17/03/2016 [Gestão de Varejo]

Automação dos processos no setor automotivo recupera o consumidor e impulsiona o negócio

De acordo com a Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave), houve um recuo de 21,85% nas vendas de carros de passeio e comerciais leves em 2015 em relação a igual período de 2014. Com a crise pela qual o setor automotivo passa, 1.047 concessionárias foram fechadas em todo o Brasil no ano passado e cerca de 32 mil funcionários foram demitidos no período, segundo a Fenabrave.

Para barrar as demissões e a queda nas vendas, as concessionárias passaram a adotar estratégias específicas para tentar recuperar o consumidor e impulsionar o negócio. A automação no gerenciamento não só das vendas, mas também na troca de informações entre as lojas, é uma alternativa que vem sendo adotada pela maioria das concessionárias, montadoras e oficinas.

Segundo o diretor do segmento de DMS da Linx, Homero Giuseppe Legnaghi Filho, a automação define e otimiza os processos do negócio para, em seguida, executá-los sobre uma arquitetura de sistemas informatizada e eficiente. “Com soluções tecnológicas apropriadas, as concessionárias conseguem gerenciar estoques, facilitar a transmissão de dados com montadoras e fabricantes, melhorar a eficiência na gestão da venda de serviços e driblar o período crítico pelo qual o setor passa”, explica o executivo.

A interação com um processo automatizado não está restrita a uma ferramenta ou um meio apenas. É possível implementar um processo com interação através de e-mails, smartphones, tablets, portais e sistemas web.

Soluções

A consolidação e análise dessas informações otimiza os processos e oferece ao gestor da loja os dados que ele necessita. A automação possibilita a troca de informações entre fabricantes e montadoras, além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas para o negócio, como a criação de ofertas e promoções de produtos.

A Linx possui soluções que auxiliam as montadoras, concessionárias e oficinas neste processo. Com o Linx DMS, a concessionária consegue gerenciar os níveis de estoque, controlar a política de preços, descontos, negociações, compras, oficinas das concessionárias e pedidos junto às montadoras, fornecer relatórios completos sobre resultados de vendas, além de elaborar um bom CRM.

A versão mobile, Linx DMS Mobile, garante agilidade e melhora da experiência para o consumidor final, já que todos os dados podem ser acessados de plataformas móveis, como tablets e smartphones. Permite que o vendedor realize avaliações de veículos seminovos, consulte fichas de atendimento, armazene o histórico das negociações e elabore relatórios de faturamento.

Outra alternativa para facilitar a vida do dono da concessionária e do cliente é o totem de autoatendimento que permite autonomia do consumidor e agiliza a experiência de compra. A nova solução Linx DMS Autoatendimento habilita o cliente a realizar o pagamento do reparo de seu carro por meio da ordem de serviço, escolher a forma de pagamento (débito ou crédito) e finalizar a operação sem precisar da ajuda de um funcionário da oficina.