nível mais básico, pessoas despreparadas não conseguem ter motivação para seu trabalho, pois ele se torna uma fonte de frustrações. Por isso, capacitar sua equipe é uma forma de dar a elas mais ferramentas para obter melhores resultados e performar melhor.
O uso de ferramentas de gestão de Recursos Humanos, como o Linx Humanus, permite otimizar as funções de RH da empresa, melhorar as operações, diminuir gargalos e aumentar a eficiência do negócio. Seja pelo processamento automático de processos repetitivos, como o envio de obrigações ao governo ou a preparação da folha de pagamento, por uma maior eficiência na seleção de pessoas ou na facilidade de gestão de treinamentos online, soluções tecnológicas podem facilitar o dia a dia do negócio – e criar mais incentivos para que os colaboradores performem melhor.